AMISM lança "Sim, é no Amarelo"
Autor: / 24 de Outubro de 2012
A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel alia-se à Associação de Fabricantes de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos na campanha de sensibilização sob o mote “Sim, é no Amarelo”.
O objetivo assenta na informação e esclarecimento junto dos consumidores de que as embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) devem ser colocadas no contentor amarelo, promovendo desta forma o aumento destes resíduos para valorização, evitando ao mesmo tempo a contaminação dos materiais depositados no contentor azul.
As dúvidas acerca da sua separação no amarelo persistem ainda, pelo que a AMISM associa-se a esta sensibilização, entendendo que poderá contribuir para uma melhor qualidade dos resíduos triados para valorização no continente.
Serão ainda distribuídos marcadores de livros e ímanes nas sessões de sensibilização ambiental realizadas pela AMISM junto de estabelecimentos de ensino e empresas nos concelhos da sua área de intervenção (Lagoa, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo), bem como nas visitas de estudo à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Ilha de São Miguel.
Constituída em 1996, a AFCAL reúne empresas que comercializam ou fabricam material de embalagem ou outros componentes das embalagens de cartão para alimentos líquidos no mercado nacional. Tem como função, garantir que todos os resíduos das ECAL recolhidas e triadas sejam encaminhadas para reciclagem.
A AMISM foi criada em 1992 e desde 2003 tem vindo a desenvolver campanhas de sensibilização ambiental, apostando sobretudo nos estabelecimentos de ensino, ciente do poder de influência das crianças no seio familiar. Há dois anos promoveu uma campanha a incidir da separação do plástico e metal. Em 2012, apostou no regime de recolha seletiva porta a porta em articulação com os seus Municípios associados com reflexos diretos no crescimento de resíduos para valorização.