Valorização de resíduos cresceu 7% em 2021 atingindo 21.451 toneladas

Em 2021, verificou-se um crescimento de 7% na valorização de resíduos, na ilha de São Miguel, atingindo um valor de 21.451 toneladas. Enquanto isso, a recolha seletiva cresceu 5,7% e a recolha indiferenciada 4%. 


Esta tendência de crescimento, que tem vindo a registar-se ao longo dos úlitmos anos, é reveladora da existência de uma cada vez maior consciencialização da população para a importância da separação de resíduos, de forma correta e consistente. 


Por seu turno, a compostagem e vermicompostagem atingiram 13.285 toneladas, sendo que, no...

Autor: Musami

03 de Março de 2022

Recolha seletiva cresceu 7,11% na ilha de São Miguel em 2021

Em 2021, a recolha seletiva trifluxo, na ilha de São Miguel, teve um crescimento de 7,11%, relativamente a 2020, o que se reflete num contributo positivo para o desenvolvimento sustentável da Região e do País, numa economia circular.

No universo dos associados da ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos (em que se inclui a MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA) a recolha seletiva trifluxo cresceu 6% em relação ao registado no ano anterior, sendo que, por fluxo, o maior aumento verificou-se na recolha seletiva de embalagens de plástico/metal: 9%.

Enquanto isso...

Autor: MUSAMI

24 de Fevereiro de 2022

Campanha recolhe 27 árvores de Natal naturais

Entre 10 e 17 de janeiro, foram recolhidas 27 árvores de Natal naturais na ilha de São Miguel, numa iniciativa da MUSAMI que este ano se associou à organização não governamental Green City Makers. É o resultado de uma campanha de recolha de árvores de Natal naturais para valorização.

Ao todo foram 123 quilos de árvores encaminhadas para o Parque  de Verdes instalado no Ecoparque da Ilha de São Miguel para produção de composto 100% natural; Substrato Orgânico MUSAMI. Um composto que é certificado pela SATIVA, portanto, acreditado para o modo de produção biológica.

Os...

Autor: MUSAMI

18 de Janeiro de 2022

Ano Novo, resoluções renovadas: separar mais e melhor é o caminho!

Ano Novo, Vida Nova! Encaminhar mais resíduos para reciclagem e com maior qualidade! São as resoluções da MUSAMI para 2022!

É certo que o crescimento de resíduos para valorização tem vindo a consolidar-se nos últimos anos, mas ainda há um caminho a trilhar para atingir as metas europeias e até superar! Os passos estão a ser dados e alguns objetivos já estão a ser atingidos! No entanto, é necessário mais!

Para tal, contamos com todos os cidadãos da ilha de São Miguel neste desígnio! Precisamos de maior consciência ambiental para conservação dos recursos...

Autor: MUSAMI

05 de Janeiro de 2022

MUSAMI em campanha de recolha de árvores de Natal com Green City Makers

A MUSAMI associa-se à organização não governamental Green City Makers numa campanha de recolha de árvores de Natal naturais para valorização, mais concretamente para produção de composto.

A campanha de recolha de árvores de Natal naturais decorrerá de 10 a 17 de janeiro próximo. Para tal, deverá entrar em contacto com a Câmara Municipal da sua área de residência para agendamento da recolha:

Ponta Delgada - 800 205 479 Ribeira Grande - 800 203 432 Lagoa - 296 960 600 / 96 256 48 69 Vila Franca do Campo - 800 204 415 Povoação - 296 550 200 Nordeste - 296 488 364

...

Autor: MUSAMI/Green City Makers

21 de Dezembro de 2021

Dia Mundial do Solo 2021

A European Compost Network assinalou este ano pela primeira vez o Dia Mundial do Solo em resposta ao repto lançado pela FAO - Federação para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, a 5 de dezembro.

Na sequência das celebrações foi criada a Aliença Internacional do Composto, de que a MUSAMI faz parte através da ECN - European Compost Network e da ISWA - Internacional Solid Waste Association, enquanto membro destas duas organizações. A nova aliança congrega membros da Europa, América do Norte e Australásia.

Na mira está o encontro de soluções de mitigação das...

Autor: MUSAMI

15 de Dezembro de 2021

MUSAMI entre as 100 Maiores Empresas dos Açores em 2020

Pela primeira vez a MUSAMI entra na lista do ranking das 100 Maiores Empresas dos Açores, publicação anual da Açormédia, lançada a 10 de dezembro último. Na categoria do setor de Serviços ocupa o terceiro lugar, num ranking de quatro, após a SEGMA e Bensaúde, e a anteceder o Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

A MUSAMI - Operações Municipais do Ambiente EIM SA é a empresa intermunicipal gestora dos resíduos produzidos nos seis concelhos da ilha de São Miguel. Criada em 2006, tem sede na Ribeira Grande e três estruturas de operação: duas em Ponta Delgada e uma no...

Autor: MUSAMI

14 de Dezembro de 2021

Ricardo Rodrigues mantém presidência da MUSAMI

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, foi ontem reeleito para a liderança do Conselho de Administração da MUSAMI, assim como Cristina Calisto, autarca da Lagoa, e António Miguel Soares, do Nordeste, reconduzidos como 1º e 2º vogais, respetivamente. As eleições dos órgãos sociais da MUSAMI realizaram-se ontem, dia 22 de novembro, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo.

A Mesa da Assembleia Geral da MUSAMI mantém igualmente como presidente o autarca da Povoação, Pedro Melo, seguido do vice-presidente da Ribeira Grande, Carlos...

Autor: MUSAMI/ Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

23 de Novembro de 2021

Ponta Delgada aposta na educação ambiental com saco de praia

A Câmara Municipal de Ponta Delgada mantém a sua forte aposta na educação ambiental, desta feita com a criação do "saco de praia VV (Vai e Volta).

Trata-se de um saco reutilizável que pode ser usado tanto durante a época balnear como até mesmo depois do encerramento da mesma.

A criação do saco reutilizável, a ser oferecido pela autarquia, teve em conta a reutilização de resíduos urbanos, a promoção do artesanato local e para redução e consumo sustentáveis e de baixa pegada ecológica.

Este é mais um produto de economia circular. Um regresso ao passado não muito...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

19 de Novembro de 2021

Lagoa oferece compostores domésticos aos munícipes

A Câmara Municipal da Lagoa através do CEFAL - Centro de Educação e Formação Ambiental da Lagoa está a distribuir  compostores domésticos no município.

Basta entrar em contacto telefónico para a autarquia ou por endereço de correio eletrónico (ambiente@lagoa-acores.pt).

O fornecimento está limitado ao stock existente, ressalva a Câmara Municipal da Lagoa.

O compostor é entregue com um folheto explicativo, podendo entrar em contacto para o município em caso de dúvidas. Assim, para além de proteger o maio ambiente, está a poupar dinheiro, produzindo o seu...

Autor: MUSAMI/Camara Municipal da Lagoa

19 de Novembro de 2021

Descartáveis proibidos desde 1 de novembro

Mais concretamente os cotonetes, palhinhas, copos, talheres e pratos de plástico. Ou seja, plásticos de uso único, ao abrigo do Decreto-Lei nº 78/ 2021 de 24 de setembro. Estes produtos vão deixar de estar á venda em toda a União Europeia.

Trata-se precisamente de uma transposição da Diretiva (UE) 2019/904, relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente e que altera as regras relativas aos produtos de plástico nos pontos de venda de pão, frutas e legumes.

A nova legislação tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de plástico de...

Autor: MUSAMI

12 de Novembro de 2021

Todo o cuidado é pouco na separação de resíduos

Se é verdade que se assiste a um aumento da taxa de separação de resíduos nos últimos anos, também se verifica algum nível de contaminação que pode inviabilizar a sua reciclagem. Isto muitas vezes por desconhecimento dos consumidores. Sempre que tiver dúvidas, partilhe connosco, mas nunca deixe de separar.

Todos sabem que o contentor amarelo é destinado ao plástico/metal, o azul para o papel/cartão e o verde para o vidro. Mas há ter atenção aos materiais que não são recicláveis.

Por exemplo, nem todo o plástico é reciclável. Em Portugal, o sistema de reciclagem encontra-se...

Autor: MUSAMI

12 de Novembro de 2021

MUSAMI promoveu ações na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Oficinas de Compostagem Doméstica na comunidade escolar, Workshop sobre o Substrato Orgânico MUSAMI com visita ao Parque de Verdes no Ecoparque da Ilha de São Miguel, compuseram o cartaz da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu de 20 a 28 de novembro.

"Comunidades Circulares" foi o grande tema de 2021, assente no conceito de economia circular, que visa edificar uma cadeia de valor com suporte nos resíduos recicláveis, baseada na política dos 3R's: reduzir, reutilizar, reciclar.

O objetivo passou por demonstrar como manter os materiais que...

Autor: MUSAMI

10 de Novembro de 2021

MUSAMI rumo à economia circular

Com o aumento da taxa de separação de resíduos na mira, a MUSAMI elaborou pela primeira vez o Plano de Educação e Promoção da Economia Circular, indo ao encontro da estratégia da União Europeia pela sustentabilidade ambiental.

O plano assenta em oito eixos para o período 2022-2024: Programa Campanha, Programa Educa, Programa Smart, Programa Parceiros, Programa Orgânico Mais, Programa Efemérides, Programa Circula e Programa Eco Social.

As grandes novidades vão para os programas Orgânico Mais e Circular. O primeiro refere-se à sensibilização da população para a separação...

Autor: MUSAMI

12 de Outubro de 2021

Diga Não ao Desperdício Alimentar

O Dia Mundial da Alimentação assinala-se no próximo sábado, 16 de outubro. A sustentabilidade e o desperdício têm constituído os principais temas dos últimos anos. E é possível adotar uma alimentação saudável e sem perdas colateriais. Tudo uma questão de consciência ambiental e social.

A data que se celebra desde 1981, instituída pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, estrutura sedeada no Quebec, no Canadá, tem como objetivos a atenuação da pobreza e da fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, melhor nutrição e segurança alimentar.

E...

Autor: MUSAMI

12 de Outubro de 2021

Lagoa continua a distribuir ecopontos domésticos pelo concelho

A Câmara Municipal da Lagoa prossegue a distribuição gratuita pelo concelho dos ecopontos domésticos, compostos por três contentores de 35 litros para os resíduos de embalagens de papel/cartão, plástico/metal e vidro.

Depois da Ribeira Chã, Água de Pau, cabouco, lugar dos Remédios e lugar da Atalhada, segue-se agora a restante distribuição por todas as habitações das freguesias de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Cruz.

Este é um investimento na ordem dos 583 mil euros, financiado pelo PO Açores2020, que permite dar continuidade à aposta do município no sistema de recolha...

Autor: Câmara Municipal da Lagoa

30 de Setembro de 2021

MUSAMI distinguida pela Direção Regional do Turismo

A MUSAMI recebeu ontem da Direção Regional do Turismo o distintivo enquanto subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, nas comemorações do Dia Mundial do Turismo.

Este resulta da parceria e compromissos assumidos pela MUSAMI em 2019 para fazer face aos desafios económicos, sociais e ambientais com que o planeta se defronta atualmente.

São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáve, definidos pela Organização das Nações Unidas, de entre os quais se destacam a erradicação da pobreza e da fome, a educação de qualidade, a igualdade do género, trabalho...

Autor: MUSAMI

28 de Setembro de 2021

Contentor de têxteis relocalizado na Ribeira Grande

O contentor para depósito de resíduos têxteis e calçado da Ribeira Grande foi relocalizado do parque de estacionamento da grande superfície comercial Continente para junto à esquadra da Polícia de Segurança Pública da Ribeira Grande.

Esta foi a solução encontrada para evitar a repetição de atos de vandalismo de que o contentor vinha sendo alvo nos últimos meses. Os restantes contentores instalados na Povoação, Vila Franca do Campo e Nordeste, matêm as suas localizações.

De janeiro a julho do presente ano, foram recolhidos mais de seis toneladas de resíduos têxteis destes...

Autor: MUSAMI

07 de Setembro de 2021

Regresso às aulas ecológico

Começou já a contagem decrescente para o arranque do novo ano letivo a 13 de setrembro! Uma altura de frenesim para pais e filhos na organização dos cadernos,manuais, mochilas e outros materiais. Mas aqui pouoar e evitar o desperdício também se devem aplicar!

Deixamos aqui algumas dicas para entrar num novo período sem grandes gastos e com muita criatividade à mistura, em seis passos simples!

1 - Fazer uma lista

Anotar o que é necessário levar para a escola é a melhor forma de se preparar para um novo ano letivo, como é tudo o que implicam os...

Autor: MUSAMI

30 de Agosto de 2021

Plástico ameaça produção de composto - revela relatório europeu

Estudo realizado pela ECN - European Compost  Network sobre a qualidade da produção de composto a partir da recolha de resíduos orgânicos, indica que a presença de plástico é prejudicial para a sua produção e respetivo uso nos solos.

O relatório em causa refere-se à qualidade do composto obtido por via da recolha seletiva e a presença de plásticos no produto final, conforme se pode ler no documento divulgado pela instituição.

O documento incide em quatro aspetos: os plásticos com base biológica, os plásticos convencionais (não compostáveis), os plásticos compostáveis e...

Autor: MUSAMI

30 de Agosto de 2021

Obras do Centro de Tratamento Mecânico a bom ritmo

A construção do Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos da Ilha de São Miguel encontra-se dentro do prazo e a operação deverá arrancar ainda no primeiro trimestre de 2022.

A unidade terá capacidade para processar cerca de 30 toneladas de resíduos por hora, permitindo aumentar a taxa de valorização de resíduos para reciclagem, em cumprimento das metas europeias definidas.

Esta linha de tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes da recolha indiferenciada, terá uma capacidade nominal mínima de tratamento de 55 mil toneladas ao ano.

Mais...

Autor: MUSAMI

30 de Agosto de 2021

Culturas de outono

Com o culminar do verão e as colheitas da estação, a altura é de começar a preparar as culturas de outono-inverno na sua horta! Sem esquecer o uso do SO MUSAMI, substrato 100% natural, com propriedades excelentes para o enriquecimento dos solos!

Esta é a melhor época não só para preparar a produção de hortaliças de inverno, como prosseguir com a abertura de civas destinadas às plantações do mês de outubro que incluem as fruteiras. Tempo também de inspecionar as enxertias e pulverizar os citrinos.

E o que se pode cultivar antes do inverno? Aqui encontram-se a acelga, o...

Autor: MUSAMI

30 de Agosto de 2021

MUSAMI entrega equipamento à APCSM

A MUSAMI - Operações Municipais do Ambiente EIM SA entregou ontem à APCSM - Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel uma cadeira para hidroterapia, essencial para a qualidade de vida e cuidados especiais dos seus utentes, crianças e adultos com paralisia cerebral.

Tal resulta de uma parceria que a MUSAMI estabelece com esta entidade particular de solidariedade social desde 2011, no âmbito da responsabilidade social que a empresa assume na comunidade em que se encontra inserida, dando resposta às necessidades mais prementes, mobilizando as organizações em simultâneo na...

Autor: MUSAMI

18 de Agosto de 2021

APA prepara regras para compostagem doméstica

A Agência Portuguesa do Ambiente está a preparar um conjunto de regras gerais para a compostagem doméstica de biorresíduos dirigida aos cidadãos.

Refere-se concretamente à compostagem de resíduos de jardinagem como de cascas de vegetais, de legumes, hortaliças, fruta, borras de café, entre outros, geralmente produzidos na confeção de alimentos. trata-se de um instrumento útil para o cidadão com visão ecológica, permitindo assim que faça a compostagem em casa com segurança, resultando num produto de qualidade, a ser utilizado na sua própria horta ou quinta.

No entanto,...

Autor: MUSAMI

15 de Julho de 2021

MUSAMI associada da APEMETA desde junho

A MUSAMI acaba de se associar à APEMETA - Associação de Empresas de Tecnologias Ambientais. Uma relação que já data de alguns anos agora oficializada.

A APEMETA é uma associação empresarial do setor ambiental, privada e sem fins lucrativos, foi fundada em 1989 e constituída em 1991, com o objetivo de apoiar a atividade empresarial do setor e representa atualmente cerca de 160 empresas associadas.

A APEMETA tem por finalidade promover ações que visem o desenvolvimento das empresas associadas, disponibilizando serviços de consultoria, informação técnica especializada,...

Autor: MUSAMI

08 de Julho de 2021

Produção de resíduos per capita atinge 632 quilos em São Miguel

Esta é uma das conclusões do Relatório de 2020 do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos da Região Autónoma dos Açores, elaborado anualmente pela Direção Regional do Ambiente.

De acordo com o documento, São Miguel terá de aumentar a sua valorização material e orgânica, sendo fundamental a diminuição dos quantitativos eliminados em aterro sanitário. Na ilha verde, produziu-se 86.845 toneladas de resíduos urbanos.

Em todo o arquipélago foram produzidas 141.798 toneladas de resíduos urbanos, menos 3924 toneladas em relação ao ano anterior, o que representa uma...

Autor: MUSAMI

08 de Julho de 2021

Melhor reciclagem de ECAL dá prémio

A Tetra PAK e a Sociedade Ponto Verde juntaram-se para lançar o concurso "Melhor Desempenho. Mais Reciclagem" com o objetivo de envolver os sistemas de gestão de resíduos urbanos de todo território nacional.

O sistema com maior entrega de embalagens de cartão para alimentos liquídos (ECAL) em 2021 será premiado com 10 mil euros, a atribuir a uma instituição particularv de solidariedade social da sua zona de atuação.

O concurso foi divulgado no Webinar "Melhor Desempenho. Melhor Reciclagem" realizado a 24 de junho, onde Ingrid Falcão, responsável pela sustentabilidade na...

Autor: MUSAMI

08 de Julho de 2021

Férias criativas com reutilização de materiais

Época de verão geralmente é aquela em que as pessoas tiram mais dias de férias para estar com os seus filhos ou simplesmente descansar, nem que seja apenas fazer algo diferente ao fim de semana. Sinónimo de descontração, praia, convívios. Mas em tempos de confinamento, é a altura ideal para dar asas à criatividade e espalhar boas energias!

Não podendo sair de casa, há ocupações de lazer que podem trazer um novo alento aos dias que correm, fomentando ao mesmo tempo os laços familiares: a reutilização! Envolver a família na reccriação de peças que já tem em casa, ou aproveitar...

Autor: MUSAMI

08 de Julho de 2021

Micaelenses doam mais de 2 toneladas de têxteis

Preocupados com a redução de resíduos e em ajudar o próximo, assim revela a quantidade de têxteis depositados nos contentores distribuídos pelos concelhos de Ribeira Grande, Povoação, Vila Franca do Campo e Nordeste, nos primeiros meses de 2021: 2019,19 quilos de roupa e calçado.

Este é o resultado de uma parceria estabelecida entre a MUSAMI e a Solidaried'arte - Associação de Integração pela Arte e Cultura, em 2019. O protocolo tem como objetivo a redução de resíduos em aterro sanitário, em resposta às metas definidas pela União Europeia.

A MUSAMI cede os contentores para...

Autor: MUSAMI

30 de Junho de 2021

MUSAMI faz balanço positivo a sensibilização ambiental em 2021

A Mensagem da MUSAMI chegou diretamente a cerca de mil crianças e adultos nos primeiros seis meses do corrente ano. Em tempo de restrições decorrentes da pandemia por COVID 19, o balanço em matéria de sensibilização ambiental é positivo.

Esta prossegue no terreno noutros formatos. Para além de sessões presenciais em alguns estabelecimentos de ensino, a MUSAMI apostou igualmente na videoconferência, e ainda recebeu cerca de uma dezena de visistas de estudo ao Ecoparque da Ilha de São Miguel com quase duas centenas de visitantes. No primneiro semestre de 2021, as sessões de...

Autor: MUSAMI

24 de Junho de 2021

Smart Waste Portugal divulga lista de plásticos a eliminar até 2025

A Associação Smart Waste Portugal publicou este mês o Pacto Português para o Plástico com a listagem dos plásticos de uso único considerados problemáticos e/ou desnecessários e a eliminar até 2025, determinando em simultâneo uma solução para a respetiva substituição.

Por exemplo, até 2021 aponta materiais a eliminar como as cotonetes, talheres e pratos descartáveis, palhinhas, agitadores de bebidas, varas para balões, copos e embalagens em EPS ou XPS, assim como produtos em plástico oxodegradável. Isto uma vez que constituem uma problemática quando não são depositados nos sítios...

