Sacos de plástico pagos a partir de amanhã

Autor: MUSAMI / 31 de Março de 2016

Os sacos de plástico nas grandes superfícies dos Açores começam a ser pagos a quatro cêntimos a partir de sexta-feira, passando todo o país a estar abrangido por esta medida.
 

“No dia 01 de abril, as grandes superfícies passarão a estar obrigadas à cobrança de uma taxa de quatro cêntimos por cada saco disponibilizado aos consumidores”, afirmou hoje à agência Lusa o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, adiantando que a iniciativa será “generalizada a 01 de abril de 2017 à totalidade do comércio a retalho” do arquipélago.

Segundo Hernâni Jorge, “o diploma estipulou que se aplicaria às grandes superfícies um ano depois da sua regulamentação, que aconteceu no dia 31 de março de 2015, e, dois anos depois, às restantes superfícies comerciais”.

“Este período de adaptação que o legislador entendeu conferir aos comerciantes visou que se pudessem adaptar a esta realidade, promovendo medidas substitutivas dos sacos de plástico para que, eventualmente, quando o diploma entrar em vigor e os abranger, tenhamos já obtido grande parte do objetivo da medida, que é reduzir o consumo e, consequentemente, a produção de resíduos”, disse o responsável.

A diretora-geral das lojas SOL*MAR, rede com 13 estabelecimentos nos Açores, adiantou à agência Lusa que este mês foi oferecido aos clientes um saco de ráfia em compras superiores a 25 euros e a partir de sexta-feira os ecrãs dos terminais de pagamento vão ter mensagens sobre a reutilização de sacos de plástico.

Lurdes Rego adiantou que a “ecotaxa” vai vigorar este ano apenas no hipermercado localizado em São Gonçalo, Ponta Delgada, a maior loja da rede SOL*MAR e onde o ano passado se consumiram cerca de três milhões de sacos de plástico.

“Com a entrada em vigor do diploma e com a expectativa de que as pessoas vão aderir, aquela rede comercial encomendou uma quantidade muito inferior, abaixo de um milhão de sacos de plástico reutilizáveis”, declarou Lurdes Rego.

A responsável esclareceu que neste hipermercado vai continuar a haver os habituais sacos de plástico (mais leves), agora pelo preço de quatro cêntimos, e sacos reutilizáveis, estes a dez cêntimos.

“A empresa continua a suportar o custo da disponibilização dos sacos de plástico leves, os quatro cêntimos são pagos pelo consumidor à região”, salientou.

O diretor-geral da INSCO, empresa que gere a rede Continente nos Açores, informou que na loja do centro comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada, em 2015, foram dados 4,5 milhões de sacos, tendo sido agora encomendados 1,5 milhões de sacos reutilizáveis para serem disponibilizados a partir de 01 de abril.

“No Continente vamos continuar a oferecer o saco de plástico leve, pagando o consumidor o valor de quatro cêntimos que reverte para a região, e vamos disponibilizar o saco reutilizável, por dez cêntimos, sendo que quatro cêntimos deste valor tem o mesmo destino”, informou Carlos Medeiros.

A INSCO tem em curso uma campanha a sugerir aos clientes alternativas de transporte para as compras, que incluem sacos reutilizáveis, tróleis, sacos de pano ou sacos carteira.

O responsável considerou que a ecotaxa é uma medida benéfica, mas defendeu que “deveria aplicar-se a todo o comércio em simultâneo”, pois “trata-se de uma medida ambiental e não económica”, elogiando, por outro lado, o ano dado pelo Governo Regional para os estabelecimentos se preparem para a sua implementação.

Carlos Medeiros criticou, contudo, a ecotaxa sobre o saco reutilizável que, no seu entender, não se deveria aplicar.

Fonte: LUSA/AO Online