China limita importação de recicláveis

Autor: The Economist de 5 de agosto de 2017 / 10 de Agosto de 2017

A China importou cerca de metade das exportações mundiais de recicláveis em 2016. Ao todo este comércio com a China representou 18 mil milhões de dólares.

A importação de resíduos recicláveis tem alimentado o enorme apetite chinês por matérias-primas.

Alegando a proteção do ambiente e da saúde pública o Ministério da Proteção Ambiental comunicou a 18 de julho a World Trade Organization (WTO) que a partir do fim deste ano não serão mais aceites 24 categorias de recicláveis.

Na realidade esta medida está também associada a alguns casos de má qualidade dos resíduos (nomeadamente com a presença de contaminações de substâncias perigosas como o chumbo e o mercúrio) ou fruto de uma triagem mal feita. Inclusivamente foram detetadas cinzas com material radioativo. Assim, este programa pretende que estes materiais passem a ser unicamente obtidos a partir dos resíduos dos consumidores chineses.

Por outro lado, os preços das matérias-primas nos mercados internacionais têm baixado muito tornando a matéria prima original competitiva com a reciclagem. Esta medida terá muito impacto no valor dos recicláveis que perdem um comprador que representa metade do mercado o que tornará estes materiais muito abundantes.

Se as leis de mercado se aplicarem o custo para reciclar terá maior dificuldade em ser compensado. Más notícias para a Economia Circular.