Recolha seletiva de resíduos mantém-se em cenário de pandemia

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 25 de Março de 2020

A recolha seletiva de resíduos porta a porta e nos ecopontos mantém-se, independentemente do estado de emergência em que se encontra o país. Após sua recolha serão mantidos, porém em período de quarentena antes de triados para segurança dos colaboradores que operam no Centro de Triagem Automatizado, e por razões de saúde pública, evitando a propagação do novo Coronavírus.

Esta é uma das orientações emanadas pela Direção Regional do Ambiente e pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos dos Açores, que as Câmaras Municipais da Ilha de São Miguel e a MUSAMI estão a adotar, em matéria de gestão e tratamento de resíduos e limpeza urbana.

A MUSAMI alerta para a importância do descarte de luvas, máscaras e lenços de papel, no lixo indiferenciado, numa altura em que já se verificam casos de COVID-19 confirmados na ilha de São Miguel. Para além de não se tratarem de materiais recicláveis, constituem um perigo para a saúde pública quando não devidamente manuseados e descartados, pelo que os cuidados devem ser redobrados.

Todos os restantes resíduos recicláveis devem ser colocados à porta de casa onde a recolha seletiva é efetuada nos horários definidos, ou então nos ecopontos. Excetuam-se os casos em habitações onde a hospitalização domiciliária se verifica devido ao contágio do novo Coronavírus. Nesses casos, todos os resíduos devem ser devidamente acondicionados em dois sacos e descartados no dia da recolha do indiferenciado (lixo comum) ou no respetivo contentor.

A MUSAMI apela ao cumprimento das regras e ao bom senso e cidadania aquando do descarte dos resíduos nos ecopontos e contentores distribuídos na via pública, facilitando assim o trabalho dos operadores da recolha dos resíduos. Agradecemos a colaboração de todos neste momento.