Todo o papel e cartão, plástico e metal separados em casa e recolhidos seletivamente (ora porta a porta, ora dos ecopontos), são encaminhados para o Centro de Triagem do Ecoparque da Ilha de São Miguel.

Aqui ocorre a separação final dos resíduos recicláveis para serem enviados posteriormente para as indústrias recicladoras, nas melhores condições possíveis, dentro de um conjunto de regras definidas pelas próprias fábricas.

As descargas dos contentores azuis e amarelos são efetuadas em armazéns diferentes para não haver contaminação entre os materiais, uma vez que o papel/cartão é mais suscetível de se estragar no contacto com outros resíduos como é o caso das embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), por exemplo. A mais pequena contaminação do papel pode inviabilizar a sua reciclagem, daí que toda a operação está preparada para evitar que isso suceda.

Tanto o papel e cartão como plástico e metal passam por um processo de descontaminação e triagem. O que é isso? Em primeiro lugar, consiste em retirar os materiais não recicláveis muitas vezes colocados nestes ecopontos ou recicláveis mas depositados nos ecopontos errados.

No caso do plástico, a triagem é mais minuciosa, pois existem vários tipos de plástico que são separados consoante a sua tipologia, pois as fábricas recicladoras não trabalham com todos os plásticos mas com um em específico. São eles:

PC (Policabornato): biberões, garrafas e garrafões reutilizáveis, peças de brinquedos

PE (Polietileno): sacos, frascos de detergentes e produtos de higiene, caixas e grades

PET (Politereftalato de Eitleno): garrafas de sumos e refrigerantes, embalagens de produtos alimentares

PP (Polipropileno): copos de iogurte, esferovite

PVC (PoliCloreto de Vinilo): garrafas de água e óleo, frascos de soro, embalagens metálicas, tubos de diálise

PEBD (Polietileno de Baixa Densidade): sacos e filmes de paletes

PEAD (Polietileno de Alta Densidade): garrafas de amaciador, champôs, detergentes, de álcool e iogurtes líquidos

ECAL – Embalagens de Cartão para Alimentos Liquídos – embalagens de leite, sumo, vinho

No que respeita ao metal, este divide-se em dois tipos: metais ferrosos – como latas de conserva - e não ferrosos – latas de alumínio, de bebidas por exemplo.

Atualmente o consórcio Tecnovia Ambiente/Varela presta serviço no Centro de Triagem.