SO MUSAMI com certificação SATIVA

Autor: Rita Rebelo / 19 de Setembro de 2018

O composto SO MUSAMI recebeu a certificação SATIVA pelos fatores de produção utilizáveis em agricultura biológica, segundo o regulamento (CEE) nº 834/07. Desta forma, os empresários agrícolas têm garantia de que o substrato que aplicam nas suas produções é 100% natural.

O SO MUSAMI (Substrato Orgânico) é indicado para a produção intensiva em hortofloricultura em estufa e ao ar livre, puro ou à mistura com terra, sem quaisquer aditivos, para enriquecimento do solo com nutrientes e microrganismos úteis, cujas propriedades ajudam no combate a algumas pragas.

De salientar que este substrato é produzido exclusivamente de resíduos verdes - provenientes da jardinagem – depositados no Ecoparque da Ilha de São Miguel. Em 2017, a MUSAMI recebeu mais de 6800 toneladas de resíduos verdes que se traduziram em cerca de 2700 toneladas de SO MUSAMI. De janeiro a junho de 2018, foram rececionadas 3652 toneladas de resíduos verdes.

O substrato começou como ensaio experimental, com início em 2010, e que desde logo demonstrou potencial para se transformar num produto de alta qualidade. O seu sucesso ditou aliás alguns investimentos ao nível da operacionalidade e da comercialização, pelo que foi construído um armazém, tendo em conta que a sua produção tem vindo aumentar significativamente.