Cerca de 240 estabelecimentos da restauração aderem a Programa Parceiros

Autor: Rita Teves / 24 de Novembro de 2016

A MUSAMI e os municípios de Vila Franca do Campo, Povoação, Ribeira Grande e Nordeste vão estabelecer parcerias com o setor da restauração dos seus concelhos com vista a separação de resíduos. Os restaurantes que integram a parceria serão premiados com Selo Ambiental que reconhece a adoção de boas práticas.

A iniciativa insere-se no âmbito do Programa Parceiros que prevê, após assinatura de compromisso entre as entidades, formação junto dos colaboradores dos estabelecimentos e auditorias aos espaços. Cumpridos os requisitos estabelecidos, será atribuído um selo ao restaurante que garante as normas ambientais.

Este selo permitirá aos clientes a garantia de que o estabelecimento é amigo do ambiente, conferindo simultaneamente notoriedade pelas suas boas práticas, aspeto apreciado pelos turistas e até mesmo pelos locais, cada vez mais sensibilizados para a importância da separação dos resíduos.

No autocolante vem inscrito “Temos compromisso com o ambiente – Reciclamos!”, também em inglês, com validade de um ano e possibilidade de renovação, caso se comprometam em manter as regras entretanto estabelecidas. Nessa fase, será realizada nova fiscalização ao estabelecimento.

O compromisso com a reciclagem abrange para além do vidro, a separação do papel/cartão, o plástico/metal, estendendo-se ainda aos óleos alimentares usados.

Os estabelecimentos que aderirem ao programa ficarão identificados numa App específica para a restauração de São Miguel, permitindo a sua localização através de GPS, além de que constarão de uma lista a afixar nas respetivas Câmaras Municipais. O objetivo passa pelo aumento da separação de resíduos neste setor de atividade económica, e será estendido mais tarde à hotelaria, comércio e serviços, até 2019.

Nesta fase, os colaboradores que se encontram a desenvolver o programa no terreno estão a proceder ao levantamento dos estabelecimentos da restauração para avaliar a potencial adesão do tecido empresarial local ao projeto. Para já estão confirmados 235 estabelecimentos, dos quais 51 em Vila Franca do Campo, 26 na Povoação, 134 na Ribeira Grande, 24 no Nordeste.