Ponta Delgada adquire viatura para recolha de resíduos na zona citadina

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada / 17 de Janeiro de 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de adquirir uma viatura personalizada, num valor superior a 130 mil euros, especialmente vocacionada para a recolha de resíduos nas zonas citadinas. A referida viatura tem uma dimensão média e é tecnologicamente avançada, possuindo, nomeadamente, um sistema hidráulico que reduz o ruído bascular, ou seja o ruído provocado aquando da recolha dos resíduos que se encontram nos contentores ou nas eco-ilhas para o respetivo veículo.

Tendo uma capacidade de armazenamento para oito toneladas de resíduos sólidos urbanos, a nova viatura vai trabalhar nas zonas citadinas, durante a noite, recolhendo resíduos dos contentores e das eco-ilhas que vão dos 120 aos 1.100 litros. Trata-se de uma viatura personalizada, na qual todos os munícipes podem encontrar o número grátis (800 205 479) para recolha de resíduos de grandes dimensões – os chamados “monstros”, assim como informação diversa ligada à área dos Serviços de Higiene e Limpeza da maior autarquia dos Açores.

Desta forma, a Câmara Municipal de Ponta Delgada continua a trabalhar na melhoraria do serviço de recolha de resíduos mão apenas no circuito citadino, como também em todas as 24 freguesias do maior concelho dos Açores.

Recorde-se que, já em meados de 2018, a Autarquia presidida por José Manuel Bolieiro, reforçou o serviço de limpeza de resíduos sólidos urbanos aos domingos, nas freguesias citadinas, sobretudo sobre junto dos grandes produtores, nomeadamente restauração e hotelaria. Um reforço que veio colmatar uma necessidade que derivou, essencialmente, do aumento do fluxo turístico na cidade. Paralelamente, a Câmara mantém as varredoras manual e mecânica a limpar as ruas do Centro Histórico também aos domingos. Ainda no último ano, mas no caso concreto da limpeza das papeleiras, esta passou a ser feita durante toda a semana, incluindo aos domingos.

Assim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada contribuiu, também, para atenuar uma situação se se acentuou nos últimos anos, também devido ao incremento do turismo na ilha de São Miguel em geral e na cidade de Ponta Delgada em particular. Entretanto, foi também reforçado, em 2018, o serviço de lavagem dos contentores de 800 litros, quer nas quatro freguesas citadinas, mas também nos Arrifes, na Covoada, na Relva, na Fajã de Baixo, em São Roque e no Livramento. A lavagem noturna dos contentores passou a ser feita por duas viaturas entre as 08h00 e as 02h00. É de salientar, por outro lado, que, no total das 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada, existem 2.223 contentores de 800 litros.