Primeiro Relatório Integrado traça balanço positivo em 2020

Autor: MUSAMI / 26 de Abril de 2021

A MUSAMI elaborou pela primeira vez o Relatório Integrado de 2020, documento que os Relatórios e Contas e de Sustentabilidade. Este reflete toda a atividade, desde a área financeira à ambiental, perspetivando o futuro.

O relatório revela que a valorização de resíduos cresceu 17%, encerrando o ano com um saldo liquído de 651 615 euros, mais 98% em relação a 2019. O volume de negócios foi de 6,50 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 15% face o ano anterior.

Em 2020, a MUSAMI recebeu 95.210 toneladas de resíduos no Ecoparque da Ilha de São Miguel. Os resíduos sólidos urbanos descresceram 3%, enquanto os de origem seletiva assistiram a um acréscimo de 5%. Foi possível ainda potenciar o desvio de matéria orgânica de aterro de 12.113 toneladas de resíduos verdes para compostagem.

Os objetivos estabelecidos para 2020 foram maioritariamente  atingidos, obtendo de um modo geral um bom desempenho ambiental, mantendo a prática de integração dos princípios de sustentabilidade, bem como os processos de gestão como suporte à promoção do seu desempenho em matéria de desenvolvimento sustentável e na definição de novas metas.

O projeto do Ecoparque da Ilha de São Miguel é a resposta que se coloca à MUSAMI no encalço do crescimento da valorização de resíduos, mostrando possuir uma arquitetura de soluções compatíveis com os objetivos de longo prazo.

Nos próximos dois anos, compete à MUSAMI desenvolver um conjunto de investimentos que permitirão aumentar a capacidade de tratamento de bioresíduos e de reciclagem.

Em curso estão dois empreendimentos, os Centros de Tratamento Mecânico e Biológico, num investimento de 10,4 milhões de euros, co-financiado pelo POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

É possível aceder ao Relatório Integrado aqui no site: https://www.musami.pt/file-download/RelatorioIntegrado