Regresso às aulas ecológico

Autor: MUSAMI / 30 de Agosto de 2021

Começou já a contagem decrescente para o arranque do novo ano letivo a 13 de setrembro! Uma altura de frenesim para pais e filhos na organização dos cadernos,manuais, mochilas e outros materiais. Mas aqui pouoar e evitar o desperdício também se devem aplicar!

Deixamos aqui algumas dicas para entrar num novo período sem grandes gastos e com muita criatividade à mistura, em seis passos simples!

1 - Fazer uma lista

Anotar o que é necessário levar para a escola é a melhor forma de se preparar para um novo ano letivo, como é tudo o que implicam os afazeres domésticos. Verificar o que tem em casa, analisar o que pode servir e ainda enumerar o que tem efetivamente  ou adquirir de novo. A partir daí, consultar as promoções que as papelarias e as grandes superfícies comerciais estão a praticar nesta altura. Optar por marcas brancas é igualmente uma boa ideia. Aplica-se a cadernos e outros materiais, bem como vestuário. Conta estar a postos para uma nova fase que se inicia.

2 - Aproveitar a mochila do ano anterior

As mochilas podem muito bem servir de um ano para o outro se estiverem em condições. Se tiver um fecho estragado, sempre pode substituí-lo no sapateiro ou numa costureira e acrescentar alguns acessórios ao gosto das crianças ou jovens. É mais barato e evita a produção de resíduos.

3 - Revisão aos lápis e às pontas de feltro

Se não estão totalmente gastos, podem sempre servir. Basta só afiá-los, limpá-los e colocar no estojo devidamente acondicionados. Aliás, em relação aos próprios estojos, por vezes basta limpá-los muito bem dos resíduos que vão acumulando das aparas dos lápis e das borrachas. Pode recuperar ainda os clips utilizados no ano anterior. Mais uma forma de poupar, hábita que deve fazer parte do dia a dia, em detrimento do consumismo, mais vantajoso para a carteira e para o meio ambiente. Desta forma, está a ensinar o seu filho a adotar boas práticas ambientais ao longo da sua vida.

4 - Folhas usadas para rascunho

Acabou o bloco ou resma de papel para impressão que tem em casa, mas as partes de trás estão limpas? Que tal aproveitar para rascunhos das aulas, para resumos ou desenhos? Assim evita mais um gasto, principalmente quando se trata de uma família numerosa. E vai distribuindo a sua aquisição ao longo do ano letivo com equilíbrio para a carteira.

5 - Reutilizar capas ou dossiers

É sempre necessário pelo menos um dossier com todas as disciplinas para levar para a escola. Sempre pode forrar com papel autocolante com os motivos dos gostos dos miúdos e pô-los com as mãos à obras. Pode ser uma atividade gratificante pela criativa que se impõe e uma forma de mantê-los longe das tecnologias.

6 - Vender ou doar

Entretanto, se tiver materiais em casa de que não necessite e ainda se encontre em condições, sempre pode vender ou doar a instituições particulares de solidariedade social com crianças e jovens a seu cuidado.

Reutilizar é a palavra de ordem!