Recolha de têxteis atinge mais de seis toneladas em 2020

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 28 de Janeiro de 2021

Em 2020, foram recolhidos 6475 quilos de têxteis dos contentores distribuídos nos concelhos de Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste. Este é o resultado de uma parceria estabelecida entre a MUSAMI e a Solidaried'arte - Associação de Integração pela Arte e Cultura, em 2019.

Este protocolo tem como objetivo a redução de resíduos em aterro sanitário, em resposta às metas definidas pela União Europeia. A MUSAMI disponibilizou para esse efeito contentores especificamente para têxteis, cabendo à organização não governamental recolher o material e distribuir o vestuário que se encontra em condições de ser usado junto de famílias carenciadas. Quanto ao remanescente, é encaminhado para aterro sanitário, cujo transporte é assegurado pela MUSAMI.

Esta é mais uma das contribuições da MUSAMI, juntamente com os seus parceiros sociais, no sentido de aumentar os materiais para reutilização e reduzir o encaminhamento de resíduos para aterro sanitário, em cumprimento das diretivas comunitárias obedecendo à hierarquia da gestão de resíduos.

De referir que em 2019 foram recolhidos 5672,60 quilos de têxteis, num sinal claro de que a sustentabilidade está na ordem do dia na vida dos micaelenses.