MUSA e SAMI chegaram a mais de 2000 crianças de São Miguel

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 18 de Junho de 2019

Mais de 2000 crianças da ilha de São Miguel conheceram a MUSA e o SAMI, na Semana do Ambiente que termina hoje. As mascotes da MUSAMI, entre 3 e 18 de junho, alertaram os mais novos para o problema do lixo no meio ambiente e a importância da separação dos resíduos enquanto salvaguarda dos recursos naturais.

Foram 35 sessões em cerca de 20 estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo que abriram as suas portas à peça de teatro de fantoches concebida especificamente para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho.

A história desenrolou-se ao longo de uma visita de estudo à floresta, em que a MUSA e o SAMI se depararam com um cenário devastador ao nível dos resíduos atirados à natureza e animais feridos, fruto do descuido e das más práticas ambientais dos humanos. Um cenário um pouco semelhante ao que se passa atualmente no mundo, despertando assim os mais novos para a problemática que deixará graves sequelas para as gerações futuras.

No final da peça de teatro, realizou-se o jogo da reciclagem para aferir os conhecimentos adquiridos durante a sessão e esclarecer as dúvidas das crianças, educadores de infância e professores.

Este é um público alvo muito específico pela afetividade que nutre pela natureza e meio ambiente, portanto mais acolhedor enquanto agentes de mudança e influenciadores no seio familiar.

A iniciativa contou com a colaboração do Espaço EU para a produção da peça de teatro de fantoches.