Quebra de resíduos em 2013

Autor: / 13 de Janeiro de 2014

Os micaelenses produziram no ano passado menos 3,89 % de resíduos por comparação ao ano anterior. Acompanhamos assim a evolução da deposição de resíduos a que se assiste no contexto nacional, resultado da retração do consumo que se verifica atualmente. Decréscimo verifica-se tanto no indiferenciado como na recolha seletiva.

Enquanto no indiferenciado se regista uma diminuição de 3,68%, na seletiva observa-se uma descida de 5,06%. É no plástico que se deteta uma maior quebra com menos 226, 59 toneladas entregues no Ecoparque da Ilha de São Miguel, a que se segue o papel. 
A MUSAMI – Operações Municipais de Resíduos EIM SA tem vindo a reforçar a sua missão de sensibilização ambiental junto de estabelecimentos de ensino, promovendo em simultâneo visitas de estudo ao Ecoparque da Ilha de São Miguel, garantindo o transporte às nossas instalações, com vista a despertar os mais jovens para a importância da separação dos resíduos enquanto salvaguarda dos recursos naturais esgotáveis.
Em articulação com os seus municípios associados – Lagoa, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo –, a MUSAMI tem vindo a concertar um conjunto de ações de modo a apelar a adesão dos cidadãos ao desígnio da separação de resíduos, ora por via da sensibilização porta a porta, ora pelo reforço da recolha seletiva também.
Durante este ano, Ponta Delgada irá estender a recolha seletiva porta a porta a outros materiais para além do plástico, enquanto a Povoação irá implementar a recolha seletiva efetiva já a partir de janeiro. Desta forma, estão garantidas melhores condições aos cidadãos para a separação de resíduos em casa.