Ponta Delgada com projeto de boas práticas ambientais junto de 53 escolas

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / CMPD / 29 de Agosto de 2019

Chama-se "Agir para Prevenir" e encontra-se no terreno desde o início de 2019. Trata-se de um projeto de monitorização de resíduos junto de escolas e jardins de infância públicos e privados do concelho de Ponta Delgada e cobre 53 estabelecimentos de ensino.

O projeto tem como objetivo mudar padrões de comportamento e aumentar a preparação de resíduos para a reciclagem, pois a correta separação na fonte permitirá a recuperação do valor dos resíduos produzidos, uma vez que são recolhidos por um serviço específico da Câmara Municipal de Ponta Delgada e posteriormente encaminhados para o Centro de Triagem Automatizado, no Ecoparque da Ilha de São Miguel.  Desta forma, evita-se que tenham como destino final o aterro sanitário.

Aqueles que cumprirem os critérios pré-definidos, recebem um certificado de boas práticas de separação de resíduos pela autarquia e podem ser incluídos no programa Ecoescolas da Associação Bandeira Azul da Europa.

De realçar que o projeto "Agir para Prevenir" assenta nos eixos de atuação política regional no que respeita às metas de reutilização, reciclagem e valorização a alcançar, nomeadamente o aumento para 50% do peso da reutilização e reciclagem de resíduos urbanos, incluindo o papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos urbanos biodegradáveis até 2020 (PEPGRA - Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores).