Crescimento da reciclagem ultrapassa 13% em 2019
Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 29 de Janeiro de 2020
O aumento dos resíduos encaminhados para reciclagem atinge os 13,9% em 2019, por comparação a 2018. Trata-se de um crescimento muito substancial, com destaque para a evolução da valorização do vidro, do papel, das embalagens de madeira e dos resíduos de jardim, prova que a grande atividade de sensibilização desenvolvida pela MUSAMI incentivou as populações a separarem mais os seus resíduos.
Cientes de que há muito a crescer nesta área, a MUSAMI e as Câmaras Municipais mantêm equipas de sensibilização em contacto com as populações para esclarecer como devem proceder e contribuir para o desígnio de transmitir às gerações futuras um planeta melhor.
No seguimento da sua estratégia de comunicação, a MUSAMI tem um plano de visitas de estudo ao Ecoparque da Ilha de São Miguel para estabelecimentos escolares, instituições e empresas. Durante 2019, foram recebidos 71 grupos de estudantes que totalizaram 1995 visitantes, foram realizadas sensibilizações em empresas abrangendo 503 participantes, a que acrescem 3744 pessoas através de outras ações. O programa "Parceiros" que procura estabelecer compromissos em matéria de separação de resíduos com estabelecimentos comerciais, chegou a 283 espaços em 2019.
De realçar que a reciclagem é uma atividade com grande impacto nas emissões com efeito estufa. Se existe hoje uma inegável preocupação com o clima, cabe a cada um dos cidadãos começar por separar os seus resíduos e entregá-los aos sistemas de recolha de acordo com as instruções fornecidas pelas municípios. Desta forma, estarão a fazer uma parte do processo que se impõe na redução da pegada ambiental, pois sem a participação das populações não é possível atingir as ambiciosas metas de reciclagem, nem reduzir as emissões com efeito estufa.