Resulta de um projeto pioneiro da MUSAMI que arrancou em 2011. Com o objetivo de valorizar os resíduos que dão entrada na ilha de São Miguel, o gabinete técnico detetou desde logo que grandes quantidades de resíduos de jardinagem eram descarregados em aterro sanitário quando poderiam ser aproveitados para outros fins.
Começamos por produzir produzir composto orgânico a partir de restos de jardinagem e madeiras descontaminadas e os resultados revelaram-se desde logo um sucesso.
Desta forma, conseguimos desviar 25% destes resíduos do aterro sanitário, valor que ultrapassa agora cerca de 40%. Todos os anos a MUSAMI produz cerca de 4000 toneladas de composto orgânico.
Partimos para o licenciamento deste composto que pelas suas propriedades naturais pode ser aplicado sobretudo em modo de produção biológica. Desde aí têm sido efetuadas novas experiências comparativas com outros compostos e com adição de outros nutrientes para verificar o seu comportamento em diversas culturas.
O Fertilizante Orgânico – MUSAMI é portanto 100% natural e serve para enriquecer os solos, particularmente apreciado pelos agricultores biológicos e jardineiros.
O composto apresenta-se em três calibres distintos, vendidos de acordo com o fim a que se destina. Este é comercializado no próprio Ecoparque da Ilha de São Miguel. Contacte a Direção de Aterros, Logística, Valorização Orgânica e Reciclagem para reservar o seu composto!