Arquitectos dinamarqueses ganham projeto da maior CVE do mundo

Autor: aU/MUSAMI / 31 de Março de 2016

Os escritórios de arquitetura Schmidt Hammer Lassen Architects e Gottlieb Paludan Architects venceram o concurso para a construção de uma central de valorização energética em Shenzhen, na China. O projeto é considerado a maior central desse tipo no mundo, que deverá incinerar cinco mil toneladas de resíduos por dia - o equivalente a um terço do que é produzido pela cidade de 20 milhões de habitantes em um ano.

O design envolve a planta de modo integral, desde os prédios auxiliares ao prédio circular, que quebra a tradição do prédio industrial retangular. Ao propor a forma circular, a pegada da planta é minimizada e a quantidade de escavação necessária para a construção da torre, reduzida.

O público visitante é convidado ao prédio pela paisagem do parque, e a entrada é feita por uma ponte, que surge de entre os montes característicos da vegetação local e dá acesso a um lobby e a um centro de visitantes, onde é possível a vista do equipamento. Um corredor interno e um passadiço circundam a construção, explicando cada processo, e dão acesso a um passeio público de 1,5 km no telhado, com a vista panorâmica de Shenzhen.

O telhado de 66 mil m² é desenhado para ser coberto por 44 mil m² de painéis fotovoltaicos, que providenciarão a oportunidade à central, não apenas de contribuir com uma maneira mais limpa de lidar com os resíduos da cidade, mas também de promover o uso de energia limpa.

A planta ainda promove e dá visibilidade à produção das RENs como processo importante para lidar com os problemas de acumulação de resíduos e de encontrar formas mais limpas de produção de energia. Os visitantes do local ainda receberão informações sobre o desafio da grande produção de resíduos diária e aprenderão sobre iniciativas de redução do resíduo domiciliar. O começo do funcionamento da central, de aproximadamente 112 mil m², está previsto para 2020.

Fonte: aU