Autor: MUSAMI

18 de Junho de 2021

Lagoa distribui ecopontos domésticos no Dia do Ambiente

A Câmara Municipal de Lagoa começou a distribuir gratuitamente a 5 de junho ecopontos domésticos compostos por três contentores de 35 litros, todos identificados com chip, na freguesia da Ribeira Chã. O município quer levar ecopontos a todas as casas do concelho.

Num investimento de 583 mil euros, financiado pelo PO Açores 2020, que permite dar continuidade à aposta da autarquia no sistema de recolha de resíduos porta a porta, com especial atenção à fração reciclável, pretende qie todos os munícipes do concelho possam separar mais facilmente os seus resíduos. No mesmo âmbito, irão...

Autor: Câmara Municipal da Lagoa

07 de Junho de 2021

MUSAMI assinala Dia Mundial do Ambiente junto do ensino pré-escolar

A MUSAMI leva a 13 turmas de seis estabelecimentos de ensino pré-escolar uma peça de teatro alusiva à importância da separação de resíduos para reciclagem, a assinalar o Dia Mundial do Ambiente que se celebra a 5 de junho.

A sensibilização percorrerá as escolas entre 4 e 11 de junho, designadamente: EB1/JI José Cordeiro, EBI Canto da Maia, EB1/JI Milagres, EB1/JI Cardeal Humberto Medeiros, EB1/JI Outeiro e EBI da Maia, abrangendo cerca de 260 alunos.

A MUSAMI prossegue assim as suas ações de sensiblização ambiental junto da faixa etária infantil, considerada um agente...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

04 de Junho de 2021

Câmara da Povoação investe 306 mil euros em ecopontos domésticos

A pensar na salvaguarda do meio ambiente, num futuro mais amigo da natureza e na qualidade de vida das crianças e jovens de amanhã, a Câmara Municipal da Povoação avançou com a distribuição de contentores porta-aporta pela população da freguesia de Água Retorta.

Os ecopontos domésticos destinam-se à separação do lixo que é produzido nos lares povoacenses. Até ao final do mês de maio esta campanha chegará a todo o município. Com estes contentores, foram ainda distribuídos folhetos explicativos de como utilizar adequadamente os novos equipamentos.

No total foram adquiridos 16...

Autor: Câmara Municipal da Povoação

11 de Maio de 2021

MUSAMI renova certificação de Sistema de Gestão Integrado

Terminou em abril mais um ciclo de auditorias ao Sistema de Gestão Integrado da MUSAMI, culminando com a auditoria externa pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER). A empresa vê assim renovada a sua certificação nos seguintes referenciais normativos: NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015, NP ISO 45001:2019, e NP EN ISO 50001:2019.

Em suma, o sistema de gestão de Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e Energia, revelou um bom desempenho em 2020, com grande capacidade para melhorar a sua prestação em diversas áreas de atuação.

A salientar, a APCER...

Autor: MUSAMI

30 de Abril de 2021

Nova campanha apela à separação do vidro

"Com o vidro nada se perde, tudo se transforma - Recicle as suas embalagens de vidro" é o mote que a MUSAMI lança junto da população já na póxima semana. Esta campanha de Comunicação e Sensibilização Ambientalprolonga-se até junho e visa o aumento das quantidades das embalagens de vidro recolhidas seletivamente.

Trata-se de um resíduo ou matéria prima com potencial de crescimento, só possível com a participação da população através da deposição e encaminhamento de resíduos recicláveis, neste caso especial as embalagens de vidro como garrafas e frascos.

A campanha a lançar...

Autor: MUSAMI

30 de Abril de 2021

Primeiro Relatório Integrado traça balanço positivo em 2020

A MUSAMI elaborou pela primeira vez o Relatório Integrado de 2020, documento que os Relatórios e Contas e de Sustentabilidade. Este reflete toda a atividade, desde a área financeira à ambiental, perspetivando o futuro.

O relatório revela que a valorização de resíduos cresceu 17%, encerrando o ano com um saldo liquído de 651 615 euros, mais 98% em relação a 2019. O volume de negócios foi de 6,50 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 15% face o ano anterior.

Em 2020, a MUSAMI recebeu 95.210 toneladas de resíduos no Ecoparque da Ilha de São Miguel. Os resíduos...

Autor: MUSAMI

26 de Abril de 2021

Ribeira Grande com dois eco-centros para recolha de resíduos

O concelho da Ribeira Grande dispõe de dois eco-centros, um no parque industrial, outro junto ao armazém municipal na freguesia da Lomba da Maia, locais onde os munícipes podem depositar resíduos de grandes dimensões de forma gratuita.

Para além do papel, cartão ou vidro que são encaminhados para reciclagem, os eco-centros também podem receber eletrodomésticos, equipamentos eletrónicos, resíduos verdes ou resíduos de obras de construção civil que são devidamente tratados em encaminhados.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visitou o eco-...

Autor: Câmara Municipal da Ribeira Grande

09 de Fevereiro de 2021

Doadas 14 paletes de leite a Banco Alimentar em 2020

A MUSAMI entregou em 2020 ao Banco Alimentar Contra a Fome da Ilha de São Miguel 14 paletes de leite meio gordo, distribuídos nos cabazes entregues mensalmente a famílias carenciadas apoiadas por aquela instituição, no âmbito de um acordo de responsabilidade social estabelecido entre as duas entidades. Uma parceria que decorre desde 2014.

Estas famílias, por seu turno, entregam os seus resíduos recicláveis à organização como forma de sensabilização para a importância da separação de resíduos para o meio ambiente. No ano passado, entregaram 5,52 toneladas de resíduos...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

29 de Janeiro de 2021

Recolha de têxteis atinge mais de seis toneladas em 2020

Em 2020, foram recolhidos 6475 quilos de têxteis dos contentores distribuídos nos concelhos de Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste. Este é o resultado de uma parceria estabelecida entre a MUSAMI e a Solidaried'arte - Associação de Integração pela Arte e Cultura, em 2019.

Este protocolo tem como objetivo a redução de resíduos em aterro sanitário, em resposta às metas definidas pela União Europeia. A MUSAMI disponibilizou para esse efeito contentores especificamente para têxteis, cabendo à organização não governamental recolher o material e distribuir o...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

28 de Janeiro de 2021

Resíduos para reciclagem crescem 7,5% em 2020

Em 2020 verificou-se uma redução de produção de resíduos na ordem de 0,50%, sendo que os recicláveis registam, por seu turno, um crescimento de 7,52%. A MUSAMI faz assim um balanço positivo, tendo em conta que a tendência que vem a consolidar-se nos últimos anos revela uma maior consciencialização por parte dos cidadãos em matéria de separação de resíduos.

O papel continua a ser o material que os micaelenses mais separaram em 2020 a atingir 4300 toneladas, seguindo-se o pláticos com 2319 toneladas, e por fim o vidro com 2056 toneladas- Os resíduos de jardim mantêm a evolução...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

22 de Janeiro de 2021

Balanço positivo para Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2020

Foram 2071 os participantes nos eventos organizados pela MUSAMI no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020, de 21 a 29 de novembro.

A Semana Europeia de Prevenção de resíduos arrancou com um Workshop online de Cozinha sem Desperdício com a food blogguer Sónia Melo, no Facebook, contando com 1811 participantes. Um workshop muito prático com muitas dicas sobre aproveitamento de sobras alimentares.

As ações prosseguiram durante uma semana com sessões de sensibilização online junto de 13 turmas de quatro estabelecimentos de ensino, para um total de 260 alunos da...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

04 de Dezembro de 2020

Ponta Delgada inaugura Eco-centro móvel

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, acompanhada pela veradora do Ambiente, Ana Almeida, inaugura na última sexta-feira o Eco-centro móvel no Parque Urbano da cidade.

Trata-se de um equipamento que serve para armazenar resíduos de fileiras específicas nas zonas mais afastadas no concelho de Ponta Delgada.

Segundo afirmou Maria José Lemos Duarte, o novo equipamento vem comprovar a grande aposta da autarquia na defesa do ambiente, ao mesmo tempo que vai facilitar a reciclagem nas freguesias mais afastadas do centro urbano.

O Eco-...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

02 de Dezembro de 2020

Povoação adquire contentores para recolha seletiva para as habitações

No âmbito do reforço para a implementação da recolha seletiva levado a cabo pela Câmara Municipal da Povoação, a autarquia já adjudicou a aquisição de 16 mil contentores de 40 litros cada, compostos por quatro mil conjuntos, com a finalidade de serem distribuídos por todas as habitações do concelho com fornecimento de água e serviço de resíduos.

Com a distribuição desses conjuntos, todos os munícipes ficam com as condições de fazerem a separação dos seus resíduos, pois que os mesmo permitem fazer uma correta separação, designadamente: plástico/metal, vidro, papel/cartão e orgânicos...

Autor: Câmara Municipal da Povoação

02 de Dezembro de 2020

Resíduos invisíveis são tema da Semana da Prevenção de Resíduos 2020

A MUSAMI arrancará a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos de 2020 com um Workshop online de Cozinha Sem Desperdício com a food bloggre Sónia Melo, a 22 de novembro, a partir das 14h00, no Facebook.

O objectivo passa por consciencializar as pessoas para o problema do desperdício alimentar, dando a conhecer escolhas saudáveis, a partir de sobras alimentares, protegendo o ambiente, por via da redução da produção de resíduos.

Com uma duração de 30 minutos, o menu terá precisamente em conta o seu aproveitamento, em detrimento do descarte no lixo indiferenciado. Serão...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

03 de Novembro de 2020

MUSAMI mantém parceria para recolha de têxteis

A MUSAMI em parceria com a Solidaried'Arte - associação de Integração pela Arte e Cultura tem um projeto de recolha de têxteis que se encontrem em boas condições, bem como calçado, acessórios e brinquedos. Estes materiais destinam-se a feiras Eco Solidárias! Participando nesta recolha, está a contribuir para com os mais necessitados e evita que vão parar a aterro sanitário, aumentando o tempo de vida útil deste!

Os contentores encontram-se nas seguintes localizações:

Nordeste - Vila, no estacionamento do "Jogo da Choca"

Vila Franca do Campo - parque de...

Autor: Cecília Marques Araújo

19 de Agosto de 2020

Lançado concurso para novo aterro sanitário do Ecoparque

Foi lançado a 30 de junho o concurso público da empreitada de construção da Célula 2 do Ecoparque da Ilha de São Miguel, pelo valor base de 1 milhão de euros. Os interessados deverão apresentar proposta até 30 dias a contar da data de envio do procedimento para publicação.

A célula terá uma área impermeabilizada de cerca de 1,14 hectares e uma superfície basal de aproximadamente 5673m3. A sua capacidade de vida útil deverá ter 11 anos, com uma capacidade de encaixe de resíduos correspondente a 155.000 toneladas. O prazo de execução da empreitada é de 240 dias após a sua adjudicação...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

03 de Julho de 2020

MUSAMI prepara novo ciclo de investimentos

Esta é a mensagem que o presidente do Conselho de Administração da MUSAMI, Ricardo Rodrigues, deixa na introdução do Relatório e Contas 2019, ano marcado pela positiva ao nível de resultados em diversas frentes. O documento foi aprovado na última Assembleia Geral.

De acordo com o documento, assiste-se a uma evolução positiva nas suas vendas, decorrentes do aumento da produção de eletricidade por via do aproveitamento do biogás. O mesmo sucede em relação à prestação de serviços com tendência crescente, obtendo agora uma nova receita proveniente dos serviços de recolha de resíduos...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

30 de Junho de 2020

Porque todos os cuidados são poucos

Máscaras, luvas e lenços de papel devem ser depositados no lixo comum. Nunca atirar ao chão, seja em que circunstância for. Não são reciclavéis. Os resíduos também têm a ver com saúde pública, embora á primeira vista passe despercebido. É importante reter esta informação que pode fazer a diferença  para todos nós. Já os recipientes para gel de alcool devem ser descartados no ecoponto amarelo.

Com o surgimento de novos casos de COVID-19 na ilha de São Miguel, importa manter os cuidados adotados nas nossas vidas. Não baixar a guarda, sem medos ou alarmismos. Basta...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

25 de Junho de 2020

MUSAMI lança desafio no Dia Mundial do Ambiente

Um vídeo entre 30 a 60 segundos a fazer a separação de resíduos é o desafio que a MUSAMI lança no Dia Mundial do Ambiente junto dos jovens dos 12 aos 17 anos de idade. "Faz parte do Desafio do Dia do Ambiente e habilita-te a ganhar um tablet!" é o repto lançado hoje. Os vídeos serão submetidos a avaliação do público na página da MUSAMI no Facebook e devem ser enviados até dia 14 de junho. Quem reunir o maior número de "likes" até 19 de junho leva um tablet para casa!

Esta é uma forma de agradecer a todos os profissionais que trabalham nos resíduos na altura de quarentena e...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo/Cecília Araújo

05 de Junho de 2020

Relatório de Sustentabilidade de 2019 já está disponível

O sexto Relatório de Sustentabilidade da MUSAMI do ano 2019 já se encontra disponível no site em https://www.musami.pt/sites/default/files/relsustentabilidade2019.pdf. O documento revela o caminho percorrido, na permanente busca por um melhor desempenho em toda a linha, desde o planeamento, passando pela execução de projetos, controlo, monitorização e avaliação dos resultados, em alinhamento com objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas.

A MUSAMI conta...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

29 de Maio de 2020

MUSAMI adjudica Centro de Tratamento Mecânico a consórcio por 4,3 ME

A MUSAMI acaba de obter o visto do Tribunal de Contas para avançar com a empreitada do Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos da Ilha de São Miguel, adjudicada ao consórcio EFACEC - Engenharia e Sistemas SA e Marques SA, pelo valor de 4,3 milhões de euros.

A obra terá a duração de 13 meses e prevê uma área de construção coberta de 990 metros quadrados. Esta linha de resíduos sólidos urbanos (RSU), provenientes da recolha indiferenciada dos seis municípios integrantes da MUSAMI, terá uma capacidade nominal mínima de tratamento de 55.000 toneladas ao ano.

Esta linha de...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

22 de Maio de 2020

MUSAMI mantém as certificações dos seus sistemas de gestão

A MUSAMI acaba de ver renovada pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) a certificação da qualidade e ambiente, migrando também para a norma ISO 45001:2019, no que toca ao sistema de gestão de saúde e segurança. Em matéria da gestão da energia, assiste agora a uma transição para a norma ISO 50001:2019.

Significa isto que a MUSAMI deu um salto qualitativo em várias frentes da certificação. Este é o resultado das auditorias e análises realizadas aos procedimentos de todos os departamentos que compõem a MUSAMI, entre 20 e 24 de abril, pela APCER. Auditorias estas que têm...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

14 de Maio de 2020

Estudo aponta para custos de 137 milhões na expedição de resíduos

O valor do custo da operação de valorização energética dos resíduos de São Miguel para expedição para a TERAMB e para o mercado externo ascende a cerca de 137 milhões de euros. Esta é a conclusão do estudo realizado pela Faculdade de Economia da Universidade dos Açores para a MUSAMI - Operações Municipais do Ambiente EIM SA.

O estudo dos custos da valorização energética dos resíduos de São Miguel na Terceira foi entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a 8 de maio.

De acordo com o estudo elaborado, a ilha Terceira terá capacidade para receber apenas...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

13 de Maio de 2020

MUSAMI adjudica Centro de Tratamento Biológico a EFACEC/Marques

A empreitada do Centro de Tratamento Biológico de Resíduos da Ilha de São Miguel (CTBRISM) foi adjudicada ao consórcio de empresas EFACEC - Engenharia e Sistemas SA e Marques SA, através de concurso público internacional, pelo montante de 6.485.000,00 €.

A construção terá a duração de 16 meses, conforme definido pelo cardeno de encargos, estando agora o arranque da obra pendente do visto do Tribunal de Contas.

Com estas instalações industriais de carácter sustentável e ambientalmente adequadas no domínio da gestão integrada de resíduos, a MUSAMI fica dotada das condições...

Autor: Cecília Araújo/Rita Rebelo

12 de Maio de 2020

Recolha seletiva cresce 16% no primeiro trimestre

A recolha seletiva de resíduos aumentou nos primeiros três meses do ano 16,11%, enquanto a indiferenciada decresceu 1,15%, reflexo de uma maior consciência das populações que em simultâneo produzem menos resíduos perante o cenário de pandemia pelo COVID-19 que estão a viver.

De janeiro a março, o papel/cartão é o resíduo que as pessoas mais separaram para reciclagem (1056,4 toneladas), seguindo-se o plástico/metal (743,1 toneladas) e por fim o vidro (507,1 toneladas). Os resíduos verdes/jardinagem, por turno, atingem 2899,7 toneladas.

Aguarda-se uma quebra de resíduos a...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

28 de Abril de 2020

Novas instruções na deposição de resíduos urbanos

A MUSAMI apela à população para a adoção de novas regras de descarte de resíduos domésticos durante o período em que durar a pandemia, bem como cuidados no seu manuseamento:

As luvas, as máscaras e lenços de papel devem ser fechados em sacos e depositados no lixo comum. Nunca no ecoponto. Nunca abandonar no chão! Se tiver na sua família pessoas infetadas ou em quarentena, lembre-se que os resíduos também podem estar contaminados. Deverá, portanto, tomar as seguintes precauções:

            - Borrifar os resíduos com lixívia de todas as vezes que...

Autor: MUSAMI

17 de Abril de 2020

Cuidados a ter na deposição de resíduos nos contentores

A recolha seletiva de resíduos porta a porta e nos ecopontos mantém-se nos horários definidos, independentemente do estado de emergência em que se encontra o país. Todavia há cuidados a ter na sua deposição, a bem da saúde pública.

Em primeiro lugar, as luvas, as máscaras e os lenços de papel devem ser depositados no lixo comum, jamais nos ecopontos ou no chão como se vem verificando junto às áreas das grandes superfícies comerciais. Neste momento, perante o atual cenário de pandemia, estes são considerados resíduos com alguma carga perigosa pelo que devem ser colocados no...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

15 de Abril de 2020

Recolha seletiva de resíduos mantém-se em cenário de pandemia

A recolha seletiva de resíduos porta a porta e nos ecopontos mantém-se, independentemente do estado de emergência em que se encontra o país. Após sua recolha serão mantidos, porém em período de quarentena antes de triados para segurança dos colaboradores que operam no Centro de Triagem Automatizado, e por razões de saúde pública, evitando a propagação do novo Coronavírus.

Esta é uma das orientações emanadas pela Direção Regional do Ambiente e pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos dos Açores, que as Câmaras Municipais da Ilha de São Miguel e a MUSAMI estão a adotar, em...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

25 de Março de 2020

Orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de COVID-19

O Ministério do Ambiente e Ação Climática através da Agência Portuguesa do Ambiente e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, definiu um conjunto de orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por COVID 19.

As orientações visam garantir a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e prevenir a disseminação da doença, compatibilizando-a com a necessidade de uma gestão eficaz e eficiente dos resíduos.

Nesse sentindo, alertamos para a seguinte situação: perante caso(s) suspeito(s) ou confirmado(s) de infeção por COVID-19 em...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

19 de Março de 2020

ATENÇÂO - Medidas adotadas no âmbito da prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus

Tendo em consideração o atual panorama de emergência de saúde pública, decretado pelo Governo Regional dos Açores, relativo ao surto da doença COVID-19, a MUSAMI vai adotar as seguintes medidas preventivas no funcionamento da atividade dos Ecoparques I,II e III:

Pesagens:

Fica imediatamente suspensa a recolha de assinatura/rubrica dos clientes pelos serviços da Portaria, no talão de pesagem ou qualquer outro registo: Caso o cliente pretenda talão assinado/rubricado, quando retomada a normalidade, a MUSAMI irá proceder à emissão e assinatura/...

Autor: DALVOR - Direção de Aterros, Logística, Valorização Orgânica e Reciclagem

16 de Março de 2020

Sensibilização chega a mais de 9000 em 2019

A MUSAMI sensibilizou 9016 crianças, jovens e adultos em 2019, nos seis concelhos da ilha de São Miguel. As regras e a importância da separação de resíduos são o grande tema das ações ministradas em escolas, empresas e instituições.

Destas, cerca de 2000 visitaram o Ecoparque da Ilha de São Miguel, onde conferem localmente a importância que a separação de resíduos assume para a MUSAMI  em toda a linha, alertando em simultâneo para uma melhor separação dos resíduos em casa, de modo a garantir o encaminhamento dos materiais para reciclagem com a máxima qualidade possível.

