Mais de 30 restaurantes de Ponta Delgada cumprem a reciclagem
Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada / 18 de Fevereiro de 2019
Foram mais de três dezenas os restaurantes de Ponta Delgada que cumpriram os parâmetros de reciclagem no âmbito do projeto “Urban-Waste”, que visa o desenvolvimento e aplicação de estratégias urbanas para a gestão de resíduos em cidades turísticas.
Ponta Delgada é uma das 11 cidades-piloto do “Urban Waste”, acompanhando no projeto Copenhaga (Dinamarca), Nicósia (Chipre), Florença (Itália), Siracusa (Itália), Cavala (Grécia), Dubrovnique (Croácia), Santander (Espanha), Nice (França), Tenerife (Canárias) e Lisboa.
Trata-se de um projeto “Horizonte 2020”, sob a coordenação e promoção do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores. Para a cidade de Ponta Delgada foi escolhida e aprovada, depois de várias reuniões multi sectoriais, a medida número 11 (aplicação de cursos de formação e consultadoria de reciclagem para estabelecimentos turísticos).
A aplicação desta medida ficou sob a coordenação operacional, promoção, implementação e monitorização da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que conta com o apoio da MUSAMI - Operações Municipais do Ambiente - e do seu Programa Parceiros “Compromisso com o ambiente – Nós Reciclamos!”. A Autarquia tem ainda como parceira a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, na promoção e implementação da medida junto dos restaurantes da baixa de Ponta Delgada.
A medida cursos de formação e consultadoria de reciclagem para estabelecimentos turísticos foi aplicada junto de mais de três dezenas de estabelecimentos de restauração do centro histórico do concelho de Ponta Delgada, entre os meses de maio e outubro de 2018. O processo teve início com uma primeira visita aos estabelecimentos de restauração que aderiram ao projeto, com vista à apresentação do mesmo e da própria medida.
Foram contactados 34 estabelecimentos de restauração e nas visitas realizadas a Câmara entregou material para a separação dos resíduos, como sacos de diferentes cores, um folheto com informação sobre os resíduos a colocar nos mesmos e um magnético com informação dos dias e horários de recolha das diferentes tipologias de resíduos. Solicitou-se a cada estabelecimento que, durante uma semana, fizesse a separação dos resíduos produzidos com base no conhecimento que tinham.
Uma vez terminada a semana “zero”, realizaram-se ações de formação junto da gerência e dos funcionários dos estabelecimentos aderentes para esclarecer as dúvidas e fornecer toda a informação necessária com vista à prática da correta separação dos resíduos produzidos, com enfoque para a importância desse comportamento na diminuição dos impactos negativos para o ambiente. Dos 34 estabelecimentos de restauração contactados, 32 aderiram ao projeto e estes obtiveram um selo de participação, que foi afixado em zona visível do espaço.
Durante seis meses, os serviços de ambiente da Autarquia realizaram um acompanhamento semanal dos comportamentos de separação de resíduos produzidos nos estabelecimentos aderentes, com recurso à observação direta e ao preenchimento de critérios de avaliação de desempenho (acondicionamento dos resíduos, a separação/triagem e a contaminação dos contentores com outros resíduos que não os adequados).
Foram objeto de avaliação os pontos de deposição de resíduos nas cozinhas/bares e balcões de serviço. Dos 32 estabelecimentos aderentes, dois não atingiram o objetivo e não demonstraram prática de separação de resíduos e seis tiveram um comportamento suficiente. Os estabelecimentos participantes foram “O Nacional”, “O Corisco”, “Lanz Pizzaria & Exotic Food”, “Treze”, “O Roberto”, “A Comercial”, “Otaka”, “Cantinho dos Anjos”, “Avenida dos Anjos”, “3 Sentidos Pizzaria”, “Casa da Rosa”, “Taberna Açor”, “Paraíso das Delícias”, “Singular Bistro”, “Mimo Cuccina Italiana”, “Azores Forever”, “Arco da Velha”, “Açores Grill”, “Atlantic Bowling”, “Rotas do Vinho”, “Largo 2 de Março”, “Salato”, “A Tasca” e “O Mascote” e obtiveram uma avaliação boa ou muito boa na separação de resíduos produzidos.
O projeto de monitorização terminou a 31 de outubro de 2018. Contudo, no ano em curso, será efetuado o acompanhamento mensal dos estabelecimentos que aderiram ao projeto, por forma a continuar a incentivar as práticas de separação de resíduos e auxiliar na manutenção de comportamentos ambientalmente responsáveis.