Quatro quilos de resíduos recolhidos numa hora em praia em Ponta Delgada

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada / 16 de Julho de 2019

Em mais uma iniciativa inserida na ação “Os Suspeitos do Costume”, realizada esta quinta-feira, na praia das Milícias, foram recolhidos cerca de quatro quilos de resíduos em apenas uma hora.

Dos resíduos mais encontrados destacam-se tampas e fragmentos de plástico, beatas, folha metálica de guloseimas, fragmentos de vidro, paus de chupa chupa, palhinhas, madeiras, tampas de metal e cordel. Os resíduos recolhidos foram todos identificados, registados, armazenados em sacos próprios e por tipologia e encaminhados para destino final adequado.

Na ação “Os Suspeitos do Costume” participaram cerca de trinta elementos, sendo quatro elementos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, 15 elementos do Campo de Férias do Colégio do Castanheiro e 8 elementos do Projeto Renascer-E7G da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. Trata-se da segunda ação de recolha de resíduos do areal, organizada pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos no âmbito do Programa Bandeira Azul.

Para a concretização da ação, foi delimitada uma área de 100 metros de comprimento e 10 metros de largura para fazer a recolha de resíduos e marcadas as coordenadas geográficas. Seis elementos ficaram na área delimitada para recolha de resíduos e os restantes ficaram distribuídos pelo areal. Com a referida ação pretendeu-se sensibilizar os participantes bem como os utentes da zona balnear para a importância do comportamento ambientalmente responsável, como o respeito pelo código de conduta na zona balnear, o problema dos resíduos e as suas consequências para a vida marinha, para os oceanos e para a vida humana.