...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

06 de Março de 2020

Preocupações ambientais marcam Batalha das Limas 2020

A Batalha das Limas de Ponta Delgada regressa a 25 de fevereiro à Avenida Infante Dom Henrique, das 14h30 às 19h00, com novas medidas para reduzir o seu impacto ambiental.

A cidade de Ponta Delgada é todos os anos palco desta tradição única no país, onde participam centenas de pessoas que se defrontam no Dia do Entrudo, "armadas" com sacos de água.

Este ano, no sentido de reduzir a sua pegada ambiental, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, com a colaboração da ARTAC (Associação regional para a promoção e desenvolvimento do turismo, ambiente, cultura e saúde dos Açores),...

Autor: Rita Teves

18 de Fevereiro de 2020

Doações da Eco 5 atingem 1,8 toneladas em 2019

A MUSAMI doou em 2019 mais de 1800 quilos de hortaliças a cinco instituições particulares de solidariedade social. São produtos que resultam das culturas da quinta - Eco5 - do Ecoparque da Ilha de São Miguel, cultivadas com o composto SO-MUSAMI.

O Banco Alimentar Contra a Fome da Ilha de São Miguel, a Casa dos Manaias, o Centro Paroquial Bem Estar Social de São José, o Intituto de Apoio à Criança e o Instituto Bom Pastor - Nossa Senhora de Fátima, são as entidades contempladas. A iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade social que a MUSAMI assume na comunidade em que...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

13 de Fevereiro de 2020

MUSAMI com Banco Alimentar na sensibilização ambiental

Estão a ser realizadas ações de sensibilização ambiental junto dos utentes do Banco Alimentar contra a Fome de São Miguel. Desde janeiro foram efetuadas oito sessões nos concelhos de Lagoa, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Povoação, Vila Franca do Campo e Nordeste, junto de cerca de 200 pessoas.

A importância e as regras de separação de resíduos são o foco destas ações com vista a aumentar a taxa de valorização de resíduos da ilha de São Miguel, chamando as famílias a protegerem o planeta que pretendem legar aos seus filhos e netos por via de um gesto muito simples e intuitivo...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

07 de Fevereiro de 2020

Programa Parceiros chega a 283 empresários em 2019

"Compromisso com o Ambiente - Nós Reciclamos!" é o mote da campanha que a MUSAMI está levar a cabo junto de setores de atividade económica desde 2016. O programa Parceiros foi lançado no terreno, em apelo às áreas da restauração e comércio para a importância da separação de resíduos, com atribuição do Selo Ambiental para os cumpridores.

Em 2019, o projeto chegou a 283 empresários do setor da restauração. A brigada de sensibilização ambiental, composta por três elementos, calcorreou todos os concelhos da ilha de São Miguel: Lagoa, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

04 de Fevereiro de 2020

Ponta Delgada promove sensibilização ambiental nas 24 freguesias

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai realizar ações de sensibilizaçãp sobre a importância da correta separação de resíduos. A iniciativa desenvolver-se-á através da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos.

A primeira dessas sessões será a 12 de fevereiro, às 20h00, na Junta de Freguesia de Fenais da Luz. 

A promoção destas ações de sensibilização têm em conta a crescente produção de resíduos e a grande preocupação que daí advém no sentido de que a informação possa chegar a todos. Um dos principais objetivos da iniciativa camarária é informar sobre a importância da...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

03 de Fevereiro de 2020

Crescimento da reciclagem ultrapassa 13% em 2019

O aumento dos resíduos encaminhados para reciclagem atinge os 13,9% em 2019, por comparação a 2018. Trata-se de um crescimento muito substancial, com destaque para a evolução da valorização do vidro, do papel, das embalagens de madeira e dos resíduos de jardim, prova que a grande atividade de sensibilização desenvolvida pela MUSAMI incentivou as populações a separarem mais os seus resíduos.

Cientes de que há muito a crescer nesta área, a MUSAMI e as Câmaras Municipais mantêm equipas de sensibilização em contacto com as populações para esclarecer como devem proceder e contribuir...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

29 de Janeiro de 2020

Câmara da Lagoa vai adquirir ecopontos domésticos para as habitações

A Câmara Municipal da Lagoa vai adquirir ecopontos domésticos de 35 litros para distribuir por todas as habitações do concelho.

Trata-se de uma medida da autarquia no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Açores 2020 e representa um investimento total de 512.760,00  euros, financiados a 85% pelo PO Açores 2020, e que permitirá dar continuidade à aposta do município no sistema porta a porta de recolha de resíduos, explica nota da autarquia.

No seguimento da aposta do município na recolha porta a porta em detrimento da recolha de proximidade (contentores...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo/ Açoriano Oriental Online

24 de Janeiro de 2020

Recolha de têxteis ultrapassa cinco toneladas em 2019

Os micaelenses estão mais despertos para a importância de boas práticas ambientais no seu quotidiano. Em 2019, foram recolhidos 5672, 60 quilos de têxteis de contentores distribuídos nos concelhos da Ribeira Grande, Povoação, Nordeste e Vila Franca do Campo, num sinal claro de que a sustentabilidade está na ordem do dia.

Este é o resultado da parceria estabelecida entre a MUSAMI e a Solidaried'Arte - Associação de Integração pela Arte e Cultura teve início em março do ano passado, com o objetivo de dar resposta a um problema ambiental, decorrente da significativa produção de...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

17 de Janeiro de 2020

MUSAMI doa equipamento de apoio a jovens com paralisia cerebral

A MUSAMI doou à Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel um equipamento de apoio aos cuidados básicos dos seus utentes. Este gesto insere-se no âmbito da política de responsabilidade social assumida pela empresa que mantém uma parceria com a instituição.

O plano inclinado serve assim diariamente cerca de uma dezena de utentes fixos da instituição que ao mesmo tempo presta apoio ao nível da fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional a mais de 30 pacientes, ajudando em tarefas simples como a alimentação e higiéne.

O donativo realiza-se mediante a entrega de...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

16 de Janeiro de 2020

Presidente do CA da MUSAMI explica como se desenvolve projeto do Ecoparque

Ao Correio dos Açores diz que “sem valorização energética não será possível cumprir com a mais exigente meta de um máximo de 10% em aterro” e revela as prioridades da MUSAMI em matéria de gestão e tratamento de resíduos

Neste novo concurso para a Central de Valorização Energética de Resíduos de São Miguel “retiramos algumas frações que estavam antes previstas e que tinham um grande poder calorífico (pneus, óleos e resíduos de biomassa florestal) que permitiram reduzir a capacidade da nova central. Esta é a grande diferença que se traduz numa central de 20 MW térmicos em vez da...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo/ Correio dos Açores

08 de Janeiro de 2020

"Mude os seus hábitos, reduza os seus resíduos"

Desde sábado que a MUSAMI tem vindo a desenvolver atividades no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, sob o tema "Mude os seus hábitos, reduza os seus resíduos".

A Oficina de Reutilização marcou o arranque das iniciativas, no Parque Atlântico, numa parceria com a Sonae Sierra, contando com a colaboração do Espaço EU no aproveitamento de resíduos reutilizados para delícia de dezenas de crianças que por lá passaram. A semana prosseguiu com sessões de sensibilização nas escolas Domingos Rebelo, EBI Arrifes, Rabo de Peixe, Nordeste e Ginetes, para mais de 400 alunos e...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

20 de Novembro de 2019

Oficinas de reutilização na Semana da Prevenção de Resíduos

A MUSAMI vai realizar duas oficinas de reutilização a 16 e 23 de novembro, no Parque Atlântico, assinalando a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, numa parceria com a Sonae Sierra, entre as 11h00 e as 19h00.

"Mude os seus hábitos, reduza os seus resíduos! é o mote da iniciativa em 2019 que pretende chamar a atenção para a importância da redução de resíduos por via da sua reutilização.

Teremos assim uma equipa de profissionais do Espaço EU no Parque Atlântico a dar sugestões sobre como reaproveitar os resíduos lá em casa, conferindo-lhes maior utilidade ou valorização...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

13 de Novembro de 2019

Comunicado do Conselho de Administração

A MUSAMI lançou um concurso público internacional para a conceção e construção de uma central de valorização energética.

Os resultados do processo de avaliação de propostas foram a determinação de seis motivos de exclusão da proposta do concorrente TME e propôs a adjudicação ao concorrente CME/ Steinmuller.

O concorrente TME interpôs um processo de contencioso pré-contratual solicitando a admissão da proposta da TME e excluindo a proposta do concorrente CME/ Steinmuller.

O processo decorreu durante dois anos no Tribunal Administrativo e Fiscla de Ponta Delgada que...

Autor: Conselho de Administração da MUSAMI

30 de Outubro de 2019

Ponta Delgada regista 322 infrações no depósito de resíduos

A Câmara Municipal de Ponta Delgada detetou desde o início do ano até ao presente 322 infrações no depósito de resíduos. Situações como colocar o lixo à porta de casa sem ser nos dias/horas de recolha e depositar o mesmo fora dos ecopontos e ecoilhas, resultaram am 55 processos de contraordenação.

A autarquia dispõe de equipas de fiscalização ambiental que atuam em conjunto com a Polícia Municipal com vista ao cumprimento do Regulamento Municipal de Resíduos.

Primeiramente sensibilizam os infratores para as questões ambientais, numa atitude pedagógica e esclarecedora. No...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

11 de Setembro de 2019

Contagem decrescente para a Semana dos Resíduos

"Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos" é o slogan da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que se realiza entre 16 e 24 de novembro próximo. A MUSAMI está a preparar oficinas de reutilização com vista a alertar para a sua importância.

Trata-se de uma forma de chamar as crianças e adultos, cidadãos e empresas, autoridades e organizações não governamentais a agir, alterando os seus hábitos e levando os outros a seguirem o seu exemplo.

O foco estará precisamente na educação e comunicação para a redução na produção de resíduos, assente na hierarquia de gestão de...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

11 de Setembro de 2019

Ponta Delgada com projeto de boas práticas ambientais junto de 53 escolas

Chama-se "Agir para Prevenir" e encontra-se no terreno desde o início de 2019. Trata-se de um projeto de monitorização de resíduos junto de escolas e jardins de infância públicos e privados do concelho de Ponta Delgada e cobre 53 estabelecimentos de ensino.

O projeto tem como objetivo mudar padrões de comportamento e aumentar a preparação de resíduos para a reciclagem, pois a correta separação na fonte permitirá a recuperação do valor dos resíduos produzidos, uma vez que são recolhidos por um serviço específico da Câmara Municipal de Ponta Delgada e posteriormente encaminhados para...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / CMPD

29 de Agosto de 2019

Reutilização de copos no Festival da Povoação foi aposta de sucesso

"Traz o teu copo" foi o mote da Associação de Juventude do Concelho da Povoação, organizadora do Festival da Povoação, que se realizou entre 19 e 24 de agosto. Uma iniciativa de sucesso, para o responsável daquela entidade, João Paulo Ávila.

"A utilização de copos descartáveis foi praticamente nula e isso foi bastante visível no recinto principal durante as duas noites em que decorreu o Festival", explicou em jeito de balanço ao Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação. Esta foi uma medida aliás que serviu para assinalar os 25 anos do Festival da Povoação,...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

28 de Agosto de 2019

"Suspeitos do Costume" limpam Poços da Atalhada na Lagoa

A Câmara Municipal da Lagoa promoveu recentemente uma segunda ação de limpeza na zona dos Poços da Atalhada através do CEFAL - Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa. Trata-se de uma iniciativa que se insere no programa Bandeira Azul que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para uma maior educação ambiental.

A ação de limpeza foi aberta à comunidade em geral e pretendeu identificar os resíduos mais abundantes e mais comumente encontrados nas zonas balneares e no meio marinho, alertando para a problemática do lixo marinho e dos problemas que dele advêm. A ANSA -...

Autor: Câmara Municipal da Lagoa

28 de Agosto de 2019

Recolha seletiva aumenta 8% no primeiro semestre de 2019

A recolha seletiva de resíduos cresceu 8% de janeiro a julho de 2019, em São Miguel. O papel continua a ser o material que os cidadãos mais separam, seguido do plástico e do vidro.

Nesse período foram recolhidos para reciclagem 10 379 toneladas de resíduos: 2331 toneladas de papel, 1288 toneladas de plástico a que se soma 375 toneladas de mistura de embalagens, 1220 toneladas de vidro e 97 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. Materiais estes que são encaminhados para reciclagem no continente.

A MUSAMI recebeuainda 5094 toneladas de resíduos verdes...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

22 de Agosto de 2019

Vila Franca do Campo promoveu jogos ambientais na Vinha D'Areia

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, em parceria com a MUSAMI, organizou um concurso de jogos ambientais, inserido no programa Bandeira Azul 2019.

O evento teve lugar na terça-feira, 13 de agosto, na praia da Vinha d´Areia, e contou com a presença da Vereadora com o pelouro do Ambiente...

Autor: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

14 de Agosto de 2019

SO MUSAMI mais acessível com mais postos de venda

O SO MUSAMI está agora mais acessível! Para além do Ecoparque da Ilha de São Miguel e da Agriloja, encontra-se agora disponível também na Granja, no Hiper da Boavista. Agromaçanita e Cooperativa Agrícola Bom Pastor!

Foram colocados recentemente no mercado 16 paletes de SO MUSAMI, cada uma com 25 sacos de 40 litros, neutro e alcalino.

De salientar que o SO MUSAMI tem certificação SATIVA, para o modo de produção biológica.

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

16 de Julho de 2019

Quatro quilos de resíduos recolhidos numa hora em praia em Ponta Delgada

Em mais uma iniciativa inserida na ação “Os Suspeitos do Costume”, realizada esta quinta-feira, na praia das Milícias, foram recolhidos cerca de quatro quilos de resíduos em apenas uma hora.

Dos resíduos mais encontrados destacam-se tampas e fragmentos de plástico, beatas, folha metálica de guloseimas, fragmentos de vidro, paus de chupa chupa, palhinhas, madeiras, tampas de metal e cordel. Os resíduos recolhidos foram todos identificados, registados, armazenados em sacos próprios e por tipologia e encaminhados para destino final adequado.

Na ação “Os Suspeitos do Costume”...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

16 de Julho de 2019

Recolhidos 1425 quilos de têxteis

No âmbito das medidas de redução de resíduos e respetiva reutilização, a MUSAMI adquiriu e disponibilizou à Solidaried’arte – Associação de Integração pela Arte e Cultura contentores de recolha de vestuário e calçado.

Trata-se de uma medida inserida na primeira prioridade da economia circular e concretamente numa área em que a reciclagem não tem encontrado resposta em Portugal: os têxteis e calçado.

Desde a implementação de contentores específicos nos concelhos de Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, foram recolhidos 1425 quilos de vestuário e calçado de abril até julho....

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

12 de Julho de 2019

MUSAMI distribui ímanes informativos porta-a-porta

As equipas de sensibilização ambiental que se encontram nos municípios de Lagoa, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Nordeste, estão a distribuir ímanes informativos sobre a recolha seletiva porta a porta.

Este suporte indica os dias e horários específicos das recolhas do plástico/metal, papel/cartão, embalagens de vidro, e nalguns casos os resíduos verdes (conforme os concelhos e as freguesias).

Esta é a forma de lembrar os cidadãos dos instrumentos que se encontram à sua disposição de maneira a fazerem a separação dos resíduos corretamente, evitando misturas...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

10 de Julho de 2019

Uso de plástico descartável proibídio na Feira Quinhentista

Este ano como medida de preservação do meio ambiente, a Câmara Municipal da Ribeira Grande decidiu proibir o uso de plástico descartável, na décima edição da Feira Quinhentista. Trata-se de uma forma de "dar um sinal claro de que importa, cada vez mais mais, adotar bons usos e costumes na utilização dos materiais", anunciou a edilidade.

Nesse sentido, foi proibida a utilização de pratos, copos e talheres de plástico na feira, disponibilizando apoio aos comerciantes, com o objetivo de adquirirem materiais biodegradáveis com a respetiva ficha técnica fornecida pela empresa...

Autor: CMRG/MUSAMI

09 de Julho de 2019

Ponta Delgada quer "desperdício zero" nas Festas do Divino Espírito Santo

Melhoria da gestão ambiental das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada é a aposta da edilidade que irá investir em materiais reutilizáveis, biodegradáveis e compostáveis, de modo a alcançar o "Desperdício Zero", anunciou esta semana o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro. Festas mais amigas do ambiente é o objetivo.

Em 2019, o Município organiza pelo 16.º ano consecutivo as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, “ícone de identidade cultural, exposto para visitantes”. Têm lugar de 11 a 14 de julho, tendo como convidados D....

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

04 de Julho de 2019

Ponta Delgada premeia bons exemplos da restauração

O projeto de gestão de resíduos em eventos e festas populares da Câmara Municipal de Ponta Delgada RESTASQ foi implementado pela primeira vez nas Grandes Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Envolveu cinco restaurantes com o intuito de aumentar a quantidade de resíduos separados na festa da cidade. Durante o evento foram recolhidas e encaminhadas para tratamento mais de 6 toneladas de resíduos (plástico, papel, vidro e óleo), anunciou o vereador do pelouro da Gestão de Resíduos Urbanos Pedro Furtado. Números que vão ao encontro da política do município de “defesa de uma...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

01 de Julho de 2019

SO MUSAMI renova certificação SATIVA

O Substrato Orgânico MUSAMI acaba de renovar a sua certificação através da SATIVA – Desenvolvimento Rural Lda, organismo de certificação de produtos que cumpre a NP EN 45011, no âmbito do referencial para fatores de produção.

Ou seja, esta é a garantia de que o SO MUSAMI está apto para produtos utilizáveis no modo de produção biológico segundo o Regulamento (CE) nº 384/07, modificado, na categoria “fertilizantes e substratos”: composto SO MUSAMI alcalino e SO MUSAMI neutro.

Desta forma, a MUSAMI vai ao encontro das necessidades dos agricultores biológicos sediados na ilha...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

26 de Junho de 2019

MUSA e SAMI chegaram a mais de 2000 crianças de São Miguel

Mais de 2000 crianças da ilha de São Miguel conheceram a MUSA e o SAMI, na Semana do Ambiente que termina hoje. As mascotes da MUSAMI, entre 3 e 18 de junho, alertaram os mais novos para o problema do lixo no meio ambiente e a importância da separação dos resíduos enquanto salvaguarda dos recursos naturais.

Foram 35 sessões em cerca de 20 estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo que abriram as suas portas à peça de teatro de fantoches concebida especificamente para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho.

A história desenrolou-se ao longo de uma...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

18 de Junho de 2019

MUSAMI subscreve Cartilha da Sustentabilidade dos Açores

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA é subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, criada no âmbito do objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Desta forma, a MUSAMI compromete-se a promover a implementação dos objetivos para o desenvolvimento sustentável, a sua integração sistémica e sistemática nos modelos de gestão das entidades subscritoras, adaptando a metodologia internacional “SDG Compass” ao contexto da Região Autónoma dos Açores, como se pode ler no respetivo regulamento.

Este prevê ainda a promoção de um conjunto de...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

13 de Junho de 2019

MUSA e SAMI chegam a mais de 2000 crianças na Semana do Ambiente

A MUSAMI está a percorrer 24 estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo até 14 de junho com peça de teatro de fantoches com as mascotes MUSA e SAMI, no âmbito da Semana do Ambiente. A ação vai chegar a mais 2000 crianças dos vários concelhos da ilha de São Miguel.

As mascotes são os principais protagonistas da história que tem como ponto de partida uma visita de estudo a uma floresta onde encontram animais feridos devido a más práticas ambientais provocadas pelos humanos, alertando para a problemática do lixo nas florestas e oceanos, culminando com um jogo da reciclagem para...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

04 de Junho de 2019

Semana do Ambiente assinalada com teatro de fantoches

A MUSAMI assinala a Semana do Ambiente de 3 a 14 de junho com peça de teatro de fantoches em 14 escolas, chegando a mais de mil crianças de estabelecimentos de jardim de infância e do primeiro ciclo da ilha de São Miguel.

As mascotes - a MUSA e o SAMI - irão sensibilizar os mais novos para a importância da separação dos resíduos, limpeza dos espaços urbanos, florestas, bem como dos oceanos.

