Água
Beba água da torneira em vez de água engarrafada. Poupa dinheiro e evita a produção de resíduos de embalagem. A água canalizada na ilha de São Miguel está em excelentes condições para consumo, sem necessidade de ferver!
Familiares
Optar por embalagens familiares ou por aqueles produtos com pouca embalagem. Por exemplo, em vez de escolher uma caixa de cereais, opte por aqueles que são embalados somente em saco.
Produtos Avulso
Escolher os produtos a peso ou avulso, em detrimento dos embalados. Produzem menos resíduos e são mais baratos.
Sacos Reutilizáveis
Quando for às compras, levar sacos, de preferência em pano ou reutilizáveis, ou ainda o trolley. Recusar os sacos de plástico para embalar as compras.
Compostagem Doméstica
Cozinhe apenas com as quantidades necessárias, evitando o desperdício uma vez mais. Aproveite as sobras da confeção para fazer compostagem doméstica ou reaproveite as sobras para novos pratos.
Pense Verde
Ao preparar a lancheira do seu filho, pense verde: evitar as embalagens descartáveis ou o recurso a guardanapos de papel. Dê preferência às caixas herméticas.
Reutilização
Antes de se desfazer de um material ou um produto ou resíduo para a reciclagem ou para o lixo, reflita qual a possibilidade de reutilização.
Consumidor Responsável
Quando sair às compras, pense bem não só na sua necessidade, como durabilidade e que perigosidade pode oferecer ao meio ambiente. Seja um consumidor responsável.
Recarregáveis
Prefira as esferográficas e lapiseiras recarregáveis ou ecológicas. Opte por pilhas recarregáveis. Nunca esquecer de separar as pilhas e colocar num pilhão mais próximo.
Papel
Evite as impressões. Use sempre frente e verso do papel, e aproveite as folhas para rascunho. Só quando não precisar mais, separe para reciclagem.