Dia Mundial do Solo 2021

Autor: MUSAMI / 15 de Dezembro de 2021

A European Compost Network assinalou este ano pela primeira vez o Dia Mundial do Solo em resposta ao repto lançado pela FAO - Federação para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, a 5 de dezembro.

Na sequência das celebrações foi criada a Aliença Internacional do Composto, de que a MUSAMI faz parte através da ECN - European Compost Network e da ISWA - Internacional Solid Waste Association, enquanto membro destas duas organizações. A nova aliança congrega membros da Europa, América do Norte e Australásia.

Na mira está o encontro de soluções de mitigação das alterações climáticas. saúde dos solos e segurança alimentar, alicerçadas no trabalho a desenvolver e na colaboração entre as organizações de reciclagem de resíduos orgânicos, com vista à produção de um composto de elevada qualidade.

A data foi comemorada ainda com uma série de webinares sobre a estratégia para o solo na União Europeia e a nível global. Estes culminaram com um seminário sobre a influência do solo na saúde cerebral. Este contou com a intervenção da professora emérita da Universidade de Calgary, Bonnie Kaplan, especialista na área da nutrição e seu impacto na saúde mental. Isto a começar pela raiz, onde os alimentos são cultivados. Estudos estes que já lhe valeram alguns prémios.

A MUSAMI continua a apostar na produção do composto 100% natural a partir de resíduos de jardinagem e seu estudo nalguns cultivos de maior relevância na agricultura açoriana. Entre janeiro e novembro de 2021, o Ecoparque da Ilha de São Miguel recebeu 11.234,54 toneladas de resíduos verdes para produção de composto - o SO MUSAMI.