A história desenrola-se ao longo de uma visita de estudo à floresta, em que a MUSA e o SAMI se deparam com um cenário devastador ao nível dos resíduos atirados à natureza e animais...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

28 de Maio de 2019

Ponta Delgada apela a sentido ambiental nas Festas do Senhor Santo Cristo

A câmara de Ponta Delgada quer que as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se iniciam na sexta-feira, sejam vividas pelos cidadãos "com intensidade", mas realçou a importância de haver uma boa gestão ambiental no certame.

À agência Lusa, o vereador com a tutela do Ambiente, Pedro Furtado, sublinhou que haverá nos espaços públicos "vários contentores de separação" de resíduos e este ano há uma aposta, nos seis restaurantes móveis, na substituição dos artigos de plástico por materiais biodegradáveis.

"Pretendemos uma ação integrada e ampla, uma boa separação dos...

Autor: LUSA/AO Online

22 de Maio de 2019

Ponta Delgada diz não ao plástico nas Festas do Senhor Santo Cristo

Este ano, os espaços de venda de comida e bebida das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres apresentam-se com uma nova imagem e mais amigos ambiente. Por decisão do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e do Provedor da Irmandade, Carlos Faria Maia, nos espaços de venda de comida e bebida concessionados pela organização das festas e dispostos na Avenida Kopke e no Largo Dr. Manuel Carreiro vão ser utilizados sobretudo artigos de papel e biodegradáveis: pratos de cana de açúcar biodegradáveis, facas, colheres, garfos e mexedores de café em...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

16 de Maio de 2019

Recolha de textêis na Ribeira Grande e Vila Franca do Campo

O concelho de Vila Franca do Campo está dotado de um contentor para recolha de têxteis, resultado de uma parceira entre a MUSAMI e a Solidaried’arte – Associação de Integração pela Arte e Cultura, desde o dia 1 de abril.
O contentor está localizado na zona do parque de estacionamento coberto do SolMar de Vila Franca do Campo, onde se poderá depositar vestuário que esteja em condições de reutilização, que será posteriormente recolhido e distribuído pela...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

05 de Abril de 2019

Ponta Delgada quer intensificar separação de resíduos na restauração

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a trabalhar em várias frentes para reforçar as políticas e os incentivos com vista à promoção de uma maior e melhor separação de resíduos nos estabelecimentos de restauração do concelho. Paralelamente, equaciona a redução de taxas para todos os que cumprirem com todos os parâmetros da reciclagem.

Uma das iniciativas que a autarquia pretende implementar passa pela recolha de plástico, papel e vidro, por parte dos serviços camarários, junto dos estabelecimentos. A autarquia vai proceder ao desenvolvimento dos respetivos processos concursais e...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

28 de Março de 2019

Programa Parceiros chega a 32 restaurantes de Ponta Delgada

São 32 os estabelecimentos do setor da restauração de Ponta Delgada que irão receber o selo ambiental da MUSAMI “Compromisso com o Ambiente – Nós Reciclamos!”, a 27 de março, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Este é o resultado do Programa Parceiros em conjunto com a Câmara Municipal, no âmbito do “Urban Waste”.

O selo irá abranger estabelecimentos de 10 freguesias: Arrifes, Ginetes, Relva, Santa Bárbara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião e São Vicente. A lista será afixada nos Paços do Município e constará da App Eco Island já disponível na...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

22 de Março de 2019

EBI da Maia recebe prémio da Semana de Resíduos

A Escola Básica Integrada da Maia recebeu esta manhã o prémio do concurso “Separa os teus resíduos elétricos e eletrónicos e traz para a escola”, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018.

A administradora da MUSAMI, Cristina Calisto, entregou um portátil à diretora do estabelecimento de ensino, perante as turmas do 3º e 4º anos de escolaridade que participaram no concurso. Na ocasião, a autarca enalteceu o empenho das crianças na atividade com a qual se pretendeu sensibilizar para a importância da separação de resíduos no dia a dia, convidando-as a manter as boas...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

20 de Fevereiro de 2019

Separação seletiva com evolução positiva em 2018

Foram encaminhados para reciclagem 19,4 mil toneladas de resíduos em 2018, sendo os verdes e o papel que representam maior volume, representando assim um valor recorde para a ilha de São Miguel, numa evolução que atinge 2,35%.

O papel/cartão e o plástico/metal, são os materiais que os micaelenses mais separam nas suas casas, seguindo-se o vidro, a mistura de embalagens plásticas, e por fim, os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Os resíduos verdes – provenientes da jardinagem e restos de madeira limpa – é o material com elevada descarga no Ecoparque da Ilha de...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

19 de Fevereiro de 2019

Mais de 30 restaurantes de Ponta Delgada cumprem a reciclagem

Foram mais de três dezenas os restaurantes de Ponta Delgada que cumpriram os parâmetros de reciclagem no âmbito do projeto “Urban-Waste”, que visa o desenvolvimento e aplicação de estratégias urbanas para a gestão de resíduos em cidades turísticas.

Ponta Delgada é uma das 11 cidades-piloto do “Urban Waste”, acompanhando no projeto Copenhaga (Dinamarca), Nicósia (Chipre), Florença (Itália), Siracusa (Itália), Cavala (Grécia), Dubrovnique (Croácia), Santander (Espanha), Nice (França), Tenerife (Canárias) e Lisboa.

Trata-se de um projeto “Horizonte 2020”, sob a coordenação e...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

18 de Fevereiro de 2019

150 ruas de Ponta Delgada com recolha seletiva porta a porta duas vezes por semana

A partir de 4 de março, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai alargar o serviço de recolha porta a porta de plástico e metal a cerca de 150 ruas das quatro freguesias citadinas e de uma limítrofe – Santa Clara, São José, São Sebastião, São Pedro e São Roque – passando o mesmo a ser feito duas vezes por semana.

A recolha porta a porta de plástico e metal começou a ser feita há três anos, mas apenas uma vez por semana. Agora, além de se realizar duas vezes por semana, abrange ainda mais ruas do que nos últimos três anos. O alargamento desse importante serviço tem como objetivo...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

14 de Fevereiro de 2019

Ponta Delgada adquire viatura para recolha de resíduos na zona citadina

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de adquirir uma viatura personalizada, num valor superior a 130 mil euros, especialmente vocacionada para a recolha de resíduos nas zonas citadinas. A referida viatura tem uma dimensão média e é tecnologicamente avançada, possuindo, nomeadamente, um sistema hidráulico que reduz o ruído bascular, ou seja o ruído provocado aquando da recolha dos resíduos que se encontram nos contentores ou nas eco-ilhas para o respetivo veículo.

Tendo uma capacidade de armazenamento para oito toneladas de resíduos sólidos urbanos, a nova viatura vai trabalhar...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

17 de Janeiro de 2019

Programa Parceiros chega a 414 restaurantes em 2018

O Programa Parceiros chegou a 414 estabelecimentos do setor da restauração da Ribeira Grande, Nordeste e Ponta Delgada. Destes, 67 assinaram “Compromisso com o Ambiente – Nós Reciclamos” e detêm o selo que certifica a separação de resíduos naquele espaço. Lagoa é o concelho que se segue em fevereiro.

O projeto da MUSAMI, no terreno desde 2015, tem como objetivo conferir notoriedade à área da restauração, estabelecendo compromissos com a reciclagem, promovendo boas práticas ambientais, por via do aumento da separação de resíduos: vidro, papel/cartão e plástico/metal, estendendo...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

10 de Janeiro de 2019

Ponta Delgada reforça meios de recolha de resíduos urbanos

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai, este ano, dar continuidade ao investimento estratégico na área da recolha de resíduos urbanos, anunciou, ontem, o Presidente. José Manuel Bolieiro destacou a aposta no reforço de meios humanos e físicos e materiais e o aperfeiçoamento de elementos psicossociológicos.

A Câmara está, com efeito, e dando seguimento ao que foi feito no ano transato, a reforçar a equipa de trabalho na área da recolha de resíduos, a modernizar a frota de viaturas, a adquirir novos e melhores equipamentos e a trabalhar na otimização dos circuitos de recolha de lixo...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

10 de Janeiro de 2019

A economia circular e a agricultura

A fertilização dos solos pode contar com um contributo de compostos orgânicos originados nas recolhas seletivas de resíduos de jardinagem e de cozinha.

Estes compostos são fontes de carbono com algum conteúdo de fosforo que garantem uma gestão adequada do solo, principalmente em sistemas exigentes como a pecuária.

A grande dificuldade está na alteração de hábitos ao nível da prática agrícola ainda pouco sensibilizada para a gestão da ecologia do solo e da sua preservação no longo prazo.

As experiências efetuadas pela Musami com milho forrageiro em terrenos pobres...

Autor: MUSAMI

08 de Janeiro de 2019

Serviços públicos promovem redução de uso de plástico descartável

Desde o dia 1 de janeiro de 2019 que a administração pública regional deixou de usar materiais descartáveis nos seus serviços. Medida esta aliás que a MUSAMI põe em prática já há mais de cinco anos, no seguimento da política da hierarquia da gestão de resíduos que norteia a sua atividade.

A regra publicada no Jornal Oficial, através da Resolução do Conselho de Governo nº 145/ 2018 de 21 de dezembro, visa contribuir para a implementação dos princípios da economia circular, visa promover a redução do uso de plásticos, promovendo a reutilização, reciclagem e uso de materiais...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

07 de Janeiro de 2019

EBI da Maia vence concurso da Semana de Resíduos

A Escola Básica Integrada da Maia é a vencedora do concurso “Separa os teus resíduos elétricos e eletrónicos e traz para a escola”, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Dez escolas da ilha de São Miguel participaram neste concurso: Escolas Básicas e Integradas dos Ginetes, de Água de Pau, Canto da Maia, Lagoa, Ribeira Grande e Maia, Escolas Básicas e Secundárias do Nordeste e Vila Franca do Campo, o Colégio do Castanheiro e a Escola Profissional das Capelas.

A iniciativa decorreu entre 17 e 25 de novembro, a par de um projeto desenvolvido no terreno com a...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

04 de Janeiro de 2019

UE vai proibir cotonetes e palhinhas de plástico

A União Europeia (UE) chegou esta quarta-feira de madrugada, em Bruxelas, a um acordo para a proibição, a partir de 2021, de alguns plásticos de utilização única como cotonetes, palhinhas e talheres de plástico, para reduzir a poluição marítima.

"O lixo marítimo é um problema global cada vez maior", segundo um comunicado do Conselho de Ministros do Ambiente da UE, que esta noite chegou a um acordo com o Parlamento Europeu sobre a restrição do uso de plásticos.

Segundo um comunicado, se nada for feito, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar. O acordo hoje...

Autor: Jornal de Notícias

20 de Dezembro de 2018

Mundo tem dois anos para agir contra as alterações climáticas

O aviso é do secretário geral das Nações Unidades, António Guterres. "Se não alteramos a orientação daqui até 2020, arriscamos consequências desastrosas para os humanos e os sistemas naturais que nos suporta", advertiu hoje, numa intervenção na sede da organização, em Nova Iorque.

Na ocasião, António Guterres condenou a paralisia dos líderes mundiais contra este fenómeno, de acordo com o Diário de Notícias. "As mudanças climáticas estão a avançar mais depressa do que nós e devemos romper com a paralisia", sublinhou, a três dias da realização de uma cimeira mundial, inédita, para a...

Autor: Diário de Notícias

17 de Dezembro de 2018

Recolha de resíduos condicionada no Natal

A recolha de resíduos urbanos nas freguesias do concelho de Ponta Delgada vão sofrer algumas alterações no Natal e Passagem de Ano, à seemelhança do que sucede em anos anteriores.

De acordo com nota de divulgação da Câmara Municipal de Ponta Delgada, não haverá recolha noturna nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e a 1 de janeiro, nas freguesias da Covoada, Relva, Arrifes, Santa Clara, São José, São Sebastião, São Pedro, São Roque, Fajã de Baixo, Fajã de Cima e Livramento.

Quanto à recolha diurna, não haverá nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro, nas freguesias de...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

17 de Dezembro de 2018

App Eco Island já está disponível

A localização dos estabelecimentos do setor da restauração galardoados com o Selo Ambiental da MUSAMI encontra-se disponível na App Eco Island que pode descarregar no telemóvel através da Play Store ou do site da MUSAMI a partir de hoje.

A plataforma foi criada no âmbito do Programa Parceiros que arrancou em 2016 em Vila Franca do Campo. Seguiu-se Nordeste e Ribeira Grande. Atualmente uma brigada de sensibilização encontra-se em Ponta Delgada a proceder o levantamento dos estabelecimentos que pretendem juntar-se ao projeto e fiscalizar o cumprimento dos requisitos definidos.

...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

20 de Novembro de 2018

Lagoa promove sessões na Semana de Resíduos

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), associa-se à 9.ª Semana de Resíduos dos Açores, inserida na 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 17 a 25 de novembro, aderindo a esta iniciativa, pela quarta vez consecutiva, com o tema “Prevenção de resíduos perigosos: Tempo para Detox!”.

Desse modo, a semana iniciou com um workshop de Sabão Natural, em parceria com a Flora Azorica Saboaria Artesanal, ministrado por Susana Benevides, que decorreu, este sábado, na freguesia de N. Sra. Do Rosário.

O...

Autor: Câmara Municipal de Lagoa

20 de Novembro de 2018

Arrancou a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A MUSAMI encontra-se entre as 86 entidades que participam na Semana dos Resíduos dos Açores que decorre até 25 de novembro. No terreno, conta com a parceria da Associação de Escoteiros de Portugal que se encontram a sensibilizar as populações porta a porta sobre os resíduos perigosos. As escolas que aderiram ao concurso lançado pela MUSAMI estão a reunir resíduos perigosos. Aquela que reunir o maior número de materiais, tendo em conta o número de alunos envolvidos, receberá um computador portátil.

"Prevenção de Resíduos Perigosos: é tempo de desintoxicar!" é o tema deste ano. Nos...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

19 de Novembro de 2018

Escoteiros com a MUSAMI na Prevenção Resíduos

“Separa os teus resíduos elétricos e eletrónicos que nós recolhemos” é o tema da iniciativa que a MUSAMI, em parceria com três grupos da Associação de Escoteiros de Portugal, levará a cabo durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2018, de 17 a 25 de novembro.

Com esta iniciativa transmite-se a mensagem de uma forma mais próxima das populações. Os grupos 137 de Santo António, 209 de Lajedo, 80 de São Pedro e Junta de Freguesia de São Brás, recolherão junto das residências das respetivas localidades os equipamentos elétricos de eletrónicos.

Informar...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

16 de Novembro de 2018

Ponta Delgada com ações na Semana da Prevenção de Resíduos

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai realizar diversas ações de sensibilização ambiental no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, entre 20 e 22 de novembro. A iniciativa que se enquadra na 9ª Semana de Resíduos dos Açores é subordinada ao tema "Prevenção de Resíduos Perigosos: É Tempo de Desintoxicar!"

A Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da autarquia vai desenvolver a 20, 21 e 22 de novembro, uma ação de recolha de resíduos periogosos nas Portas da Cidade. Das 9h00 às 15h00, serão disponibilizados contentores e recipientes para a população colocar os seus...

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada

16 de Novembro de 2018

11 escolas a concurso na Semana de Prevenção de Resíduos

“Separa os teus resíduos elétricos e eletrónicos em casa e traz para a escola” é o tema do concurso que a MUSAMI está a promover junto dos estabelecimentos de ensino da ilha de São Miguel.

Para já, são 11 os estabelecimentos de ensino que apresentaram a sua candidatura: Escolas Básicas e Integradas de Água de Pau, Canto da Maia, Lagoa, Maia, Ribeira Grande, Ginetes e Nordeste, Escolas Secundárias de Vila Franca do Campo e Lagoa, Escola Profissional do Nordeste, Colégio do Castanheiro.

Esta iniciativa que se insere na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018, que se...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

09 de Novembro de 2018

Lançada campanha de prevenção de descartáveis nos Açores

Foi lançada a 1 de novembro pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, uma campanha televisiva "Diga NÃO aos plásticos descartáveis". O objetivo assenta na redução do uso destes materiais, promovendo assim a opção por produtos reutilizáveis ou compostos por materiais biodegradáveis.

A campanha promovida pelo Governo Regional dos Açores insere-se no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos e contempla uma ação específica destinada à redução do uso de palhinhas e à substituição de palhinas de plástico por papel.

"Açores sem palhinhas" é o título da iniciativa...

Autor: Gabinete de Apoio à Comunicação Social/GRA

06 de Novembro de 2018

Em Dia Mundial da Poupança pense no Ambiente

Falar de poupança, estamos a falar não só da carteira como do Ambiente, sobretudo através de pequenos gestos que tomamos no dia a dia. Deixamos aqui algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o Planeta:

- Desligar todas as luzes cada vez que sair de uma divisão;

- Desligar todos os equipamentos que se encontrem em stand by (pois também gastam eletricidade);

- Substituir as lâmpadas incandescentes por económicas;

- Optar pelo duche em detrimento do banho, inclusivamente ddesligar a água quando da aplicação do gel de banho ou o shampoo;

- Na...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo/Direitos Reservados

31 de Outubro de 2018

Parlamento Europeu quer proibir venda de produtos de utilização única a partir de 2021

Em causa estão pratos, talheres, cotonetes, palhinhas, agitadores para bebidas e varas para balões, e também de produtos de plástico oxodegradável e recipientes para alimentos e bebidas de poliestireno expandido.

O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira uma proposta que prevê, entre outras medidas, a proibição da venda de produtos de plástico de utilização única na União Europeia (UE) a partir de 2021.

A proposta aprovada por 571 votos a favor, 53 contra e 34 abstenções. Em relação a outros produtos de plástico de utilização única, “os Estados-Membros devem tomar as...

Autor: LUSA/Público

25 de Outubro de 2018

Mobilidade elétrica impulsionada com concessão de postos de carregamento

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou ontem que a implementação de uma rede de postos de carregamento rápido de mobilidade elétrica é “mais um passo” para ir ao encontro dos "compromissos europeus que a Região assumiu no sentido de aumentar a representatividade das fontes de energia renováveis e endógenas no sistema electroprodutor”.

Marta Guerreiro falava, em Ponta Delgada, na cerimonia de assinatura dos contratos de concessão de Serviços de Exploração de Pontos de Carregamento Rápido de Mobilidade Elétrica, onde foram adjudicados 16 dos 26 lotes de...

Autor: Gabinete de Apoio à Comunicação Social/GRA

23 de Outubro de 2018

Programa de ação para as alterações climáticas sob consulta pública

O Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, chamado P-3AC, está em consulta pública até 28 de novembro, contemplando nove linhas de ação, para as quais estarão disponíveis pelo menos 372 milhões de euros.

A consulta pública do documento preliminar, disponível no Portal Participa segundo um comunicado da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), é uma forma de abrir a discussão à sociedade civil. O documento tem como objetivo levar a medidas de adaptação e identificação de ações para reduzir a vulnerabilidade de Portugal às alterações climáticas.

De acordo com...

Autor: Ambiente Magazine

23 de Outubro de 2018

Dispositivo inovador de recolha de lixo marinho testado em Rabo de Peixe

As direções regionais das Pescas e dos Assuntos do Mar, em parceria com Fundação Waste Free Oceans e a Associação Sete Mares dos Açores, testaram, pela primeira vez, no porto de pesca de Rabo de Peixe, uma tecnologia inovadora para a recolha de plástico no mar, envolvendo a comunidade piscatória local.

Para o diretor regional das Pescas, citado em nota do executivo “ensaiar um dispositivo de recolha de plásticos no mar faz dos Açores uma região na vanguarda da preocupação [com o lixo marinho]”.

Segundo Luís Rodrigues, esta iniciativa, intitulada ‘Clean Up the Azores’, “...

Autor: Açoriano Oriental

19 de Outubro de 2018

MUSAMI integra Semana da Prevenção de Resíduos

A MUSAMI vai desenvolver duas ações na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018 que se realiza de 17 a 25 de novembro. “Prevenção de resíduos perigosos: hora de desintoxicação” é o tema deste ano.

“Separa os teus resíduos elétricos e eletrónicos que nós recolhemos” é a primeira ação que a MUSAMI irá levar a cabo em parceria com a Associação de Escoteiros de Portugal, prevendo sensibilização junto da população em geral e recolha dos REEE.

