Quarenta árvores plantadas ontem no Ecoparque

Autor: / 06 de Junho de 2013

O Presidente do Conselho de Administração da Musami e da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, Ricardo Silva, recebeu ontem perto de 50 crianças da EB1/JI de Santa Clara no Ecoparque, advertindo para a importância dos seus gestos no dia-a-dia no ambiente. Ontem ultrapassamos os 3000 visitantes.

Separar os resíduos em casa foi a palavra de ordem deixada junto dos mais novos que ontem ao início da tarde plantaram cerca de 40 árvores no recinto, próximo da futura quinta sustentável do Ecoparque da Ilha de São Miguel que se encontra em fase de montagem.

Ricardo Silva selou o encontro com os jovens precisamente com um compromisso: alertar os pais para a importância da separação dos resíduos em casa, separar muito, salvaguardando assim os recursos naturais de hoje e amanhã.

Durante a visita de cerca de duas horas, as crianças ficaram a conhecer o percurso dos resíduos desde o momento que estes dão entrada no Ecoparque da Ilha de São Miguel até ao seu encaminhamento para valorização no continente ou eliminação em aterro sanitário.

Regras de deposição de resíduos, as vantagens da reciclagem, sua implicação nas alterações climáticas e no aquecimento global, são alguns dos conceitos explanados durante a visita de estudo, a partir da qual se pretende despertar a consciência ambiental.

No presente ano letivo, chegamos a 57 estabelecimentos de ensino dos concelhos da Ribeira Grande, Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação, no âmbito do programa-contacto em curso. A Musami garantiu transporte até 50 passageiros por escola dos concelhos associados, além de que promoveu diversas sessões de sensibilização ambiental junto de escolas e outras instituições. Compostagem doméstica e boas práticas ambientais constituem os dois temas centrais destas ações que culminam com o Jogo ou o Trivial da Reciclagem.

Todas as escolas, instituições ou empresas que pretendam uma ação de sensibilização ambiental, deverão proceder a inscrição através do site www.musami.pt, ou contactar a Musami por correio eletrónico geral@musami.pt ou rteves@musami.pt, ou por telefone 296 472 990.