Produção de resíduos cai no primeiro trimestre de 2013

Autor: / 04 de Abril de 2013

A deposição de resíduos no Ecoparque da Ilha de São Miguel caiu 1,35% nos primeiros três meses de 2013. Sinal das dificuldades económico-financeiras que se refletem no consumo das populações dos concelhos de Lagoa, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Povoação e Vila Franca do Campo.

Tanto ao nível da recolha dos resíduos indiferenciados como seletivos, assiste-se a uma quebra de 0,46% e 6,09%, respetivamente. Valores que espelham o cenário de desaceleração económica que se verifica nos cinco concelhos da sua área de intervenção da ilha de São Miguel, agravados não só com os níveis de desemprego atuais como as próprias perspetivas económicas que levam a maior retração do consumo por parte das famílias micaelenses.

A descida da produção de resíduos da ilha de São Miguel acompanha assim a tendência observada a nível nacional, porém com contornos mais ténues por comparação ao continente, onde se regista uma descida da ordem dos 10%.

A campanha de sensibilização ambiental junto dos estabelecimentos de ensino prossegue com a promoção de visitas de estudo ao Ecoparque da Ilha de São Miguel, onde as crianças podem constatar todo o circuito dos resíduos desde o momento em que estes dão entrada na Estação ao seu encaminhamento para valorização no continente ou eliminação em aterro sanitário, isto no caso dos materiais que não são separados pelas populações.

De Janeiro a Março de 2013, passaram pelo Ecoparque da Ilha de São Miguel 1308 crianças e adultos de estabelecimentos de ensino público do 1º ao 3º ciclos, de escolas profissionais e instituições particulares de solidariedade social.