A segunda ação consiste num concurso a realizar junto dos estabelecimentos de ensino intitulado: “Separa os teus resíduos elétricos e...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

10 de Outubro de 2018

Campanha Sementeira SO-MUSAMI

A MUSAMI acaba de lançar esta semana a Campanha Sementeira! Por 30 toneladas de SO-MUSAMI a granel, o comprador usufrui de um desconto de 50%. A promoção estende-se até final de novembro.

Trata-se de uma boa oportunidade para experimentar este produto de qualidade, produzido a partir de resíduos verdes - provenientes da jardinagem -, com certificação SATIVA.

De salientar que o Substrato Orgânico - MUSAMI é indicado para a produção intensiva em hortofloricultura em estufa e ao ar livre, puro ou à mistura com terra, sem quaisquer aditivos, para enriquecimento do solo com...

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo

02 de Outubro de 2018

Povoação promove concurso sobre reciclagem nas escolas

"Construir a Reutilizar" foi o nome da exposição alusiva à reciclagem que resultou de uma campanha de sensibilização levada a cabo pela Câmara Municipal da Povoação às escolas do 1º ciclo do município, as quais foram desafiadas a participar num concurso para expor os seus trabalhos que estiveram patentes, ao público, no Auditório Municipal da Povoação.

Os resultados, elaborados pelos alunos, foram avaliados por um júri composto pelo Presidente do Conselho Executivo, Tiago Pinto; Presidente da Associação Cultural e Desportiva da Povoação, Alberto Ferreira e em representação da...

Autor: Câmara Municipal da Povoação

27 de Setembro de 2018

Lagoa aposta na recolha porta a porta

A Câmara Municipal de Lagoa irá apostar, definitivamente, na proximidade do sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos porta-a-porta no concelho.

Atualmente, o sistema de recolha de resíduos urbanos do concelho assenta na recolha porta-a-porta e no sistema de proximidade (baterias de ecopontos e contentores localizados estrategicamente no concelho). Contudo, a menos correta utilização dos ecopontos e contentores distribuídos pelo concelho, com frequentes deposições indiscriminadas e abusivas, aliada a episódios de vandalismo, evidenciam a mais valia do sistema de recolha porta-...

Autor: Câmara Municipal de Lagoa

27 de Setembro de 2018

Portugueses estão "muito preocupados" com as alterações climáticas

Estudo apresentado nesta quarta-feira revela que a maioria dos portugueses acredita que as mudanças no clima ocorrem devido à acção humana. E que em Portugal "não há negacionistas".

Os portugueses estão conscientes tanto da gravidade do problema global das alterações climáticas como da condição particular do país e da sua vulnerabilidade face à mudança do clima, disse esta quarta-feira à agência Lusa a investigadora Luísa Schmidt. De acordo com a investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que coordenou um estudo apresentado esta quarta-feira, em Lisboa,...

Autor: Público/LUSA

20 de Setembro de 2018

SO MUSAMI com certificação SATIVA

O composto SO MUSAMI recebeu a certificação SATIVA pelos fatores de produção utilizáveis em agricultura biológica, segundo o regulamento (CEE) nº 834/07. Desta forma, os empresários agrícolas têm garantia de que o substrato que aplicam nas suas produções é 100% natural.

O SO MUSAMI (Substrato Orgânico) é indicado para a produção intensiva em hortofloricultura em estufa e ao ar livre, puro ou à mistura com terra, sem quaisquer aditivos, para enriquecimento do solo com nutrientes e microrganismos úteis, cujas propriedades ajudam no combate a algumas pragas.

De salientar que...

Autor: Rita Rebelo

19 de Setembro de 2018

Semana Europeia da Reciclagem de Pilhas até 15 de setembro

Em comunicado de imprensa, a ERP Portugal indica já recolheu mais de 1300 toneladas de pilhas e acumuladores em fim de vida, cumprindo, desde 2010 (o seu primeiro ano de atividade), as metas de recolha definidas pela Diretiva Europeia sobre o tema.
Ao longo destes oito anos de funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA) à escala nacional, a ERP Portugal indica que a recolha destes resíduos foi crescente, com uma média superior a 160 toneladas por ano. A ERP chama, todavia, a atenção para o facto de que para garantir o tratamento adequado...

Autor: Green Savers

11 de Setembro de 2018

Guterres dá prazo de dois anos a líderes políticos para enfrentar alterações climáticas

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, advertiu nesta segunda-feira que o mundo tem dois anos para lutar contra as alterações climáticas, sob pena de enfrentar “consequências desastrosas” caso não o faça – e pediu que se comecem “a pedir satisfações” aos líderes políticos do planeta, refere a AFP.

“Se não mudarmos de orientação daqui até 2020, arriscamo-nos a consequências desastrosas para os humanos e para os sistemas naturais que nos sustêm”, afirmou Guterres em Nova Iorque, considerando que “as alterações climáticas são uma questão crucial...

Autor: Público

11 de Setembro de 2018

Reciclar é AGORA novo mote de campanha a nível nacional

Sabia que em média cada português produz 40 quilos de resíduos por mês? Que todos os anos produzimos uma quantidade de resíduos equivalente ao peso de três pontes Vasco da Gama? E que, pelo simples gesto de separar as nossas embalagens usadas, podemos contribuir significativamente para o aumento da reciclagem em Portugal?

Se cada um de nós separar todas as embalagens usadas podemos contribuir para reciclar 100 kgs todos os anos. O segredo é só um: separar todas as embalagens sempre e em qualquer lugar. Assim, estamos a ajudar o ambiente, a economia e a assegurar um futuro melhor...

Autor: ESGRA

07 de Setembro de 2018

Açores produziram mais resíduos urbanos e aumentaram valorização em 2017

Os Açores produziram em 2017 um total de 137.339 toneladas de resíduos urbanos, o que representa um aumento de 4,28% em relação a 2016, mas a região valorizou pela primeira vez mais de metade dos resíduos urbanos produzidos. 

A informação consta do relatório síntese de 2017 de resíduos urbanos, apresentado esta quarta-feira em conferência de imprensa em Ponta Delgada pela secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta...

Autor: Açoriano Oriental/Direitos Reservados

30 de Agosto de 2018

Ponta Delgada reforça fiscalização ambiental

Desde maio que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a intensificar as ações de fiscalização ambiental, quer junto dos estabelecimentos de restauração e similares, quer em todas as zonas da cidade onde se procede à recolha diária de resíduos. 

De acordo com comunicado, até ao momento foram registadas 189 ocorrências e levantados 22 autos de contra ordenação, nomeadamente junto de estabelecimentos ligados à restauração....

Autor: Açoriano Oriental/Direitos Reservados

30 de Agosto de 2018

Lâmpadas de halogéneo proibidas a partir de 1 de setembro

A partir de 1 de Setembro, a produção de lâmpadas de halogéneo será descontinuada. A decisão faz parte de um conjunto de medidas promovidas pela Comissão Europeia para tornar o consumo de electricidade mais sustentável.
Não será uma alteração abrupta. Por agora, os stocks existentes ainda poderão ser vendidos e as lâmpadas de baixa voltagem, normalmente usadas para iluminar os fornos, ficarão excluídas da aplicação desta medida.
A alternativa às luzes de halogéneo são as lâmpadas LED, que são mais sustentáveis e baratas a longo prazo.
As lâmpadas LED...

Autor: Público

28 de Agosto de 2018

Desperdício alimentar global pode aumentar um terço até 2030

Se as tendências actuais se mantiverem, diz um novo estudo, o desperdício alimentar irá aumentar até 2,1 mil milhões de toneladas por ano – uma quantidade de comida que custará 1,3 biliões de euros.

O desperdício alimentar pode aumentar quase um terço até 2030, altura em que mais de dois mil milhões de toneladas de alimentos serão deitados ao lixo, disse na terça-feira um grupo de investigadores que deixaram um aviso: uma crise “muito preocupante” pode estar à vista, impulsionada pelo crescimento da população mundial e pelas mudanças de hábitos nas nações em desenvolvimento.

...

Autor: Público/Reuters

23 de Agosto de 2018

Recolha seletiva cresce 5,42% em 2018

A recolha seletiva de resí-duos na ilha de São Miguel cresceu 5,42% no primeiro semestre de 2018.
O papel é o material que os micaelenses mais separaram em suas casas, seguindo-se o plástico/mistura de embalagens (onde se inclui o metal), e o vidro, conforme se pode constatar na tabela abaixo.
Os resultados obtidos demonstram a consolidação do quadro da recolha de resíduos a que se assiste, em sintonia com a recupe-ração da atividade económica de uma maneira geral que se reflete direta-mente na produção de re-síduos.
Em 2017, cada micaelense produziu em média 123,50 de...

Autor: Rita Rebelo

27 de Julho de 2018

CEFAL recolhe 11 quilos de resíduos em ação de limpeza na Atalhada

O CEFAL – Centro de Educação Ambiental de Lagoa, realizou a 20 de julho, a segunda ação de limpeza nos poços da Atalhada, com o mote “Os Suspeitos do Costume – do Rio ao Mar, sem Lixo”, onde foi identificado o Top 10 dos resíduos mais encontrados naquela zona.

A primeira ação de limpeza, realizada na mesma zona, decorreu antes da época balnear, no dia 20 de abril, onde foram recolhidos aproximadamente 50 quilos de resíduos. Por seu turno, na segunda atividade, realizada durante a época balnear, foram recuperados 11 quilos de lixo.

Os resíduos encontrados nos Poços da...

Autor: Câmara Municipal de Lagoa

26 de Julho de 2018

Inaugurado novo Centro de Triagem Automatizado

Tem capacidade para processar 2,5 toneladas/hora de resíduos, de forma mais eficaz e limpa. Trata-se do mais recente empreendimento da MUSAMI, cujo investimento ascende a 2,8 milhões de euros, cofinanciado pelo PO-SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e eficiência no uso de Recursos).

As instalações foram inauguradas a 16 de julho de 2018, numa cerimónia que recebeu cerca de uma centena de parceiros, clientes e fornecedores da MUSAMI.

“Esta unidade fabril, utilizando as mais avançadas tecnologias de separação...

Autor: Rita Rebelo

25 de Julho de 2018

Novo Centro de Triagem entra em funcionamento

A MUSAMI irá inaugurar o Centro de Triagem Automatizado a 16 de julho, numa cerimónia que terá início às 11h00, no Ecoparque da Ilha de São Miguel. Trata-se de um investimento da ordem dos 2,8 milhões de euros, cofinanciado pelo PO-SEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

Esta linha de triagem obedece às melhores técnicas e práticas disponíveis no mercado, permitindo uma elevada eficácia da triagem de papel/cartão e plástico/ metal, dotada de tecnologia ótica de última geração, assegurando em simultâneo as melhores condições de higiene e...

Autor: Rita Rebelo

09 de Julho de 2018

Publicado anúncio de prestação de serviços de exploração do Ecoparque

Foi publicado hoje em Jornal Oficial e Diário da República o anúncio para prestação de serviços de exploração do Ecoparque I e II da Ilha de São Miguel. Consulte as condições no link: https://dre.pt/application/conteudo/115566614 

 

Autor: Rita Rebelo

25 de Junho de 2018

Plásticos descartáveis: novas regras da UE para reduzir o lixo marinho

Perante uma quantidade cada vez maior de resíduos nocivos de plástico nos mares e oceanos, a Comissão Europeia propõe novas regras à escala da UE para os 10 produtos de plástico descartáveis mais frequentemente encontrados nas praias europeias e no mar, bem como para as artes de pesca perdidas ou abandonadas.

No seu conjunto, essas duas categorias representam 70 % do lixo marinho. As novas regras são proporcionadas e foram concebidas de forma a obter os melhores resultados, o que significa que serão aplicadas medidas diferentes para produtos diferentes. Nos casos em que existem...

Autor: ec.europa.eu

01 de Junho de 2018

Selo ambiental entregue a 47 restaurantes da Ribeira Grande

São 47 os estabelecimentos do setor da restauração da Ribeira Grande que estão em condições de receber o selo ambiental que premeia os espaços pelas boas práticas de separação de resíduos, no âmbito do Programa Parceiros desenvolvido pela MUSAMI, desde 2017.

Os empresários irão receber o galardão das mãos do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, numa cerimónia que decorrerá a 27 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 14h00.

Com a implementação do Programa Parceiros a MUSAMI pretende incrementar a taxa de separação de resíduos...

Autor: Rita Rebelo

22 de Fevereiro de 2018

Conselho e Parlamento chegam a consenso quanto a novas regras de resíduos

O Conselho e o Parlamento Europeu chegaram a acordo provisório sobre as novas regras a gestão de resíduos, no âmbito do Pacote Economia Circular. Em cima da mesa estão as novas metas de reciclagem e de deposição em aterro sanitário.

Para já, no que toca às propostas legislativas em discussão, as metas de reciclagem são de 55% até 2025, de 60% até 2030 e 65% até 2035. A deposição em aterro está limitada a 10% até 2025, com uma extensão de cinco anos para aqueles países cuja percentagem atinge os 60% ou mais em 2013.

Em suma, o pacote legislativo acordado estabelece...

Autor: Rita Rebelo Teves

19 de Dezembro de 2017

Eleitos novos órgãos sociais da MUSAMI

A Assembleia Geral da MUSAMI reuniu segunda-feira à tarde para a eleição dos novos órgãos sociais. O autarca de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, mantém-se à frente do Conselho de Administração, coadjuvado pelos vogais Cristina Calisto (da Lagoa) e António Miguel Soares (do Nordeste), eleitos por unanimidade.

À frente da Assembleia Geral fica o presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, acompanhando na mesa pelo vereador da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, e Pedro Furtado, por Ponta Delgada. Fazem parte da Assembleia ainda os vereadores da Lagoa, Nelson Santos,...

Autor: Rita Rebelo Teves

13 de Dezembro de 2017

MUSAMI com certificação do Sistema de Gestão de Energia

A MUSAMI acaba de receber a certificação do Sistema de Gestão de Energia pela APCER – Associação Portuguesa da Certificação, após a auditoria de concessão, realizada em outubro.

A certificação pela norma NP EN ISO 5001:2012 abrange todas as instalações da MUSAMI que premeia e incentiva a melhoria e racionalização dos consumos energéticos das diferentes secções da empresa e respetivos equipamentos.

A MUSAMI consolida assim o reconhecimento e referência pelo seu desempenho operacional, prestação de serviços à comunidade, ao ambiente, de capacidade e credibilidade técnica...

Autor: Rita Rebelo Teves

28 de Novembro de 2017

Circulação de resíduos vai passar a ser monitorizada em tempo real

A partir de Janeiro acaba-se o papel nas guias de acompanhamento de resíduos, que passam a ser preenchidas online. Para além de poupar recursos, medida vai melhorar a rastreabilidade do lixo que produzimos, garante a Agência Portuguesa do Ambiente.

Cerca de 250 mil...

Autor: Abel Coentrão/Público

17 de Novembro de 2017

Oficinas de reutilização chegam a mais de 1500 alunos

“Reutilizar e Recuperar: Dá uma Nova Vida” é o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que a MUSAMI levará a sete estabelecimentos de ensino da ilha de São Miguel, entre 18 e 26 de novembro.

Serão desenvolvidas oficinas de reutilização nas escolas Básica e Integrada da Ribeira Grande, Secundária de Lagoa, Secundária das Laranjeiras, Básica e Secundaria de Vila Franca do Campo, Básica de Arrifes, Canto da Maia e Ginetes, para mais de 1500 alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade.

A arrancar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos está a Oficina de Reutilização...

Autor: Rita Rebelo Teves

15 de Novembro de 2017

MUSAMI aposta na reutilização de materiais

A MUSAMI promoveu a reutilização de 97 toneladas de bens nos primeiros quatro meses do ano 2017, essencialmente paletes, no seguimento da sua política de redução e valorização de resíduos que dão entrada no Ecoparque da Ilha de São Miguel.

As paletes e caixas de fruta não contaminadas – sem tintas nem vernizes - descarregadas no Ecocentro são encaminhadas para a industria para reutilização.

Trata-se de mais uma forma de contribuir para uma maior taxa de valorização de resíduos, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de resíduos em aterro sanitário, outro dos objetivos por...

Autor: Rita Teves

08 de Setembro de 2017

Célula de aterro do Ecoparque II impermeabilizada

Os resíduos produzidos durante este ano e descarregados no aterro sanitário do Ecoparque II foram cobertos recentemente com uma tela temporária, no seguimento da política de promoção da qualidade ambiental da MUSAMI, através de medidas de gestão operacional.

Estas telas têm a vantagem de isolar uma grande quantidade de resíduos, impedindo a entrada de água da chuva, reduzindo a emissão de odores e evitando o acesso de gaivotas aos resíduos.

A redução da penetração de águas nos resíduos faz com que a massa de resíduos produza uma quantidade inferior de aguas poluídas (...

Autor: Rita Teves

08 de Setembro de 2017

China limita importação de recicláveis

A China importou cerca de metade das exportações mundiais de recicláveis em 2016. Ao todo este comércio com a China representou 18 mil milhões de dólares.

A importação de resíduos recicláveis tem alimentado o enorme apetite chinês por matérias-primas.

Alegando a proteção do ambiente e da saúde pública o Ministério da Proteção Ambiental comunicou a 18 de julho a World Trade Organization (WTO) que a partir do fim deste ano não serão mais aceites 24 categorias de recicláveis.

Na realidade esta medida está também associada a alguns casos de má qualidade dos resíduos (...

Autor: The Economist de 5 de agosto de 2017

10 de Agosto de 2017

Novo equipamento para Ecoparque de Nordeste

A MUSAMI acaba de investir em novo equipamento para recuperação de embalagens, garantindo uma melhoria nas condições de trabalho dos colaboradores do Ecoparque de Nordeste. Trata-se do recondicionamento da linha de triagem de indiferenciados que confere igualmente uma maior qualidade dos materiais triados.

O investimento de mais de 9.000 euros permite não só a melhoria das condições de higiene, saúde e segurança no trabalho, como proceder a uma maior seleção dos resíduos sólidos urbanos recolhidos das habitações daquele concelho, reforçando desta forma a taxa de separação de...

Autor: Rita Teves

05 de Julho de 2017

Obras do novo Centro de Triagem arrancam em breve

A MUSAMI irá lançar, na próxima segunda-feira, a primeira pedra da construção da nova Estação de Triagem Automatizada, no Ecoparque da Ilha de São Miguel. Trata-se de um investimento da ordem dos 2,8 milhões de euros, cofinanciado pelo programa PO-SEUR, cuja obra estará concluída dentro de um ano.

Esta linha de triagem obedece às melhores técnicas e práticas disponíveis no mercado, permitindo uma elevada eficácia da triagem de papel/cartão e plástico/ metal, dotada de tecnologia ótica de última geração, assegurando em simultâneo as melhores condições de higiene e segurança de...

Autor: Rita Teves

16 de Junho de 2017

Entregues selos ambientais a restauração vilafranquense

Já foram entregues os primeiros selos no âmbinto do programa Parceiros, promovido pela MUSAMI, junto do setor da restauração. Vila Franca do Campo foi o primeiro concelho a ver os seus estabelecimentos galardoados pelas boas práticas ambientais. Povoação é o concelho que se segue.

Os selos foram entregues pelo presidente do Conselho de Administração da MUSAMI, Ricardo Rodrigues, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Franca, a 6 de junho, assinalando o Dia Mundial do Ambiente.

Trata-se de um projeto que teve início em 2016, culminando...

Autor: Rita Teves

12 de Junho de 2017

EB1/JI Matriz de Ponta Delgada vence "Embalagens no Amarelo!"

A Escola Básica 1/Jardim de Infância da Matriz de Ponta Delgada é a grande vencedora do concurso "Embalagens no Amarelo" promovido pela MUSAMI junto dos estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo, numa iniciativa que abrangeu 633 alunos de todos os concelhos da ilha de São Miguel.

O membro do Conselho de Administração da MUSAMI e presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, entregou esta manhã o computador portátil á escola que conseguiu juntar o maior número resíduos de embalagens de plástico e metal. A iniciativa visou sensibilizar os mais novos para a...

Autor: Rita Teves

12 de Junho de 2017

MUSAMI premeia restauração com selo ambiental em Vila Franca

É já a 6 de junho que são entregues os primeiros selos “Temos compromisso com o ambiente – Nós Reciclamos” aos 21 estabelecimentos do setor da restauração de Vila Franca do Campo que aderiram ao Programa Parceiros, promovido pela MUSAMI. O evento terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h00.

