Obras do Centro de Tratamento Mecânico a bom ritmo

Autor: MUSAMI / 30 de Agosto de 2021

A construção do Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos da Ilha de São Miguel encontra-se dentro do prazo e a operação deverá arrancar ainda no primeiro trimestre de 2022.

A unidade terá capacidade para processar cerca de 30 toneladas de resíduos por hora, permitindo aumentar a taxa de valorização de resíduos para reciclagem, em cumprimento das metas europeias definidas.

Esta linha de tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes da recolha indiferenciada, terá uma capacidade nominal mínima de tratamento de 55 mil toneladas ao ano.

Mais concretamente, está preparada para recuperar materiais recicláveis existentes no indiferenciado, tais como plástico-filme, papel/cartão, vidro, material ferroso e outros valorizáveis, bem como à separação e envio da fração orgânica para o Centro de Tratamento Biológico de Resíduos, para produção de substrato orgânico, sendo que a fração remanescente, como o refugo, será futuramente encaminhado para a Central de Valorização Energética.

Trata-se de um investimento de 4,3 milhões de euros, inserido no projeto do Ecoparque da Ilha de São Miguel, cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

A obra foi adjudicada ao consórcio EFACEC - Engenharia e Sistemas SA e Marques SA.