Lançada campanha de prevenção de descartáveis nos Açores

Autor: Gabinete de Apoio à Comunicação Social/GRA / 06 de Novembro de 2018

Foi lançada a 1 de novembro pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, uma campanha televisiva "Diga NÃO aos plásticos descartáveis". O objetivo assenta na redução do uso destes materiais, promovendo assim a opção por produtos reutilizáveis ou compostos por materiais biodegradáveis.

A campanha promovida pelo Governo Regional dos Açores insere-se no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos e contempla uma ação específica destinada à redução do uso de palhinhas e à substituição de palhinas de plástico por papel.

"Açores sem palhinhas" é o título da iniciativa destinada a empresários dos setores da hotelaria, restauração, cafetaria e similares, sensibilizando para evitar a disponibilização de palhinhas, promovendo a troca de palhinas de plástico que tenham em "stock" por palhinhas de papel, a fornecer gratuitamente pelos Serviços de Ambiente.

Os empresários que pretendam aderir à iniciativa, apenas têm de se inscrever através da Direção Regional do Ambiente através de telefone: 292 207 300.

Os interessados podem obter mais informações e consultar o regulamento da campanha no Portal dos Resíduos. 

Esta iniciativa resulta de uma parceira com a Delegação dos Açores da AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e conta com o apoio do Movimento Sem Palhinhas.

De salientar que os plásticos descartáveis constituem um dos principais problemas ambientais, com impactes negativos nos ecossistemas, na biodiversidade e até na saúde humana. De acordo com dados da União Europeia, 43% do lixo marinho que polui os oceanos é composto por apenas 10 tipos de objetos de plástico descartáveis, daí a importância de promover a sua substituição por alternativas sustentáveis.