A entrega do selo que premeia os empresários pelas boas práticas ambientais visa incentivar a separação de resíduos dos quatro fluxos como o papel/cartão, plástico/metal, vidro e óleos alimentares usados.

A cerimónia acontece após a assinatura do compromisso entre...

Autor: Rita Teves

02 de Junho de 2017

Comunicado de imprensa

A MUSAMI, EIM, SA tem a responsabilidade pelo tratamento de resíduos na Ilha de São Miguel. Esta responsabilidade tem sido prosseguida com sucesso assinalável em algumas áreas das quais se destacam a reciclagem de embalagens, onde já ultrapassou as metas nacionais de 47 quilos por habitante para 2020 ao atingir em 2016 um valor de 48,5 quilos por habitante.

Mas existem desafios colocados pelas normas ambientais ao sector dos resíduos que ainda carecem de um forte desenvolvimento.

A estratégia da Musami e dos Municípios da Ilha de São Miguel foi desenhada com um foco na...

Autor: Rita Teves

24 de Abril de 2017

Assembleia Geral da Musami decide implementar um Pré Tratamento Mecânico

Na Assembleia Geral de Dezembro de 2016 foi decidido estudar a implementação de um sistema mecânico de pré-tratamento de resíduos urbanos indiferenciados de forma a garantir um acréscimo de recicláveis antes da incineração. Este investimento deve beneficiar de um cofinanciamento europeu e dará um contributo adicional ao sistema em construção para fazer face às metas de 2030, que serão desta forma antecipadas na Ilha de São Miguel.

A decisão foi tomada com base num estudo preliminar do processo tecnológico e de uma estimativa de custo e benefício. Além do processo mecânico prevê-se a...

Autor: Rita Teves

22 de Fevereiro de 2017

Uma opção para a qualidade

Uma opção pela qualidade

 

Recentemente foi publicado pela APA (Agencia Portuguesa para o Ambiente) o RARU 2015 que é o relatório anual dos resíduos urbanos.

Neste relatório constata-se o seguinte relativamente ao desempenho dos sistemas de TM (tratamento mecânico) e TMB (tratamento mecânico e biológico):

TM

TMB

Face a estes resultados oficiais passamos a ter uma imagem mais adequada da realidade do desempenho das soluções TM e TMB.

Agora vejamos os resultados atuais da Musami (2016)

Verifica-se que só com as...

Autor: MUSAMI

21 de Fevereiro de 2017

MUSAMI promove sessão de esclarecimento sobre Ecoparque

A MUSAMI – operações Municipais do Ambiente EIM SA promove na próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a segunda sessão de esclarecimento sobre o projeto do Ecoparque da Ilha de São Miguel, no auditório do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa, a partir das 20h30.

O evento liderado pelo presidente do Conselho de Administração da MUSAMI, Dr. Ricardo Rodrigues, contará com a participação de especialistas como Maria de Fátima Reis, doutorada em Química, investigadora principal e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

...

Autor: Rita Teves

07 de Fevereiro de 2017

Incineração de resíduos urbanos é solução mais adequada

É a resposta da Associação de Municípios de São Miguel a tudo o que se tem dito e escrito sobre a incineração de resíduos. Ricardo Rodrigues vai a um debate na televisão, vai reunir com deputados e vai estar presente numa sessão pública para esclarecer “com verdade”, os micaelenses e açorianos.

Correio dos Açores - Dizem os críticos desta solução para o tratamento de resíduos, que uma incineradora “é um processo que coloca em risco a saúde pública e o ambiente nos Açores…”
Ricardo Rodrigues (Presidente da Associação de Municípios de São Miguel) -...

Autor: Correio dos Açores/JP

01 de Fevereiro de 2017

Eco5 doa 2731 quilos de hortaliças em 2016

A Eco 5 doou 2731,4 quilos de hortaliças a diversas instituições particulares de solidariedade social em 2016. Trata-se de uma subida de 323% de entregas por comparação ao ano anterior, cuja produção se quedou pelos 645 quilos.

O trabalho prossegue em 2017 com vista a testar o FO-MUSAMI em diversas culturas, ao mesmo tempo que dá continuidade à sua vertente pedagógica junto das gerações mais novas que visitam o Ecoparque da Ilha de São Miguel e ainda ajudar quem mais precisa, numa política de responsabilidade social!

As culturas cedidas em 2016 foram as seguintes: couve,...

Autor: Rita Teves

10 de Janeiro de 2017

MUSAMI entrega prémio a EBI de Água de Pau

Ontem a Escola Básica de Integrada de Água de Pau recebeu um computador portátil das mãos da presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Decq Mota, em representação também da MUSAMI. A escola foi a grande vencedora do concurso "Quem Separa Mais?" no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, tendo sido o estabelecimento que mais resíduos de embalagem de plástico e metal que reuniu. A autarca destacou na ocasião a importância que as novas gerações têm no sentido de mudar e melhorar o ambiente. "Não há cidades desenvolvidas se não tivermos essa essa atitude", colmatou.

...

Autor: Rita Teves

13 de Dezembro de 2016

EBI Água de Pau vence concurso “Quem Separa Mais?”

A Escola Básica Integrada de Água de Pau foi a que separou mais embalagens de plástico e metal, no âmbito do concurso “Quem Separa Mais?” que assinalou a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

O prémio, um computador portátil, será entregue na próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, pela presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Decq Mota, pelas 10h00, no próprio estabelecimento de ensino.

Refira-se que o desafio foi colocado aos estabelecimentos ensino do 2º e 3º ciclos e secundário da ilha de São Miguel, ao que 10 escolas acederam: EBI Água de Pau, EBI Arrifes...

Autor: Rita Teves

07 de Dezembro de 2016

Cerca de 240 estabelecimentos da restauração aderem a Programa Parceiros

A MUSAMI e os municípios de Vila Franca do Campo, Povoação, Ribeira Grande e Nordeste vão estabelecer parcerias com o setor da restauração dos seus concelhos com vista a separação de resíduos. Os restaurantes que integram a parceria serão premiados com Selo Ambiental que reconhece a adoção de boas práticas.

A iniciativa insere-se no âmbito do Programa Parceiros que prevê, após assinatura de compromisso entre as entidades, formação junto dos colaboradores dos estabelecimentos e auditorias aos espaços. Cumpridos os requisitos estabelecidos, será atribuído um selo ao restaurante que...

Autor: Rita Teves

24 de Novembro de 2016

Programa Parceiros apela restauração a separação de resíduos

A MUSAMI e os municípios de Vila Franca do Campo, Povoação, Ribeira Grande e Nordeste vão estabelecer parcerias com o setor da restauração dos seus concelhos com vista a separação de resíduos, premiada com Selo Ambiental pelas boas práticas.

A iniciativa insere-se no âmbito do Programa Parceiros que prevê formação junto dos colaboradores dos estabelecimentos, bem como auditorias aos espaços, após assinatura de compromisso entre as entidades. Cumpridos os requisitos estabelecidos, será atribuído um selo ao restaurante que garante as normas ambientais. Este selo permitirá aos clientes...

Autor: Rita Teves

22 de Novembro de 2016

MUSAMI participa na 7ª Semana dos Resíduos dos Açores

A MUSAMI tem um conjunto de ações preparadas para a 7ª Semana dos Resíduos dos Açores de 2016 que inclui visitas de estudo, sessões de sensibilização ambiental, o concurso “Quem Separa Mais?”, e o anúncio em conferência de imprensa do Programa Parceiros que será lançada junto da restauração.

Estão programadas duas sessões de sensibilização na EBI Água de Pau e Escola Básica e Secundária do Nordeste, para cerca de 170 alunos e professores. Por seu turno, o Ecoparque da Ilha de São Miguel receberá visitas de estudo da EBI Ginetes e da Escola Básica e Secundária do Nordeste, num total...

Autor: Rita Teves

08 de Novembro de 2016

Primeiro acordo universal contra as alterações climáticas entra hoje em vigor

O Acordo de Paris, o primeiro pacto universal contra o aquecimento global, entra hoje simbolicamente em vigor, menos de um ano após ser adotado, mas há um longo caminho a percorrer até à sua aplicação.
 

A entrada em vigor ocorre após o Acordo de Paris, adotado a 12 de dezembro do ano passado por 195 países na capital francesa, ter siso ratificado pelo número suficiente de países que representem 55% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.

Essa meta foi alcançada a 05 de outubro, quando a União Europeia (UE), que representa 12% das emissões, entregou a...

Autor: Lusa/AO Online

04 de Novembro de 2016

Câmara de Ponta Delgada identifica infratores com lixo mas sem aplicar multas

A Câmara de Ponta Delgada, já identificou vários munícipes que colocam lixo à porta fora das horas de recolha, mas ainda não aplicou multas, apostando primeiro na sensibilização para bons comportamentos ambientais, foi hoje anunciado.
“Foram alguns em nome individual, mas também houve, a maior parte, comerciantes, que se identificaram e foram informados de que não poderiam fazer da maneira como estavam a fazer”, afirmou, em declarações à agência Lusa,a vereadora com o pelouro do Ambiente, Luísa Magalhães, acrescentando que além de “mal acondicionado o lixo deixa rasto no chão e...

Autor: Lusa/AO Online

28 de Outubro de 2016

Concurso “Quem Separa Mais?” marca Semana da Prevenção de Resíduos

O desafio foi colocado aos estabelecimentos ensino do 2º e 3º ciclos e secundário da ilha de São Miguel, para assinalar a Semana da Prevenção de Resíduos dos Açores que decorre entre 19 e 27 de novembro.

“Quem separa mais?” é o tema do concurso cujo objetivo passa por reunir o maior número de resíduos de plástico a encaminhar para valorização. A escola que enviar o maior número de sacos de 50 litros – as embalagens devem ser colocadas nos sacos devidamente escorridas e espalmadas - será a grande vencedora do concurso.

O objetivo passa pelo debate da importância da separação...

Autor: Rita Teves

26 de Outubro de 2016

Micaelenses mais conscientes em relação aos resíduos

O último estudo realizado pela MUSAMI aos resíduos sólidos urbanos descarregados no Ecoparque da Ilha de São Miguel demonstra que a população está mais consciencializada para a importância das boas práticas ambientais e que a separação dos resíduos faz cada vez mais parte do seu quotidiano de 2009 para 2016.

De acordo com a mais recente caracterização, 10,99% em peso dos resíduos indiferenciados são têxteis sanitários, na sua maioria fraldas (este valor em 2009 era de 4,5%). Neste quadro, verifica-se, por exemplo, o uso de fraldas descartáveis não só para bebés como para idosos,...

Autor: Rita Teves

14 de Outubro de 2016

Campanha Separar Bem para Reciclar no terreno

É o novo mote da campanha de sensibilização ambiental que a MUSAMI está a desenvolver com o objetivo de aumentar a recolha seletiva na ilha de São Miguel. Para além da importância de promover uma crescente separação dos resíduos apela à separação correta dos materiais para a reciclagem.

O objetivo assenta na devida separação dos resíduos, de modo a viabilizar a sua valorização, só possível sem contaminantes que possam comprometer a respetiva transformação. Mensagem esta que a MUSAMI transmite junto dos estabelecimentos de ensino, instituições particulares de solidariedade social e...

Autor: Rita Teves

30 de Setembro de 2016

Recolha seletiva cresce 35% no primeiro semestre

A recolha seletiva de resíduos subiu 35% de janeiro a junho, por comparação ao período homólogo de 2015. Já os indiferenciados decresceram 0,16%. Um desenvolvimento progressivo que revela uma maior consciência ambiental da parte da população da ilha de São Miguel.

Vila Franca do Campo é o concelho a registar o maior crescimento de entre os cinco que encaminham os resíduos para o Ecoparque da Ilha de São Miguel, seguindo-se a Lagoa, Ribeira Grande, Ponta Delgada e Povoação.

O papel é o material que os micaelenses mais separam com 1.842,25 toneladas a dar entrada no Ecoparque,...

Autor: Rita Teves

21 de Julho de 2016

Relatório de Sustentabilidade consolida compromisso

O Relatório de Sustentabilidade de 2015 da MUSAMI acaba de ser publicado e está disponível em http://www.musami.pt/sites/default/files/RELATORIO-SUSTENTABILIDA-2015.pdf. Nesta análise à atividade desenvolvida no ano passado, pretende-se avaliar se os objetivos da empresa foram alcançados, procurar novas soluções e delinear novas metas.

O sistema de gestão da MUSAMI assenta em quatro pilares: sustentabilidade económica e financeira; melhoria contínua da qualidade de serviço; assegurar a...

Autor: Rita Teves

21 de Julho de 2016

Municípios apresentam estratégias de adaptação às alterações climáticas

O Auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo vai ser palco do próximo Workshop regional de "capacitação e disseminação" na próxima segunda-feira, dia 11 de julho. Em cima da mesa  está a apresentação da elaboração das Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, arrancado em janeiro de 2015. Este tem como objetivo iniciar e desenvolver um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de...

Autor: Rita Teves

08 de Julho de 2016

Consumo de energia controlado nas instalações da sede da MUSAMI

A MUSAMI instalou um estabilizador de energia a 17 de junho na sua sede, na Ribeira Grande. O objetivo passa por reduzir o consumo de energia elétrica entre 15% a 25%, cumprindo assim as metas a que se propôs em matéria de sustentabilidade.

Trata-se de um equipamento de tecnologia inteligente que otimiza a qualidade e estabiliza a tensão da energia elétrica, eliminando quase na totalidade todas as interferências na rede da instalação, melhorando o seu rendimento. Este funciona como filtros ativos que atuam no fator de potência, nos picos de corrente, nas distorções inter-harmónicas...

Autor: Rita Teves

07 de Julho de 2016

MUSAMI com sistema de gestão integrado certificado pela APCER

A MUSAMI acaba de ver concedida pela Associação Portuguesa de Certificação a Certificação dos Sistemas de Gestão de Ambiente e de Segurança e Saúde no Trabalho, e manutenção do Sistema de Gestão de Qualidade implementados desde 2012.

Este é o resultado da última auditoria realizada em abril comunicado à MUSAMI na semana passada. Investir na qualidade da prestação de serviços junto dos nossos clientes e fornecedores tem sido uma das estratégias da MUSAMI que aposta igualmente na implementação de boas práticas ambientais enquanto empresa, optando por tecnologias de ponta, eficientes,...

Autor: Rita Teves

22 de Junho de 2016

FO-MUSAMI dá novo impulso a produção de ananás

O Fertilizante Orgânico - MUSAMI pode ser aplicado na cultura do ananás com excelentes resultados, como comprova estudo realizado pela MUSAMI em parceria com o INOVA, em estufas no Parque Industrial da Ribeira Grande.

O projeto experimental substitui a leiva e a lenha moída, com composto orgânico a partir de resíduos de jardinagem que são entregues no Ecoparque da Ilha de São Miguel. Os resultados têm sido muito positivos e a qualidade do fruto mantém-se inalterada.

A MUSAMI já realizou entretanto outros estudos com o FO-MUSAMI, designadamente com agrião, alface, crisântemos...

Autor: Rita Teves/ RTP/Açores

14 de Junho de 2016

Dia do Ambiente assinalado com visitas de estudo ao Ecoparque

O Ecoparque da Ilha de São Miguel abriu as portas a 6 de junho às duas escolas vencedoras do Concurso “O Ambiente é a nossa Casa”. As turmas do terceiro ano da EB1/JI Professor António Augusto da Mota Frazão do Pico da Pedra e do quarto ano da EB1/JI Professor António dos Santos Botelho de Vila Franca do Campo passaram um dia especial.

As mais de 40 crianças receberam sensibilização ambiental antes de passarem à visita de estudo às instalações que passa pelo Ecocentro, Parque de Verdes, Centro de Triagem e Aterro Sanitário, para conhecerem de perto o circuito dos resíduos a partir...

Autor: Rita Teves

08 de Junho de 2016

MUSAMI entrega cabaz para Dia da Criança

A MUSAMI entregou cabaz de hortícolas à Câmara Municipal de Ponta Delgada no âmbito da comemorações do Dia Mundial da Criança que tiveram lugar no Parque Urbano. Os legumes foram usados em atividades como "Cozinha Saudável" e "Prova Cega" que envolveram centenas de crianças e escolas e ATL's de Ponta Delgada.

Autor: Rita Teves

02 de Junho de 2016

Escola do Pico da Pedra vencedora de concurso do Dia do Ambiente

As escolas EB1/JI Professor António Augusto Mota Frazão e Professor António dos Santos Botelho são as duas grandes vencedoras do concurso “O Ambiente é a nossa casa”. A primeira, do Pico da Pedra, alcançou o primeiro lugar, enquanto a de Vila Franca do Campo ficou em segundo.

No próximo dia 6 de junho, a MUSAMI irá receber as duas turmas do 3º e 4º anos de escolaridade no Ecoparque da Ilha de São Miguel, onde conhecerão de perto o circuito dos resíduos recicláveis desde o momento que dão entrada nas instalações até ao respetivo encaminhamento para valorização no continente.

A...

Autor: Rita Teves

31 de Maio de 2016

Mais de 400 quilos de hortaliças entregues a Banco Alimentar

A Eco5 já doou 406 quilos de hortaliças ao Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel desde o início do ano. A última entrega realizou-se esta semana: 184 quilos de couve, alface, ervilhas, nabo, brócolos e favas. Preparam-se agora novas culturas na quinta pedagógica do Ecoparque da Ilha de São Miguel com o FO-MUSAMI.

A produção da Eco5 é sorteada entre dezenas de instituições particulares de solidariedade social da ilha de São Miguel, registadas no Instituto de Segurança Social dos Açores, e entregue à entidade cuja necessidade se revele mais premente na ocasião da respetiva...

Autor: Rita Teves

23 de Maio de 2016

"Separar Plástico e Metal é o que está a dar" estendida em 2017

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada quer estender a campanha “Separar Plástico e Metal é o que está a dar” às 24 freguesias do concelho em 2017.
O anúncio foi feito esta semana por José Manuel Bolieiro durante uma reunião com os presidentes de Junta de Freguesia do concelho. Decorre já um projeto piloto nas Capelas com o objetivo de aumentar a adesão da população para a prática da separação de plástico e metal, cuja recolha é gratuita e efetuada porta a porta.
Na reunião, que decorreu no Salão Nobre, estiveram também presentes o Vice-presidente Fernando Marques  ...

Autor: Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

19 de Maio de 2016

Ponta Delgada reduz tarifa de resíduos nas Capelas

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai premiar este ano os munícipes mais cumpridores na separação do lixo, reduzindo a tarifa de resíduos urbanos, no âmbito de um projeto-piloto nas Capelas, cujo regulamento foi aprovado recentemente por unanimidade.
 

“Se houver um comportamento exemplar durante seis semanas, a isenção é de 100% na componente fixa (na fatura do mês seguinte). Quanto mais reciclagem fizermos, menos custos os municípes vão ter e nós poderemos estabelecer uma redução nas tarifas no seu todo”, afirmou à agência Lusa o presidente do município, José Manuel...

Autor: Agência Lusa

13 de Maio de 2016

Acordo de Paris marca Dia da Terra

Hoje celebra-se o Dia da Terra! Data que se assinala no mundo despertando consciências para a importância da sua proteção! E não é preciso muito para preservá-la para que as gerações futuras possam usufruir da sua beleza tal como nós! Requer gestos simples, respeito e amor! Pode começar por separar os seus resíduos não só em casa como em todos os locais para onde se desloque! É fácil e os seus efeitos a médio longo prazo fazem toda a diferença! Para isso não basta acreditar! É preciso fazer! 

Hoje os 195 países e a União Europeia chegaram a acordo sobre a redução das emissões de...

Autor: MUSAMI/ Observador

22 de Abril de 2016

Ponta Delgada duplica ilhas ecológicas

O município de Ponta Delgada, nos Açores, tem desde hoje mais 17 ilhas ecológicas para recolha seletiva de resíduos, o dobro do que dispunha, num investimento de 400 mil euros.

“As eco ilhas são uma forma de recolha de resíduos sólidos urbanos mais estética, mas também mais racional, na medida em que têm capacidade muito superior aos contentores”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, acrescentando que um contentor tem capacidade para 800 litros, enquanto uma eco ilha tem para três mil litros.

Numa conferência de imprensa para apresentar os novos equipamentos...

Autor: Agência Lusa

19 de Abril de 2016

Dez escolas a concurso para Dia Mundial do Ambiente

São 10 os estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo que responderam ao desafio da MUSAMI para participação no concurso “O Ambiente é a nossa Casa!”. As escolas têm agora até ao final do mês de abril para enviarem as suas composições alusivas ao meio ambiente.

