150 ruas de Ponta Delgada com recolha seletiva porta a porta duas vezes por semana

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada / 14 de Fevereiro de 2019

A partir de 4 de março, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai alargar o serviço de recolha porta a porta de plástico e metal a cerca de 150 ruas das quatro freguesias citadinas e de uma limítrofe – Santa Clara, São José, São Sebastião, São Pedro e São Roque – passando o mesmo a ser feito duas vezes por semana.

A recolha porta a porta de plástico e metal começou a ser feita há três anos, mas apenas uma vez por semana. Agora, além de se realizar duas vezes por semana, abrange ainda mais ruas do que nos últimos três anos. O alargamento desse importante serviço tem como objetivo incentivar ainda mais as populações a reciclar em prol de uma sociedade mais saudável. Os resíduos, devidamente acondicionados deverão ser colocados no exterior das habitações, para recolha, às 20h00.

Entretanto, a autarquia está a avançar com o projeto de monitorização de resíduos "Agir para Prevenir" que está a ser aplicado a todas as escolas públicas e privadas do concelho. Este surgiu da necessidade de identificar e potenciar as práticas de triagem/separação de resíduos urbanos dos estabelecimentos de ensino. O objetivo passa por aumentar a preparação de resíduos para reciclagem. A correta separação dos resíduos urbanos na fonte permitirá a recuperação do valor dos resíduos produzidos, porque estes serão recolhidos por um serviço específico e encaminhados para o Centro de Triagem Automatizado, evitando que tenham como destino final o aterro.