Campanha com foco no consumo de água da torneira

Autor: / 31 de Março de 2015

“A água de cá é da nossa responsabilidade!” é o mote da campanha de sensibilização ambiental que a MUSAMI arranca a partir de amanhã nos meios de comunicação social. As ações multiplicam-se com sessões pelos estabelecimentos de ensino da ilha e sensibilização porta a porta em todos os concelhos de São Miguel.

O objetivo passa por esclarecer as populações sobre o consumo de água da rede de abastecimento público, cuja qualidade e segurança atinge os 99%, de acordo com análises efetuadas pelos Municípios e divulgadas pela Entidade Reguladora da Água e Resíduos dos Açores.

A água da torneira, para além de segura e mais barata que a engarrafada, evita a produção de resíduos de plástico, contribuindo desta forma para a sustentabilidade ambiental, missão por que a MUSAMI se pugna desde a primeira hora.

A prevenção de resíduos assume assim a tónica da campanha no terreno. Para além das visitas de estudo promovidas ao Ecoparque da Ilha de São Miguel dirigidas a alunos a partir do 2º ciclo, a MUSAMI tem já agendadas uma série de sensibilizações centradas nas regras de separação de resíduos e no consumo de água da torneira com vantagens não só na redução de resíduos como para a própria saúde e carteira do consumidor.

Em todos os concelhos da ilha de São Miguel, brigadas de sensibilização irão percorrer as ruas, esclarecendo as populações não só sobre a separação de resíduos como desmistificando algumas questões relacionadas com água da rede de abastecimento público. Por exemplo, sabia que o custo de uma garrafa de água adquirida numa grande superfície comercial corresponde a 2439 copos de água da torneira?

As redes sociais assumirão igualmente papel determinante na informação e esclarecimento da população.