A iniciativa visa assinalar o Dia Mundial do Ambiente que culminará com uma visita de estudo ao Ecoparque da Ilha de São Miguel a 6 de junho com as duas turmas vencedoras. Aí terão a oportunidade de conhecer de perto o fluxo dos resíduos recicláveis, a partir do momento que estes dão entrada no Ecoparque, até serem...

Autor: Rita Teves

07 de Abril de 2016

Arquitectos dinamarqueses ganham projeto da maior CVE do mundo

Os escritórios de arquitetura Schmidt Hammer Lassen Architects e Gottlieb Paludan Architects venceram o concurso para a construção de uma central de valorização energética em Shenzhen, na China. O projeto é considerado a maior central desse tipo no mundo, que deverá incinerar cinco mil toneladas de resíduos por dia - o equivalente a um terço do que é produzido pela cidade de 20 milhões de habitantes em um ano.

O design envolve a planta de modo integral, desde os prédios auxiliares ao prédio circular, que quebra a tradição do prédio industrial retangular. Ao propor a forma circular,...

Autor: aU/MUSAMI

31 de Março de 2016

Sacos de plástico pagos a partir de amanhã

Os sacos de plástico nas grandes superfícies dos Açores começam a ser pagos a quatro cêntimos a partir de sexta-feira, passando todo o país a estar abrangido por esta medida.
 

“No dia 01 de abril, as grandes superfícies passarão a estar obrigadas à cobrança de uma taxa de quatro cêntimos por cada saco disponibilizado aos consumidores”, afirmou hoje à agência Lusa o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, adiantando que a iniciativa será “generalizada a 01 de abril de 2017 à totalidade do comércio a retalho” do arquipélago.

Segundo Hernâni Jorge, “o diploma...

Autor: MUSAMI

31 de Março de 2016

Dia da Árvore assinalado no Ecoparque

A MUSAMI assinala na próxima quinta-feira o Dia Mundial da Árvore com a entrega de 50 vasos de plantios no final de visita de estudo ao Ecoparque da Ilha de São Miguel. Alunos da Escola Secundária da Povoação serão brindados com plantas endémicas, marcando assim a efeméride de 21 de março.

A importância da separação de resíduos, da preservação da natureza em salvaguarda do ciclo biológico das matérias-primas, são os temas da sensibilização que antecederá a visita de estudo às instalações. Desta forma, pretende-se que os jovens adolescentes tenham consciência da importância que a...

Autor: Rita Teves

15 de Março de 2016

Nova campanha apela à boa separação dos recicláveis

“Não misture as coisas, separe bem os resíduos” é o mote da nova campanha de sensibilização ambiental desenvolvida pela MUSAMI. O objetivo é separar mais e cada vez melhor, minimizando assim os resíduos contaminados descarregados no Ecoparque da Ilha de São Miguel.

Em 2015, a MUSAMI expediu 5710 toneladas de resíduos de embalagem para reciclagem para o continente, o equivalente a 573 contentores marítimos de 20 pés. O papel e o cartão é o material com maior volume de exportação com 2708 toneladas, seguindo-se-lhe o vidro com 1377 toneladas, o plástico com 1212 toneladas, o metal com...

Autor: Rita Teves

01 de Março de 2016

MUSAMI e AMISM com sites renovados

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA e a Associação de Municípios da Ilha de São Miguel têm sites renovados, graficamente mais apelativos e intuitivos do ponto de vista do utilizador.

Com a nova conceção dos sites, pretendeu-se melhorar a sua navegabilidade com recurso à otimização das tecnologias atuais, de modo a incrementar da visibilidade dos sites na internet, adaptando-se a qualquer resolução e qualquer sistema – desde computadores, portáteis, a tablets e smartphones.

Mais atrativo e dinâmico, potencia as atividades desenvolvidas pela MUSAMI, conferindo-...

Autor: Rita Teves

10 de Fevereiro de 2016

Projeto Reciclar Solidário doa material de apoio didático à APCSM

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente procedeu à entrega de materiais de apoio didático a crianças e jovens da Associação de Paralisia Cerebral da Ilha de São Miguel, no dia 10 de dezembro.

Este contributo sucede no âmbito da política de responsabilidade social e do projeto “Reciclar Solidário” que a MUSAMI vem firmando com esta instituição sem fins lucrativos há cerca de quatro anos. O donativo foi efetuado com base na entrega de embalagens de plástico no Ecoparque da Ilha de São Miguel que ascendem a 3140 quilos.

Desta forma, a MUSAMI para além de apoiar a causa,...

Autor: Rita Teves

14 de Dezembro de 2015

MUSAMI distribui árvores de Natal por 66 escolas do 1º ciclo

A Direção de Aterros, Logística, Valorização Orgânica e Reciclagem da MUSAMI distribuiu esta semana 66 árvores de Natal a estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo e jardins-de-infância nos concelhos de Lagoa, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo.

Estas foram elaboradas a partir de paletes, tampinhas e CD’s, ou seja, reutilização de materiais que se encontravam no Ecoparque da Ilha de São Miguel.

No final da época natalícia, poderão as escolas devolver as árvores de Natal à MUSAMI para posterior encaminhamento para valorização, ou mantê-las desde...

Autor: Rita Teves

04 de Dezembro de 2015

MUSAMI chega a todos os concelhos na Semana da Prevenção

A MUSAMI integra a Semana dos Resíduos dos Açores no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que se assinala entre 21 e 29 de novembro. Um conjunto de sessões de sensibilização ambiental arranca já esta semana e chegará a cerca de 1000 adultos e jovens de todos os concelhos da ilha de São Miguel.

Desmaterialização é o grande tema que será abordado junto de empresas privadas e estabelecimentos de ensino abrangidos na iniciativa que se estende nestas duas semanas. Dicas para combater o desperdício em casa, no local de trabalho, na escola e a importância da separação de...

Autor: Rita Teves

18 de Novembro de 2015

Centro de Triagem da MUSAMI certificado

Os serviços prestados pelo consórcio Varela/Tecnovia no Centro de Triagem do Ecoparque da Ilha de São Miguel receberam a certificação integrada no âmbito da Qualidade, Ambiente, Sistemas de Gestão da Segurança e da Saúde do Trabalho.

Desta forma, fica garantida a qualidade dos serviços prestados ao nível da triagem de resíduos recicláveis, em respeito pelas normais ambientais, salvaguardando em simultâneo a segurança e saúde dos trabalhadores que operam no Centro de Triagem, a mais importante estrutura na preparação dos resíduos a encaminhar para a reciclagem no continente.

...

Autor: Rita Teves

14 de Outubro de 2015

Leite e vegetais produzidos próximos de centrais não perdem qualidade

As emissões bem reguladas pelas centrais de valorização energética de resíduos não têm implicações na produção de leite e vegetais produzidos nas proximidades.

Esta é uma das conclusões de uma investigação holandesa divulgada este ano pela Comissão Europeia.

Cientistas descobriram que os níveis de contaminantes são semelhantes independentemente do lugar onde estes são produzidos. Estes salientam porém que importa efetuar a sua biomonitorização de modo a compreender o real impacto da incineração e melhorar a comunicação entre as empresas gestoras de resíduos e as comunidades...

Autor: Rita Teves

29 de Setembro de 2015

63% faz a separação de resíduos em São Miguel

Inquérito à população da ilha de São Miguel aponta que 63% faz a separação dos resíduos em casa. Estudo indica também que 22,4% das pessoas estão muito satisfeitas com o sistema de recolha seletiva, enquanto 36% manifestam-se satisfeitas. Apenas 3,6% revelaram insatisfação para com a recolha seletiva.

Estas são algumas das conclusões da “Entrevista aos utentes do circuito da recolha de seletiva de resíduos de embalagem”, realizada durante o ano de 2014, nos seis concelhos da ilha de São Miguel junto de 13.920 pessoas contactadas no âmbito da sensibilização porta a porta em curso....

Autor: Rita Teves

24 de Setembro de 2015

MUSAMI investe 2,7 ME na triagem de resíduos para reciclagem

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA adjudicou ao consórcio EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A. e Marques S.A., a empreitada de conceção e construção de uma estação de triagem para processamento de 2,5 toneladas por hora de embalagens, o que duplica a atual capacidade instalada.

O valor da adjudicação é de 2.799.602,30 €, cujo prazo de execução é de 365 dias.

Com esta nova instalação, a MUSAMI fica capacitada para gerir o forte crescimento de embalagens destinadas à reciclagem que provêm das várias medidas implementadas e previstas nos próximos anos com vista a...

Autor: Rita Teves

08 de Setembro de 2015

Garantida produção de composto com qualidade no inverno

Está concluída a primeira infraestrutura do projeto “Ecoparque da Ilha de São Miguel”, cuja obra orçada em 280 mil euros, arrancou no início de 2015.

Trata-se de um armazém semiaberto com 628 m2 para crivar, maturar e armazenar composto orgânico FO-MUSAMI, produzido com os melhores requisitos de qualidade.

Com esta nova infraestrutura, a capacidade de trabalho nos períodos de pluviosidade aumenta fortemente, garantindo assim a oferta de produto nas alturas de preparação das terras para cultivo na época húmida.

Nos anos anteriores, a MUSAMI esteve vários meses sem...

Autor: Rita Teves

28 de Julho de 2015

Semana do Ambiente leva 700 jovens ao Ecoparque de São Miguel

O Ecoparque da Ilha de São Miguel abriu as portas na última semana para uma visita de estudo com realização de peddy paper, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, entre 2 e 5 de junho.

Cerca de 700 crianças, jovens e idosos ficaram a conhecer o circuito dos resíduos para reciclagem e suas vantagens, enquanto salvaguarda da natureza e sobrevivência do próprio Homem.

Aumentar a taxa de resíduos para valorização é o grande objetivo da MUSAMI que se prepara para atingir as metas europeias até 2020. Os concelhos de Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, arrancaram...

Autor: Rita Teves

12 de Junho de 2015

Renovada certificação da qualidade pela APCER

A MUSAMI acaba de ver renovada a certificação da qualidade dos seus serviços pela Associação Portuguesa de Certificação com zero não conformidades, no âmbito da última auditoria realizada em abril.

A renovação da certificação incidiu sobre a gestão de sistemas de depósito, tratamento e valorização de resíduos sólidos, assim como nas atividades e assessorias no domínio da proteção do meio ambiente, consentâneos com os requisitos da norma NP EN ISSO 9001:2008.

Durante a auditoria, a MUSAMI demonstrou determinação na prossecução da política da empresa com vista a melhorar...

Autor: Rita Teves

04 de Maio de 2015

Campanha com foco no consumo de água da torneira

“A água de cá é da nossa responsabilidade!” é o mote da campanha de sensibilização ambiental que a MUSAMI arranca a partir de amanhã nos meios de comunicação social. As ações multiplicam-se com sessões pelos estabelecimentos de ensino da ilha e sensibilização porta a porta em todos os concelhos de São Miguel.

O objetivo passa por esclarecer as populações sobre o consumo de água da rede de abastecimento público, cuja qualidade e segurança atinge os 99%, de acordo com análises efetuadas pelos Municípios e divulgadas pela Entidade Reguladora da Água e Resíduos dos Açores.

A água...

Autor: Rita Teves

31 de Março de 2015

Seis empresas qualificadas no concurso de empreitada da CVE

Foi aprovado esta tarde na reunião de Conselho de Administração da MUSAMI, presidido por Ricardo Rodrigues, o relatório do processo de pré-qualificação do concurso da empreitada de construção e fornecimento de uma Central de Valorização Energética na Ilha de São Miguel.

Das oitos empresas concorrentes foram qualificadas as seguintes: TM.E.S.P.A – Termomeccanica Ecologia; o consórcio Alberto Couto Alves SA, SITEL – Sociedade Instaladora de Tubagens e Equipamentos SA e Constructions Industrielles de La Mediterranae-CNIM; o consórcio HITACHI – Zosen INOVA AG, SUMA – Serviços Urbanos e...

Autor: Rita Teves

20 de Março de 2015

Resíduos de pesticidas presentes em quase metade dos alimentos na UE

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar anunciou que quase metade dos alimentos consumidos na Europa apresentam resíduos de pesticidas, apesar de a maioria estar dentro dos limites legais e provavelmente sem efeitos na saúde.
 

Com base em análises realizadas em 2013 para controlar a presença de 685 pesticidas em 81 mil amostras de frutos e legumes, alimentos transformados e vinhos, a EFSA (sigla em inglês) concluiu que 45 por cento da alimentação europeia continham resíduos de pesticidas.

Apenas 1,5% das amostras "ultrapassavam claramente os limites legais",...

Autor: Rita Teves

12 de Março de 2015

Europa melhorou na água e ar, maiores desafios são na biodiversidade e clima

A Europa conseguiu melhorias no ambiente, na qualidade da água e do ar ou na redução dos resíduos, mas enfrenta desafios que exigem mudanças profundas, principalmente nas áreas da conservação da biodiversidade e das alterações climáticas.
 

O relatório "O Ambiente na Europa – Estado e Perspetivas 2015", elaborado pela Agência Europeia do Ambiente (EEA na sigla em inglês) a cada cinco anos e hoje divulgado, refere que "os europeus têm atualmente ar e água mais limpos, menos resíduos são depositados em aterro, e mais recursos são reciclados".

No entanto, considera que "a...

Autor: Rita Teves

03 de Março de 2015

MUSAMI entrega banco de terapia à APCSM

O Presidente do Conselho de Administração da MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA, Ricardo Rodrigues, entregou sexta-feira, dia 16 de janeiro, um banco de terapia à Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel.

O apoio atribuído à entidade insere-se no âmbito das iniciativas de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa.

Trata-se de um equipamento imprescindível para o treino de postura destinado a crianças entre os dois e os cinco anos de idade, de acordo com a presidente da direção da APCSM, Teresa Mano da Costa. O contributo foi possível mediante a...

Autor: Rita Teves

20 de Janeiro de 2015

MUSAMI com grau de satisfação de 85% pelos seus clientes

A MUSAMI obteve como avaliação global dos seus clientes 85,16% de satisfação em 2014, motivo de orgulho para a empresa que tem implementado um Sistema de Gestão de Qualidade dos seus serviços. São as visitas de estudo ao Ecoparque da Ilha de São Miguel e as ações de sensibilização ambiental que merecem maior distinção.

O grau médio de satisfação das ações de sensibilização é de 93,49% (55,5% das quais com grau de satisfação de 100%), enquanto das visitas de estudo é de 93,01% (45,24% dos quais atribuíram uma avaliação de 100%).

No caso dos associados e empresas que trabalham...

Autor: Rita Teves

19 de Janeiro de 2015

Banco Alimentar recolheu 8.720 toneladas

Banco Alimentar recolheu 8.720 toneladas de papel e angariou 844 mil euros em alimentos

Autor: Rita Teves

19 de Dezembro de 2014

Por um ambiente mais sustentável

Um ambiente saudável e sustentável para as futuras gerações.

Não é possível continuar como até aqui. É preciso agir!
Leia artigo

Autor: Rita Teves

16 de Dezembro de 2014

MUSAMI levou mensagem a cerca de 1000 jovens

A MUSAMI – Operações Municipais EIM SA esteve nos seis concelhos da ilha de São Miguel com ações de sensibilização inseridas na programação da V Semana de Resíduos dos Açores. Ao todo cerca de 1000 jovens de escolas secundárias de Lagoa, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Nordeste, aprenderam algumas dicas sobre boas práticas ambientais.

Gestos simples e básicos como a separação de resíduos em casa podem fazer toda a diferença na preservação da natureza, essencial para a sustentabilidade não só do Planeta como das próprias gerações futuras sujeitas a...

Autor: Rita Teves

04 de Dezembro de 2014

MUSAMI percorre concelhos na V Semana dos Resíduos dos Açores

MUSAMI percorre concelhos na V Semana dos Resíduos dos Açores

Autor: Rita Teves

21 de Novembro de 2014

Novo concurso para a CVE está a decorrer

Autor: Rita Teves

10 de Novembro de 2014

Governo da República aprovou esta semana o PERSU 2020

O Governo da Repúblico aprovou esta semana o PERSU 2020, o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos para Portugal Continental, um programa que estabelece a visão, objectivos e metas globais por sistema de gestão de resíduos urbanos de 2014 a 2020.

Segundo o plano aprovado, existem três metas globais para o sector dos resíduos urbanos até 2020: reduzir de 63% para 35% a deposição, em aterro, dos resíduos urbanos biodegradáveis – sobretudo relativamente ao ano de referência – 1995 -; aumentar de 24% para 50% a taxa de preparação de resíduos para reutilização e reciclagem; e...

Autor: Rita Teves

19 de Setembro de 2014

Buraco na camada de ozono está a fechar e o CO2 pode dar uma ajuda

O buraco na camada de ozono está a começar a fechar, segundo uma nova avaliação científica de um dos mais mediáticos problemas ambientais globais. E, pasmem, se lançarmos mais gases com efeito de estufa para a atmosfera – ou seja, aqueles que estão a aquecer o planeta –, a cicatrização pode eventualmente ser mais rápida.

O futuro da camada de ozono tem, no entanto, vários pontos de interrogação, de acordo com esta nova avaliação divulgada esta quarta-feira pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP, na sigla em inglês). Num...

Autor: Rita Teves

12 de Setembro de 2014

Portugueses reciclam mais 8% de resíduos

Últimos dados da Sociedade Ponto Verde apontam para um crescimento de 8% entre janeiro e junho, face ao período homólogo do ano anterior. Ao todo foram encaminhadas 181.890 toneladas de resíduos de embalagens.

O Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), Luís Veiga Martins, realça o compromisso da entidade “com o desenvolvimento de uma sociedade de reciclagem”, só possível de alcançar “com o apoio de todos, nomeadamente da população portuguesa e dos sistemas municipais, a quem estamos agradecidos pela sua dedicação a esta tão importante causa ambiental, ano após ano”.

O...

Autor: Rita Teves

10 de Setembro de 2014

MUSAMI apoia segurança de zonas balneares não vigiadas

Operações Municipais do Ambiente EIM SA está a suportar um nadador-salvador para percorrer as zonas balneares não vigiadas da ilha de São Miguel juntamente com militar da marinha da Capitania do Porto de Ponta Delgada, numa viatura todo-o-terreno Amarok.

Este nadador-salvador tem como missão proceder à primeira intervenção de salvamento em caso de emergência, servindo em simultâneo de complemento de segurança das zonas balneares. A equipa encontra-se no terreno desde o dia 26 de junho último, numa operação que decorrerá até setembro.
O dispositivo resulta de uma parceria entre...

Autor: Rita Teves

30 de Julho de 2014

Governo Regional cria ecotaxa sobre os sacos

Dentro de um ano e cerca de seis meses, a utilização de sacos de plástico nas grandes superfícies comerciais dos Açores vai estar sujeita a uma ecotaxa de, no máximo, cinco cêntimos. O decreto legislativo regional publicado a 3 de julho, em Diário da República, aprova o regime jurídico da taxa ambiental pelo uso dos sacos que são distribuídos de graça aos consumidores pelos comerciantes.

Cada saco entregue ao cliente passa, assim, a ser cobrado e tem de estar discriminado na factura das compras. Estão isentos os sacos que entram directamente em contacto com géneros alimentícios,...

Autor: Rita Teves

07 de Julho de 2014

MUSAMI com campanha pela sustentabilidade

Reutilização e sustentabilidade são as duas palavras de ordem da campanha de sensibilização ambiental que a MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA se prepara para lançar este verão.

Redução do recurso a sacos de plástico é a principal mensagem a transmitir junto das populações, a par de outras sugestões para a introdução de boas práticas ambientais no dia-a-dia.

Tratam-se de gestos simples que para além de serem amigos do ambiente também permitem alguma poupança, isto sempre sem esquecer a importância da separação dos resíduos para a reciclagem. Reduzir, reutilizar...

Autor: Rita Teves

04 de Julho de 2014

Bruxelas quer mais reciclagem na Europa

A Comissão Europeia adotou propostas com vista a aumentar a reciclagem na Europa, estimando que, além dos benefícios ambientais, uma maior ambição no tratamento de resíduos permitiria também criar mais de meio milhão de postos de trabalho.

