"Separe o lixo com cuidado e da sua porta será levado" foi o mote da última campanha de sensibilização ambiental que a AMISM levou a cabo entre Dezembro de 2011 e Junho de 2012, marcada pelo arranque da recolha seletiva porta a porta nos concelhos da sua área de intervenção.
Aumentar a recolha seletiva porta a porta é uma forma de facilitar a vida das pessoas, evitando deslocações ao ecoponto, sobretudo para uma população mais idosa. Os Municípios associados da AMISM implementaram em 2011 um novo regime de recolha seletiva porta a porta, pioneira no país
Para além disso, advertir para a separação correta de resíduos em casa, e incuti-los nos hábitos do quotidiano de cada um, são igualmente os princípios inerentes a esta campanha de sensibilização ambiental desenvolvida junto da classe docente, não docente e jovens alunos.
Com a recolha seletiva porta a porta há assim cada vez menos desculpas para as populações não aderirem à separação dos resíduos em casa. Não é necessário lavar as embalagens (há que poupar a água), nem é necessário retirar os rótulos. Basta colocar num saco á parte e coloca-lo à porta de casa para a Câmara Municipal proceder á respetiva recolha e entregar à entidade responsável pela gestão dos resíduos da ilha de são Miguel.
Nesta campanha, a AMISM contou com o apoio da Sociedade Ponto Verde no suporte de materiais de sensibilização ambiental.