Mais de 400 quilos de hortaliças entregues a Banco Alimentar

Autor: Rita Teves / 23 de Maio de 2016

A Eco5 já doou 406 quilos de hortaliças ao Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel desde o início do ano. A última entrega realizou-se esta semana: 184 quilos de couve, alface, ervilhas, nabo, brócolos e favas. Preparam-se agora novas culturas na quinta pedagógica do Ecoparque da Ilha de São Miguel com o FO-MUSAMI.

A produção da Eco5 é sorteada entre dezenas de instituições particulares de solidariedade social da ilha de São Miguel, registadas no Instituto de Segurança Social dos Açores, e entregue à entidade cuja necessidade se revele mais premente na ocasião da respetiva colheita.

A Eco5 foi criada há três anos com vista a dinamizar uma área de mais de dois mil metros quadrados disponível no Ecoparque da Ilha de São Miguel, em complemento a visitas de estudo realizadas pelos mais jovens às instalações, servindo em simultâneo de campo experimental no uso do FO-MUSAMI (Fertilizante Orgânico, a partir de resíduos de jardinagem).

Em 2015, foram distribuídos 714,70 quilos de hortaliças por 14 instituições particulares de solidariedade social, a saber: Banco Alimentar Contra a Fome, Alternativa – Associação Contra as Dependências, Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo MS da Estrela, Casa do Povo de Arrifes, Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Instituto Margarida de Chaves, Casa do Povo de Fenais da Luz, Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, Casa do Povo se Rabo de Peixe, Mãe de Deus Associação de Solidariedade Social, Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, e Norte Crescente – Associação de Desenvolvimento Local.