As propostas hoje adotadas pela Comissão, que incluem ainda um "plano de ação verde para as PME" (Pequenas e Médias Empresas), uma iniciativa "Emprego Verde" e uma comunicação sobre "oportunidades para ganhos de eficiência na utilização dos recursos no setor da construção", visam, de acordo com o executivo comunitário, "impulsionar a transição...

Autor: Rita Teves

02 de Julho de 2014

Recolha de plástico e de papel avança na Povoação

É já no próximo dia 2 de junho que a Câmara Municipal da Povoação arranca com a recolha seletiva porta a porta de todos os materiais recicláveis em todo o concelho.

Trata-se de mais um passo importante em matéria de separação de resíduos na ilha de São Miguel.

A partir de segunda-feira a Povoação passa a incluir assim o circuito de resíduos para valorização da ilha. Em 2013 começou com a recolha de vidro, estendendo agora a operação ao plástico/metal, e papel/cartão.
Desde o início do corrente ano, a MUSAMI em articulação com a Câmara Municipal da Povoação tem vindo a...

Autor: Rita Teves

27 de Maio de 2014

MUSAMI preside a Mesa de Assembleia Geral da EGSRA

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA foi eleita Presidente da Mesa da Assembleia Geral da EGSRA – Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos, na eleição dos novos órgãos sociais para o próximo quadriénio 2014-2018, realizada a 27 de fevereiro.

Representada pelo Diretor Geral da MUSAMI, Carlos Botelho, a Mesa de Assembleia Geral conta ainda com a Resialentejo na vice-presidência com Susana Ramalho, e Ambilital como secretário com Viana Afonso. A presidir o Conselho Fiscal está a Braval com Pedro Machado, cabendo a vice-presidência a Ecobeirão por António...

Autor: Rita Teves

05 de Abril de 2014

Novo equipamento reforça Parque de Verdes

O Parque de Verdes acaba de receber um novo destroçador e um crivador para a produção do Fertilizante Orgânico – MUSAMI. O novo equipamento permitirá uma melhoria significativa ao nível do desempenho de produção do composto desde a fase de trituração de resíduos de jardinagem à sua crivagem.

Este novo equipamento torna possível a crivagem durante o inverno, permitindo assim fornecer o produto crivado aos clientes durante essa estação do ano, tal como obriga a legislação em vigor, separando ainda o material com granulometria inferior a 25 milímetros. Além disso, entre as suas...

Autor: Rita Teves

13 de Fevereiro de 2014

Quebra de resíduos em 2013

Os micaelenses produziram no ano passado menos 3,89 % de resíduos por comparação ao ano anterior. Acompanhamos assim a evolução da deposição de resíduos a que se assiste no contexto nacional, resultado da retração do consumo que se verifica atualmente. Decréscimo verifica-se tanto no indiferenciado como na recolha seletiva.

Enquanto no indiferenciado se regista uma diminuição de 3,68%, na seletiva observa-se uma descida de 5,06%. É no plástico que se deteta uma maior quebra com menos 226, 59 toneladas entregues no Ecoparque da Ilha de São Miguel, a que se segue o papel. 
A...

Autor: Rita Teves

13 de Janeiro de 2014

MUSAMI dá donativo a Banco Alimentar Contra a Fome

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA cederá mensalmente uma palete de leite ao Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel durante um ano, no âmbito das ações inseridas na sua política de responsabilidade social.

O Conselho de Administração da MUSAMI, presidido pelo autarca de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, entendeu dar o seu contributo ao Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel no seguimento da missão que assume com a sociedade em geral, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das populações.
A MUSAMI chama a si a importância da...

Autor: Rita Teves

13 de Dezembro de 2013

Ricardo Rodrigues eleito presidente do Conselho de Administração

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, foi eleito esta manhã Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel. A nomeação decorreu durante a Assembleia Intermunicipal, reunida pela primeira vez desde as últimas eleições autárquicas, na Câmara Municipal da Lagoa.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Boleiro, mantém-se como 1º vogal do Conselho de Administração da AMISM, enquanto o Vice-presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, assume-se como segundo vogal do mesmo...

Autor: Rita Teves

19 de Novembro de 2013

MUSAMI participa em projeto da Câmara de Ponta Delgada

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA está a participar em projeto da Câmara Municipal de Ponta Delgada de reabilitação de espaços verdes e de construção de hortas verticais de espécies de flora endémica dos Açores, em estabelecimentos de ensino do 1º ciclo daquele concelho.

O projeto que está a ser implementado pelas unidades de Ambiente e de Desenvolvimento Social do Município de Ponta Delgada decorrerá ao longo do presente ano letivo 2013-2014.

Todas as semanas um técnico da MUSAMI juntamente com monitores da Ludoteca de Ponta Delgada promovem uma sessão de...

Autor: Rita Teves

08 de Novembro de 2013

Dia Aberto no Ecoparque da Ilha de São Miguel

O Ecoparque da Ilha de São Miguel abre as portas ao público no próximo dia 22 de novembro, mediante inscrição prévia. A MUSAMI assinala assim a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, numa ação de sensibilização ambiental alargada.

Prevenção, reutilização e separação de resíduos, são os conceitos que estarão em destaque nesta visita de estudo que durará aproximadamente duas horas. Serão constituídos dois grupos, num máximo de 30 visitantes cada, em dois horários distintos: 9h30 e 13h30.

Refira-se que o Ecoparque da Ilha de São Miguel recebe resíduos dos cinco concelhos da...

Autor: Rita Teves

07 de Novembro de 2013

MUSAMI ensaia qualidade de composto orgânico

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA tem em curso um projeto de investigação científica que permitirá não só o licenciamento do seu fertilizante orgânico (FO-MUSAMI), como determinar o seu efeito regulador na evolução de nemátodos nos solos, com benefício para a hortofloricultura.

A certificação do fertilizante orgânico revela-se essencial para os produtores biológicos da ilha de São Miguel.

Os ensaios arrancaram ontem em estufas no Parque Industrial da Ribeira Grande, numa parceria com a Faculdade de Agronomia e com o Departamento de Fisiologia da Faculdade de...

Autor: Rita Teves

17 de Outubro de 2013

Ecoparque da Ilha de São Miguel com Estação Meteorológica

O Ecoparque da Ilha de São Miguel tem em funcionamento uma Estação Meteorológica desde o dia 26 de julho, num investimento que ronda os 12 mil euros.

A sua instalação decorre em cumprimento da Declaração de Impacte Ambiental atribuída no âmbito da atividade de gestão e tratamento de resíduos sólidos, assumida agora pela MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM, SA.

Esta é aliás uma das condicionantes determinadas em virtude do projeto da Central de Valorização Energética, cujo concurso público para a respetiva empreitada se encontra em curso.

O equipamento garante...

Autor: Rita Teves

30 de Julho de 2013

Recolhidos 520 quilos de resíduos do Areal de Santa Bárbara

Cerca de duas dezenas de voluntários juntaram-se à iniciativa da empresa municipal Ribeira Grande Mais e recolheram 520 quilos de resíduos ao longo do Areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, no último sábado, dia 20 de julho.

O grupo de voluntários composto por funcionários da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Escoteiros da Ribeira Seca, entre outros, recolheu 340 quilos de resíduos de embalagens que foram encaminhados para valorização/reciclagem, enquanto os restantes 180 quilos foram depositados em aterro sanitário.

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA...

Autor: Rita Teves

23 de Julho de 2013

MUSAMI apoia limpeza em Santa Bárbara

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente irá apoiar a operação de limpeza da orla marítima do Areal de Santa Bárbara que se realiza no próximo sábado, dia 20 de julho, numa iniciativa da empresa municipal Ribeira Grande Mais.

Assim sendo, os resíduos recebidos no Ecoparque da Ilha de São Miguel ficarão isentos de cobrança, comprometendo-se a organização do evento em separar resíduos passíveis de valorização para o respetivo encaminhamento, à semelhança do que a MUSAMI tem vindo a trabalhar com outras entidades municipais e organizações não-governamentais de cariz ambiental e...

Autor: Rita Teves

17 de Julho de 2013

Beba água da torneira

“Alimentação e Saúde: o nosso papel” foi o tema do colóquio que se realizou ontem nas cidades da Ribeira Grande e Lagoa para um público curioso. A importância da água, da sopa e do exercício físico, estiveram em destaque como ingredientes essenciais para uma maior esperança de vida, sobretudo com qualidade.

“Beba água da torneira” foi o mote deixado em ambos os encontros: além de mais barata, é saudável, ambientalmente sustentável e evita a produção de resíduos – frisou o endocrinologista, Rui César.

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, lança o...

Autor: Rita Teves

28 de Junho de 2013

São Miguel é oitavo ao nível da valorização no País

A Musami /Associação de Municípios da Ilha de São Miguel é o oitavo sistema nacional de gestão e tratamento de resíduos em termos de retomas à Sociedade Ponto Verde, o quarto ao nível do papel, terceiro no plástico e quinto em embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL). Isto de um total de 31 sistemas existentes em Portugal.

Apenas a valorização do vidro nos faz regredir no cômputo geral, colocando-nos em 22º lugar, pelo que será a separação deste material que concentrará as nossas atenções nos próximos dois anos com vista à sua recuperação.

Os resultados atingidos...

Autor: Rita Teves

14 de Junho de 2013

Resposta a ameaças da Quercus

A AMISM tem desenvolvido o sistema de gestão de resíduos na Ilha de São Miguel com base nas melhores práticas europeias para o sector.

Embora tenha começado muito mais tarde do que outros países, Portugal conseguiu recuperar grande parte do seu atraso em matéria de gestão de resíduos tendo embora, ainda, um caminho a percorrer. Nos Açores o início deu-se ainda mais tarde mas a recuperação foi muito rápida.

Os Municípios da Ilha de São Miguel têm percorrido o caminho da intermunicipalidade, conciliando os interesses da população com a capacidade de investimento existente....

Autor: Rita Teves

12 de Junho de 2013

MUSAMI apoia ação de limpeza da orla costeira na Lagoa

A Musami – Operações Municipais do Ambiente irá colaborar com o Centro de Educação e Formação Ambiental da Lagoa na operação de limpeza da orla costeira e subaquática que se realiza a 9 de junho no Porto dos Carneiros, Portinho de São Pedro e Baía de Santa Cruz, na cidade da Lagoa.

Esta ação que contará com a participação de diversas instituições locais, decorrerá durante a manhã, conta igualmente com o apoio da Musami no que toca à deposição de resíduos em aterro sanitário no Ecoparque da Ilha de São Miguel.

Com a iniciativa pretende-se sensibilizar e despertar para a...

Autor: Rita Teves

07 de Junho de 2013

Quarenta árvores plantadas ontem no Ecoparque

O Presidente do Conselho de Administração da Musami e da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, Ricardo Silva, recebeu ontem perto de 50 crianças da EB1/JI de Santa Clara no Ecoparque, advertindo para a importância dos seus gestos no dia-a-dia no ambiente. Ontem ultrapassamos os 3000 visitantes.

Separar os resíduos em casa foi a palavra de ordem deixada junto dos mais novos que ontem ao início da tarde plantaram cerca de 40 árvores no recinto, próximo da futura quinta sustentável do Ecoparque da Ilha de São Miguel que se encontra em fase de montagem.

Ricardo Silva...

Autor: Rita Teves

06 de Junho de 2013

Ecoparque assinala 3000 visitantes no Dia Mundial do Ambiente

O Conselho de Administração da Musami assinala no dia 5 de junho os 3000 visitantes do Ecoparque da Ilha de São Miguel, no âmbito do programa-contacto que está a ser desenvolvido junto dos estabelecimentos de ensino da sua área de intervenção, desde Dezembro de 2012.

A comemoração coincide com o Dia Mundial do Ambiente, data em que cerca de 50 crianças e docentes da Escola Básica 1/Jardim de Infância de Santa Clara serão recebidos por uma equipa especial no local, a partir das 14h00.

Após a receção pelo Conselho de Administração da Musami, serão plantadas árvores entre o...

Autor: Rita Teves

04 de Junho de 2013

MUSAMI membro da ISWA

A MUSAMI é desde o dia 13 de maio de 2013 membro da Internacional Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos), única entidade internacional que desenvolve um trabalho no sentido de assegurar soluções sustentáveis e amigas do ambiente no âmbito da gestão de resíduos.

A MUSAMI encontra na ISWA uma parceira fulcral no encalço da optimização e eficiência em matéria de gestão de resíduos, vindo a participar em seminários do sector, determinantes na aplicação de conhecimentos, fruto de resultados de pesquisas e investigações desenvolvidas por empresas públicas e...

Autor: Rita Teves

14 de Maio de 2013

MUSAMI avança com aumento de capital

MUSAMI- Operações Municipais do Ambiente, EIM, deliberou a realização de um aumento do seu capital social, numa primeira fase, para 4.900.000,00€ (quatro milhões e novecentos mil euros). Constitui ainda intenção desta Sociedade vir a deliberar a realização de um aumento do seu capital social, numa segunda fase, para 10.000,00€ (dez milhões de euros).

Autor: Rita Teves

09 de Abril de 2013

Produção de resíduos cai no primeiro trimestre de 2013

A deposição de resíduos no Ecoparque da Ilha de São Miguel caiu 1,35% nos primeiros três meses de 2013. Sinal das dificuldades económico-financeiras que se refletem no consumo das populações dos concelhos de Lagoa, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Povoação e Vila Franca do Campo.

Tanto ao nível da recolha dos resíduos indiferenciados como seletivos, assiste-se a uma quebra de 0,46% e 6,09%, respetivamente. Valores que espelham o cenário de desaceleração económica que se verifica nos cinco concelhos da sua área de intervenção da ilha de São Miguel, agravados não só com os níveis de...

Autor: Rita Teves

04 de Abril de 2013

Projeto do Ecoparque aprovado pelo POVT

O projeto do Ecoparque da Ilha de São Miguel foi candidatado ao Plano Operacional de Valorização do Território (POVT) com um valor de 95 milhões de euros e vai ser aprovado em breve, com uma comparticipação de 69 milhões de euros.

A Comissão Diretiva do POVT elaborou uma proposta de decisão positiva, cuja aprovação será anunciada dentro de pouco tempo, procedendo-se desde logo ao início dos reembolsos dos montantes já investidos pela Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.

Trata-se de uma grande notícia para a Ilha de São Miguel e para a Região Autónoma dos Açores...

Autor: Rita Teves

13 de Março de 2013

Balança alvo de trabalhos de manutenção

A balança do Ecoparque da Ilha de São Miguel encontra-se em trabalhos de manutenção e conservação nas próximas duas semanas.

Até lá, a pesagem dos veículos de descarga de resíduos será efectuada em equipamento móvel devidamente aferido.

A báscula em causa revela-se essencial no registo da entrada dos resíduos na Estação, encaminhados para Ecocentro, Centro de Triagem e ainda para Aterro Sanitário, daí a importância da manutenção periódica do equipamento.

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente agradece a atenção de todos aqueles que se deslocam à Estação para...

Autor: Rita Teves

07 de Fevereiro de 2013

Resíduos de plástico em discussão

É necessário desenvolver um modelo de crescimento baseado numa menor utilização de recursos. O apelo é do Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, Janez Potocnik, numa conferência em Wiesbaden, na Alemanha.

Potocnik que relembrou o “Livro Verde sobre resíduos de plástico” sublinhou que existe ainda uma grande percentagem de plástico que é usado para a recuperação de energia em vez de ser reciclado.

A discussão decorreu no âmbito da Municipal Waste Europe. Para mais informações, consultar:...

Autor: Rita Teves

12 de Novembro de 2012

Nova pesquisa sobre a aplicação de lamas de ETAR no solo

A aplicação de lamas de Estação de Tratamento de Águas Residuais pode ser positiva na melhoria das propriedades do solo.

Esta é a conclusão de nova pesquisa realizada em Espanha publicada agora pela Comissão Europeia sobre os efeitos a longo prazo da aplicação de lamas de ETAR no solo. Contudo, quando aplicada em sobredose ou frequência incorrecta, pode originar riscos para a saúde e para o ambiente, adverte porém a investigação.

De acordo com a nota divulgada pela EGSRA - Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos, o estudo recomenda por isso uma aplicação...

Autor: Rita Teves

10 de Novembro de 2012

Selada primeira célula do Aterro Sanitário de São Miguel

Está concluída a selagem da primeira célula do Aterro Sanitário da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Ilha de São Miguel.

No seguimento deste processo, está em curso a mitigação de gases de efeito de estufa por via da destruição do biogás produzido pelos resíduos da célula de confinamento técnico.

O Aterro Sanitário consiste na instalação para a deposição controlada de resíduos, devidamente impermeabilizado, impedindo a passagem de poluentes para o ambiente na sua envolvente. Ora, o Biogás é a mistura de gás metano e dióxido de carbono que se forma na camada de...

Autor: Rita Teves

09 de Novembro de 2012

AMISM lança "Sim, é no Amarelo"

A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel alia-se à Associação de Fabricantes de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos na campanha de sensibilização sob o mote “Sim, é no Amarelo”.

O objetivo assenta na informação e esclarecimento junto dos consumidores de que as embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) devem ser colocadas no contentor amarelo, promovendo desta forma o aumento destes resíduos para valorização, evitando ao mesmo tempo a contaminação dos materiais depositados no contentor azul.

As dúvidas acerca da sua separação no amarelo persistem...

Autor: Rita Teves

24 de Outubro de 2012

A Política dos 4 R’s

A política dos 4 R’s para além de assentar numa série de ações de proteção do meio ambiente, constitui-se como elemento essencial no que à prevenção diz respeito.

Reduzir a quantidade e/ou perigosidade dos resíduos, no local onde são gerados, antes de entrarem no circuito de recolha. Isso implica, como a própria palavra indica, reduzir a quantidade de resíduos que produzimos, tentando adquirir só o necessário. Repensar e reflectir o efectivo uso dos materiais que adquirimos no dia-a-dia.

Como reduzir:

- utilizando as...

Autor: Rita Teves

28 de Setembro de 2012

20 Mandamentos da Prevenção

20 Mandamentos da Prevenção

 

1.       Reduzir o consumo, adquirindo apenas os produtos necessários, evitando assim também o desperdício

2.       Separar os resíduos em casa e no trabalho

3.       Optar por embalagens familiares ou por aqueles produtos com pouca embalagem. Por exemplo, em vez de escolher uma caixa de cereais, opte por aqueles que são embalados somente em saco

4.       Escolher os produtos a peso ou avulso, em detrimento dos embalados. Produzem menos resíduos e são mais baratos

5.       Evitar os produtos...

Autor: Rita Teves

28 de Setembro de 2012

Eco Formação

Hoje o tecido empresarial da ilha de São Miguel investe cada vez mais na certificação de qualidade e na certificação ambiental, em reconhecimento da importância da adoção de boas práticas ambientais  na organização e nos seus serviços.

Como tal, a Musami corresponde às solicitações das empresas com Eco formação, ministrada conforme as necessidades específicas das suas áreas de atuação. Todos os colaboradores que frequentem esta formação têm direito a um certificado de participação.

Para agendar uma Eco formação da Musami preencha o formulário abaixo e um técnico entrará em...

Autor: Rita Teves

28 de Setembro de 2012

Sensibilização Ambiental

A sensibilização ambiental faz parte da nossa missão, cientes dos valores que deixamos junto das novas gerações que crescem num mundo em transformação, em que cada gesto deixa marcas na natureza. Promovemos por isso uma cidadania com preocupações ambientais em zelo pelos recursos naturais, reduzindo a nossa pegada ecológica.

A MUSAMI além de deslocar uma equipa técnica aos estabelecimentos de ensino para sessões de sensibilização junto de crianças, jovens e adultos, proporciona visitas de estudo guiadas ao Ecoparque da Ilha de São Miguel, o nosso ex-libris em matéria de Educação...

Autor: Rita Teves

28 de Setembro de 2012

Visitas ao Ecoparque da Ilha de São Miguel

Marque a visita à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Ilha de São Miguel, no formulário abaixo.

 Durante a visita, deverão ser cumpridas as seguintes regras básicas de segurança:

 1 – Use sempre o colete reflector

 No início da visita ser-lhe-á entregue um colete que deve permanecer vestido até ao final da mesma.

 2 – Recomenda-se o uso de sapatos fechados

 Deve evitar sapatos de salto ou abertos. Recomenda-se o uso de sapatos fechados, botas ou sapatos com protecção.

 3 – Esteja atento

 Deve estar atento a todos os movimentos dos...

Autor: Rita Teves

28 de Setembro de 2012